É vergonhoso e desumano,a maneira que a Eletronuclear está tratando esta comunidade.
e publiquei aqui os anseios destas pessoas em relação a este pequeno espaço (único) do bairro onde as crianças faz um lazer de forma precária,pois não tem nada construído para lazer na localidade,o que existe são alguns bancos de madeira improvisados e um balanço amarrado em uma árvore nativa,onde as crianças se distraem nos momentos ociosos,enquanto outros empinam pipas na parte mais alta do terreno.
Existe uma criança com necessidades especiais que brinca com seus irmãos na área limpa perto da calçada.
A mãe disse com olhos marejados, "o que será da filha que não tem lugar nenhum para distrair?
Não tive resposta diante desta pergunta tão elementar.
Segundo o presidente da associação,em entrevista ao Jornalista Robson Moraes do Comunidade em Ação,
ele mandou um ofício à Eletronuclear,sugerindo o afastamento da cerca um pouco e fazer um portão para as pessoas terem acesso.
Ora pois, que me desculpe meu amigo presidente, acho isto muito pouco, precisamos intervir de forma mais acometida.
Será que esta comunidade será tolhida de seus direitos? Precisamos unir forças em prol do bem estar deste povo.
É claro que o afastamento desta cerca e portão de acesso, não irá beneficiar ninguém.
Neste local precisa ser construído um centro de entretenimento, e um ponto de reuniões.
Veja o quanto esta comunidade é carente de atendimentos básicos, como por exemplo: Um posto de Saúde Familiar, Uma quadra de esporte,uma pracinha,Um ponto de ônibus etc.. Onde será que o Poder Público vai fazer estas instalações que são elementares para a sociedade ter um mínimo de dignidade? Conheço seu trabalho, sei que sua luta e suas intenções são boas,só que está faltando idéias e ideais.
Quanto a Eletronuclear, observa o que está escrito no Código de Ética da Empresa.
Veja se este Código condiz com a realidade,ou Ela está sendo contraditória.
É bom salientar,para que não haja dúvida: O artigo 5.2. é bem claro: "Em conformidade com as diretrizes de sustentabilidade e engajamento, praticar doações, patrocínios e outras formas de apoio ao desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das comunidades".
Portanto,não é motivo de alguns grupinhos pseudos-líderes seja ONGS,Igrejas,Associações etc, se vangloriarem por algumas espórtulas oriunda desta Estatal,como se fosse uma conquista dos asseclas.
Tenho convicções,que não é isso que o povo precisa,e nem tampouco é o que a Eletronuclear gostaria.Na verdade, o que está faltando são pessoas com vontade e competência para indicar o que a comunidade realmente necessita. O Frade não precisa de esmolas,não precisamos pedir,mas sim exigirmos respeito! E o objetivo é este:
Dê a comunidade o que é por direito.
Anexo 7 - Códigos de Ética
Código de Ética da Eletronuclear
Fazemos parte de uma comunidade cujo objetivo final é o bem-estar público.
Não praticamos discriminação em função de ideologia, religião, origem, sexo, raça, cor, classe social, idade e deficiência física.
Somos solidariamente responsáveis pelo nosso desenvolvimento profissional.
Mantemos o sigilo em relação a informações de caráter reservado.
Não mantemos relações comerciais particulares com clientes, fornecedores, parceiros ou concorrentes, que possam, de alguma forma, resultar em vantagens ou benefícios para nós mesmos.
Defendemos os interesses da organização e nos pronunciamos em seu nome, quando devidamente autorizados, prestando informações claras e atualizadas.
Não usamos os recursos da empresa em benefício particular, nem fazemos uso da nossa posição profissional em proveito pessoal.
Não transigimos em questões de honestidade, de proteção ao meio ambiente, da segurança das pessoas e das instalações.
Não participamos de atividades ou de organizações cujos objetivos sejam conflitantes com os nossos princípios.
Acreditamos que a melhor solução para o conflito é a negociação no mais elevado nivel de civilidade.
5 Relação com a Comunidade
5.1. Estar consciente da responsabilidade social da Empresa e de seu papel para com as comunidades onde atua e mantem canais permanentes de comunicação e negociação.
5.2. Em conformidade com as diretrizes de sustentabilidade e engajamento, praticar doações, patrocínios e outras formas de apoio ao desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das comunidades.
5.3. Atuar nas ações voltadas para a cidadania e desenvolvimento social das comunidades apoiadas pela Eletronuclear.
5.4. Atuar sempre que a Eletronuclear promover campanhas informativas, lembrando as comunidades que devem ser adotados procedimentos de segurança nas proximidades das usinas, a fim de auxiliar as populações a permanecerem isentas de qualquer risco.
LEIA O CÓDIGO NA ÍNTEGRA