QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Óleo vaza de navio no mar de Angra dos Reis, é o segundo acidente em menos de 20 dias

Um vazamento de óleo foi registrado na noite de quinta-feira (2), no mar de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), aproximadamente 40 litros vazaram durante uma operação de limpeza do navio Elka Leblon, com bandeira da Libéria. Uma barreira de contenção foi feita para evitar que a mancha se espalhe pela Baía da Ilha Grande.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Aspectos da Mata dos Cocais

A Mata dos Cocais é um interespaço transicional brasileiro, que fica entre a floresta amazônica e a caatinga ocupa os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e o norte do Tocantins. Tem esse nome pela alta quantia de cocais, principalmente o babaçu e a carnaúba.

Localização

A mata dos Cocais está situada entre uma zona de transição dos biomas da Amazônia e da caatinga nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.
A ditadura militar no Brasil (1964-1984) estimulou a instalação econômica de manufaturas como a química,metalúrgica, siderúrgica, mineração, madeira, entre outros. Além do turismo com construções históricas como o mercado Ver-o-Peso.
O desenvolvimento de Unidades Federais começaram a serem instaladas a partir de 2001, como as reservas biológicas de Tapirapé e Gurupi e a floresta nacional de Carajás, que atualmente é conservada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Relevo

Esta zona tem muitas formas de relevo, como a planície, as depressões, o planalto, a estrutura rochosa formada por rochas cristalinas (formada por cristais) e sedimentares.

A formação do solo é laterítica "formada com óxidos de ferro e alumínio", além das estruturas neossólicas "solos mal-formados" e argilosos. O solo deste bioma é rico em minérios como ferro, níquel, ouro, bauxita, diamante, alumínio, além da argila caulim.

A condição do solo para as atividades agrícolas são regulares, porém em algumas áreas do Pará e Tocantins há um boa reserva de nutrientes para a agricultura e nas áreas do Maranhão e Piauí, e solos com excesso de alumínio e uma alta salinidade nos mangues (é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais).
Vegetação e flora
A vegetação da Mata dos Cocais é composta de florestas tropicais e amazoneses secundários, ou, florestas "reconstituídas pós-desmatamento". São muitas características destes biomas como:
babaçu
carnaúba
oiticica
buriti
  • A maioria das árvores são babaçu, carnaúba, oiticica e buriti,
  • A biodiversidade de espécies de palmeiras, como o açaí;
  • As folhas das palmeiras são grandes e finas;
  • Nas menores altitudes, são ricas em espécies nativas de arbustos.
Clima

Esse ecossistema tem diferenças de clima, via estar a três tipos de climas: Equatorial úmido, Tropical semi-úmido e Tropical semi-árido.
Equatorial úmido: Como clima deste bioma é o mais quente e chuvoso. A grande pluviosidade é o grande contato entre as correntes do Brasil, a proximidade da linha do Equador e a umidade pela potências dos aquíferos da bacia do rio Araguaia e do Rio Tocantins, além dos ventos alísios do Centro de Alta Pressão da Antártica. A temperatura é de 20 a 40 graus e a pluviosidade acima de 2000 milímetros;
Tropical semi-úmido:Com mais de 65% do clima deste bioma tem influência ao Equatorial úmido, porém é um clima quente pelas correntes brasileiras e tem um menor precipitação, com uma pluviosidade entre 1000 a 2000 milímetros e uma temperatura de 23 a 36 graus;
Tropical semi-árido:Com 15% da ocupação do bioma é o clima mais seco, com precipitação entre 500 a 1000 milímetros e com uma temperatura de 25 a 40 graus.

Hidrografia
A gutierres da Mata dos Cocais vem os rios Tocantins e Araguaia, no Cerrado até a Mata dos Cocais, além do acumulo dos aquíferos Tocantins-Araguaia.

Fauna e flora

A fauna é muito diversificada, tendo, porém, poucos mamíferos de grande porte. Ao nível do solo há poucos animais, vivendo a maioria nas copas das árvores: aves, macacos, insetos, etc. Nas água dos rios podem ser encontrados o boto, a ariranha e o tamanduá-bandeira. A sua fisionomia segundo estudo vieram a partir das manipulações dos seres-humanos. Observa-se que no Maranhão prevalecia uma floresta pré-amazônia. No Piauí, além da pré-amazônia, no local tínhamos também os cerrados.

A flora da Mata dos Cocais está sendo recuperada naturalmente. Na época de exploração na ditadura militar no Brasil facilitaram a exploração degratória da região dos estados do Pará e Tocantins, além dos recursos da Caatinga.

Economia

A economia dos Estados que ficam neste bioma estão a indústria de mineração, química e a produção alimentícia.
Mineração: A região que situa o bioma tem um grande potencial a extração de ouro, diamantes, níquel, xisto betuminoso, bauxita e alumínio. Fica na área do Grande Carajás. A extração é elaborada pela Vale. Pelo consumo atual estas minas durarão 160 anos.
Química: No início dos processos de mineração da área, veio a procura de mão-de-obra e matéria-prima barata, veio a instalação de manufaturas químicas. As maiores indústrias são de bauxita e caulim.
Alimentos: Pela grande produtividade das áreas do Pará e Tocantins, a produção de materiais de óleos vegetais, pecuária e palmeiras é mais elevada do Norte, para a alimentação regional.

Como "mascote" tem o lobo guará, que está em extinção, nos rios temos ariranhas, e acarás-bandeiras. Aves diversas, como o gavião rei, são abundantes na mata dos cocais. Tendo também coelhos silvestres com muita procura para degustação.

Problemas e Impactos Ambientais

O bioma é naturalmente fragilizado, e a procura de solos férteis, extração de minérios e de madeira, além da instalações industriais, estão poluindo o aquífero Tocantins-Araguaia, terras férteis, e o desmatamento provocam o acumulo de gás carbônico, metano e dejetos domésticos, aquecem e enfraquece os animais que convivem.

No futuro, a maior parte deste bioma estará savanizada ou desertificada.

Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável é o sistema de desenvolvimento econômico onde não agrida a natureza. O projeto de desenvolvimento sustentável ocorre desde 2001, pelo projeto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Os recursos mais usados são o babaçu, a oiticica e a carnaúba.
Produtos feitos a partir de palmeiras da Mata dos Cocais:
Babaçu: Biocombustível, óleo, ração, palmito
Buriti: Doces, óleo, produtos de beleza, artesanato
Carnaúba: Laxante, cera, componentes eletrônicos, produtos alimentícios, madeira, adubação
Oiticica: Biocombustível, produtos de beleza e higiene

Referências