QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Já estão nas ruas as moedas comemorativas Rio 2016. Veja como comprar.



1 Real
Atletismo

É um dos esportes em que o Brasil mais ganhou medalhas Olímpicas. Além disso, é o que melhor retrata o lema dos Jogos: Citius, Altius, Fortius (do latim, o mais rápido, o mais alto, o mais forte).

Está presente desde as primeiras edições da Antiguidade, em 776 a.C, ano em que Corebus de Elis se tornou o primeiro campeão Olímpico ao vencer a Stadium, uma prova de corrida de 192m.

1 Real
Natação
Está presente desde a primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em Atenas. Na época, o esporte era disputado em águas abertas. As piscinas só começaram a ser utilizadas no ano de 1908, quando as regras foram oficializadas.

A primeira delegação brasileira a participar dos Jogos Olímpicos, em 1920, já contava com nadadores. Por ser um dos esportes que mais fez o Brasil subir ao pódio, virou também uma de nossas moedas comemorativas.

1 Real
Paratriatlo

O Paratriatlo é uma das novidades dos Jogos Paralímpicos de 2016, portanto merece a nossa homenagem. Já está experimentando o mesmo sucesso que o Triatlo, estreante nos Jogos de Sydney em 2000.
O esporte vem ganhando praticantes em todo o mundo desde o início da realização do seu primeiro Mundial, em agosto de 1989, na França.

1 Real
Golfe

O golfe era disputado desde o século XV, mas se despediu do programa Olímpico nos Jogos de 1904. Apenas Estados Unidos e Canadá participaram dessa edição que aconteceu na cidade americana de Saint Louis, Missouri.
Mais de 100 anos depois, o esporte volta aos Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro. Para celebrar este grande retorno, o golfe foi escolhido para ser uma das nossas moedas comemorativas.

Moedas de Prata

5 Reais

Arcos da Lapa

Arcos da Lapa é uma das quatro moedas que fazem parte da Série Arquitetura.
A inspiração veio de um dos monumentos mais simbólicos do Rio de Janeiro. Reconhecidos tanto pela sua importância histórica e turística, os arcos não podiam ficar sem a nossa homenagem.



Toninha
A toninha é uma pequena espécie de golfinho encontrada no Brasil, do Espírito Santo até a região sul. É dócil, simpática e, embora não tenha o costume de saltar, encanta a todos quando aparece na superfície para respirar.

Além disso, agora a toninha é também uma das quatro moedas da Série Fauna.

Bromélias

Esta é uma das quatro moedas que fazem parte da Série Flora.
Encontrada em todo o Brasil, principalmente na Mata Atlântica, a bromélia é uma planta muito característica. Tem folhas longas, finas e dispostas em diversas camadas circulares.
São conhecidas também pela sua grande capacidade de acumular água.
Bossa Nova

Nascida no Rio de Janeiro com influências de jazz e samba, a bossa nova conquista todos por onde passa desde os anos 50.
Nossa homenagem a esse estilo musical tão brasileiro foi feita através de uma moeda de prata, parte da Série Música, que tem a imagem de um banquinho e um violão, símbolos clássicos da bossa nova.




Moedas de Ouro
10 Reais
Corrida 100m rasos

Numa corrida, somente os mais rápidos entre os mais rápidos se destacam. Portanto, é um esporte que faz referência direta ao clássico lema Olímpico: Citius, Altius, Fortius (do latim, “O mais rápido, o mais alto, o mais forte”).
Por ser uma moeda de ouro, é a que mais atrai o interesse dos colecionadores.




A história das Moedas Comemorativas

As moedas comemorativas surgiram com um objetivo simples: trazer o público em geral para mais perto dos Jogos. Assim, mesmo quem não pudesse assistir à competição poderia ao menos ter um souvenir do evento.

Apesar da primeira moeda datar aproximadamente de 480 a.C, os Jogos modernos só apresentaram sua edição comemorativa em 1951.

Moeda Comemorativa dos  Jogos Olímpicos de Londres 2012


Moeda Comemorativa dos  Jogos Olímpicos de Pequim 2008


Moeda Comemorativa dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004


Moeda Comemorativa dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000


Moeda Comemorativa dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996


Moeda Comemorativa dos Jogos Paralímpicos de Atlanta 1996


Moeda Comemorativa dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992


Moeda Comemorativa dos Jogos Paralímpicos de Barcelona 1992


Moeda Comemorativa dos Jogos Olímpicos de Seoul 1988


Moeda Comemorativa dos  Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984

Moeda Comemorativa dos Jogos Olímpicos de Moscou 1980


Moeda Comemorativa dos Jogos Olímpicos de Montreal 1976

Moeda Comemorativa dos Jogos Olímpicos de Munique 1972


Moeda Comemorativa dos Jogos Olímpicos do México 1968

Moeda Comemorativa dos Jogos Olímpicos de Tokyo 1964

Moeda Comemorativa dos Jogos Olímpicos de Helsinki 1951.