QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Este sábado (2) é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia de Conscientização do Autismo alerta pais para diagnóstico precoce  Autismo afeta a capacidade de se comunicar e se relacionar socialmente. Se manifesta antes dos três anos e é mais frequente em meninos.
Este sábado (2) é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Um diagnóstico precoce pode ser o melhor caminho para tratar essa doença silenciosa que atinge milhões de pessoas. São crianças como qualquer outra e também como outras crianças, elas têm características próprias.

O autismo afeta a capacidade da pessoa se comunicar e de se relacionar socialmente. Costuma se manifestar antes dos três anos e é mais frequente em meninos do que em meninas. O autismo é mais comum do que se imagina. O número mais aceito no mundo vem do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, instituição ligada ao governo dos Estados Unidos. Existe uma criança com autismo para cada grupo de 110.

No Brasil, a única estatística feita até hoje, na cidade de Atibaia, no interior paulista, registrou em fevereiro de 2011 uma criança com autismo para cada 333. No mundo, a Organização das Nações Unidas estima que existam 70 milhões de autistas.

De acordo com a neurologista Adélia Souza, o diagnóstico precoce ainda é raro.

“A gente pede que as mães, naquele binômio mãe e filho da amamentação, se o seu filho olha no olho. Se ele conseguir olhar no olho, veja se ele acompanha com o olhar. A medida que ele for crescendo, se ele reconhece os familiares”, explica a neurologista.

Um casal tem dois filhos com autismo e descobriu uma forma de lidar com a situação. “Você tem um momento de luto, de tristeza e tem o momento da luta”, lembra a relações-públicas Alciene Carneiro.

“Nos não temos vergonha, convivemos com nossos filhos, levamos para todos os lugares, porque esconder seria uma forma de fazer com que eles não melhorem, que eles não evoluam, ou cresçam no seu dia-a-dia”, explica o administrador Marcelo Gil.

-A imagem da matéria, é do garoto NICOLAS ALVES, filho de Josué & Alverina. 
Ele é AUTISTA,tem 8 anos, mora em Angra dos Reis/RJ.

quinta-feira, 31 de março de 2011

DENGUE! RISCO IMINENTE DE EPIDEMIA.

o vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
A DENGUE é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus.

Tipos da doença e sintomas
A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.

Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.

Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.

CURIOSIDADE
Você sabia que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos.
Fonte: http://www.prdu.rei.unicamp.br -Unicamp