QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Hortas comunitárias projeto de Agricultura Urbana em Curitiba

A horta faz parte do projeto de Agricultura Urbana em Curitiba, da Secretaria Municipal de Abastecimento, apontado como modelo no País. Em toda a cidade, o programa mobiliza 9.719 pessoas, de 97 localidades, que cultivam 1.225 hortas em 95,8 hectares.

O programa de Agricultura Urbana tem regras bem definidas e tem o objetivo de oferecer atividade às famílias interessadas e garantir alimentação saudável com aproveitamento de vazios urbanos. Indiretamente, a utilização de espaços ociosos evita a criação de áreas tomadas por mato e lixo urbano.

Uma vez por mês são entregues às famílias kits de insumos, compostos por sementes, mudas e adubos. Habitualmente há entre 12 e 15 espécies de hortaliças para garantir variedade no consumo alimentar e evitar o cultivo de uma só espécie. “Nosso objetivo é a segurança alimentar e não a comercialização. A destinação da produção é responsabilidade de cada família. Trabalhamos a diversificação para que não sejam criadas monoculturas.”, conta Pereira. A prefeitura de Curitiba também garante os serviços de preparo de solo com implementos agrícolas e a reforma dos canteiros a cada um ou dois anos, conforme a necessidade.

O apoio técnico é realizado pela equipe formada por três engenheiros agrônomos, um técnico agrícola e seis estagiários de Agronomia. Cada técnico é responsável por um grupo e uma vez por mês realizam as visitas técnicas para orientar os integrantes do projeto. “Tudo é orgânico. Não há utilização de produtos químicos para combater pragas. Ensinamos a utilizar o manejo, calda de fumo, água com sabão, catação manual, depende do que é preciso tratar. Utilizamos princípios da agroecologia e da agricultura convencional, porque é necessário manter os locais limpos”, conta Pereira.

Fonte:Prefeitura de Curitiba 

Nenhum comentário: