QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pesquisa Datafolha, Marina aperece a frente de Aécio em segundo e venceria Dilma no segundo turno

  Votos brancos, nuCom a entrada de Marina Silva (PSB) na disputa pela Presidência, a pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (18) mostra que ela tem 21% das intenções de voto. Assim, se for candidata, entra na disputa já em segundo lugar, empatada tecnicamente com Aécio Neves (PSDB), que tem 20% das intenções de voto. A canditada a reeileição pelo PT, Dilma Rousseff, manteve 36% das intenções de voto, 15 pontos percentuais a frente de Marina. 
Com a entrada de Marina Silva (PSB) na disputa pela Presidência, a pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (18) mostra que ela tem 21% das intenções de voto. Assim, se for candidata, entra na disputa já em segundo lugar, empatada tecnicamente com Aécio Neves (PSDB), que tem 20% das intenções de voto. A candidata a reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, manteve 36% das intenções de voto, 15 pontos percentuais a frente de Marina.

Na simulação de segundo turno, Marina, que deve ser oficializada candidata na próxima quarta-feira (20), fica à frente de Dilma com 47% das intenções de voto contra 43% da atual presidente. É também uma situação de empate técnico, mas nos limites da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Contra Aécio, Dilma venceria o segundo turno por 47% a 39%. Nesse caso, os oito pontos de diferença representam uma ampliação da vantagem petista.

O candidato pelo PSB Eduardo Campos, morreu na última quarta-feira, dia 13, em um acidente de avião no litoral de São Paulo. A morte repentina de Campos colocou Marina, sua vice na chapa, como nome natural a assumir a candidatura.

A hipótese de conclusão da eleição no primeiro turno é afastada porque Marina surgiu com quase o triplo da intenções de votos em Campos (8%), porém sem provocar alteração nas taxas dos rivais mais competitivos. Com Campos na disputa, Dilma também tinha 36% e Aécio tinha os mesmos 20%.
De acordo com a pesquisa, caso o PSB não lance Marina como candidata, Dilma venceria a eleição no primeiro turno com 41% (oito pontos a mais que a soma de seus rivais). No entanto, o percentual de eleitores sem candidato continuaria em 13 de brancos e nulos e 12% de indecisos.

Votos brancos, nulos e indecisos

Na comparação direta entre o cenário atual, com Marina, e o anterior, com Campos, a pesquisa Datafolha revela que caíram os percentuais de eleitores sem candidatos.
As intenções de voto nulo ou em branco eram de 13%. Com Marina na disputa, essa taxa recuou para 8%. Indecisos eram 14% e agora são 9%.
O levantamento Datafolha foi realizado entre 14 e 15 de agosto, com 2.843 eleitores em 176 municípios do País. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-00386/2014, tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

Nenhum comentário: