QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Reator desarma e geração de energia é interrompida na usina Angra 1

O reator da usina nuclear Angra 1, foi automaticamente desligado na tarde de segunda-feira (19). A ação emergencial interrompeu a produção de energia na usina e a desconectou do Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com nota enviada pela assessoria de comunicação da Eletrobras Eletronuclear, o desarme do reator foi uma medida de segurança entre o conjunto de equipamentos que o protege, depois de uma forte queda na frequência do SIN.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a oscilação foi provocada por restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, frente a uma grande demanda em horário de pico.

O ONS também disse que adotou "medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema".

Ainda segundo a nota da Eletrobras Eletronuclear, o desligamento não ofereceu risco aos trabalhadores, à população e ao meio ambiente. Até a publicação desta reportagem, técnicos trabalhavam para restabelecer o sincronismo da unidade ao SIN. A previsão é que o trabalho seja concluído nesta terça-feira (20).

A queda na frequência no SIN também causou o desligamento de outras geradoras, como Volta Grande, Amador, Aguiar II, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas II, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); Governador Ney Braga (Sul).

O SIN é um sistema de coordenação e controle formado por empresas de geração de energia das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte. Apenas 1,7% da energia usada pelo país encontra-se fora do SIN, em pequenos sistemas isolados localizados, principalmente, na região amazônica, segundo o site da ONS.

Fonte - G1

Nenhum comentário: