QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Falta de chuva pode comprometer abastecimento de água em Angra, RJ

Os reservatórios de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, estão 80% mais baixos. Em todo o município, são 63 pontos de captação. A barragem que abastece a região da Jacuecanga, por exemplo, tem capacidade de 3,6 milhões de litros, mas está quase seca. Com isso, o abastecimento de água fica prejudicado.
O principal motivo é o tempo, já que este verão tem sido o menos chuvoso dos últimos 15 anos. De acordo com a Defesa Civil, em janeiro foram pouco mais de 102 mm de chuva. Apenas em 2001, foi registrado um índice menor que esse: 93,5 mm. No ano passado, foi o contrário, com quase 1 mil milímetros. "Fevereiro será um mês muito seco. Os institutos de meteorologia já nos avisaram que será um mês sem chuva. Esperamos chuva para o mês de março. O ideal é o racionamento de água, porque poderá faltar água em alguns pontos por falta da chuva", avisou o coordenador da Defesa Civil, Marco Oliveira.

Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), falta água durante o dia em algumas áreas. O abastecimento está sendo feito por manobras. "Nós temos uma tubulação que nós colocamos como "bypass". Ao invés dessa água ir direto para a nossa barragem, a gente manda ela direto para o reservatório onde ela sofre o processo de cloração e é enviada para os moradores. Nós estamos com um pessoal que fica por aqui até por volta de 22h, 23h, fazendo esse monitoramento, e essa é a hora que a gente abre os registros para mandar água para a população", explicou o coordenador regional do Saae, José Luiz Costa Vieira.

O Saae também vai orientar a população para ter reservatórios em casa. "É importante porque a água pode chegar em um momento que você não está esperando. Então, se a água entrar de madrugada você vai receber essa água e, quando acordar de manhã, vai ter a reserva de um ou dois dias de água", aconselhou o presidente do Saae, Mário da Costa Lima.

Fonte: G1 Sul do Rio e Costa Verde

Paraty inicia campanha de conscientização com o tema "Não Jogue Óleo no Mar


Prefeitura de Paraty
Não Jogue Óleo no Mar

Informando o alto poder de poluição do óleo jogado no mar e as vantagens de reaproveitar o óleo usado para produção de biodiesel e sabão, no último sábado (25) representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Paraty (Seduma), Reserva Ecológica da Juatinga (INEA), Coopbrilho, Jornal Folha do Litoral e Agenda 21 de Paraty implantaram um ponto de coleta do óleo no cais de turismo de Paraty e promoveram uma ação educativa com donos e funcionários de escunas e demais barcos de turismo. Outro detalhe importante é que, graças à campanha "Não jogue seu óleo pelo ralo", realização de diversos parceiros da Agenda 21 na Costa Verde, os municípios de Angra dos Reis e Paraty atingiram os maiores índices (OV) de coleta por habitante. Um decreto da Secretaria de Estado do Ambiente, assinado em janeiro de 2014, incluiu a coleta de óleo vegetal usado nas bases de cálculo para o repasse do chamado ICMS Verde. Em termos concretos, o valor do ICMS Verde repassado a Paraty deverá ser ampliado em aproximadamente 3%, visto o sucesso da campanha em nosso município.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Moradores de Angra promovem campanha pela redução dos preços da energia

Um grande movimento contra o preço abusivo da emergia cobrado pela empresa ampla, está mobilizando toda a população do município de Angra e cidades vizinhas, a campanha idealizada pela moradora do bairro Japuiba a líder comunitário, Lívia Oliveira, deu inicio nas redes sociais com aceitação imediata dos internautas gerou vários compartilhamentos e comentários.

LÍVIA OLIVEIRA ANUNCIA AS LOCALIDADES E A DATA ONDE HAVERÁ COLHEITA DE ASSINATURAS.

AMIGOS SEGUE A LISTA DOS BAIRROS ONDE ESTAREMOS RECOLHENDO AS ASSINATURAS PARA ENCAMINHAR AS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS QUE IRÃO NOS AJUDAR NA QUESTÃO DA REDUÇÃO DA TARIFA DE CONTA DE LUZ AMPLA, NEM QUE PARA ISTO EU TENHA QUER IR A BRASILIA, FALAR COM A PRESIDENTA DO BRASIL !!!

* PARQUE MAMBUCABA DIA : 01 / 02
* FRADE : 04 /02
* SANTA RITA : 05 / 02
* SERRA D'ÁGUA : 07/02
* BELÉM : 08/02
* JAPUIBA PORTEIRA : 10/02
* NOVA ANGRA : 11/02
* AREAL : 13/02
* CAMPO BELO : 14/02
* SAPINHATUBA I e II : 15/02
* CAMORIM PEQUENO: 17/02
* CAMORIM GRANDE:18/02
* PRAIA DO MACHADO: 16/02
* JACUECANGA : 19/02 e 20/02
* MONSUABA 21/02
* PONTA LESTE : 22/02
* PORTO GALO: 24/02
* GARATUCAIA : 25/02
* ABRAÃO : 26/02/ e 27/02
OBS: Estaremos na praça do papão recolhendo as assinaturas do centro


Relação amorosa com um autista é viável? Veja opiniões e dê a sua

O casamento de uma autista é errado?

Por Carol Patrocínio
Vou começar esse texto dizendo o óbvio: não sou especialista em autismo. Dito isso, explico que li muito sobre a síndrome e busquei entender como funciona a mente de uma pessoa autista. Há níveis de autismo, cada um reage de uma maneira aos estímulos externos e se desenvolve de forma diferente.
Na novela Amor à Vida, que se tornou um poço de absurdos, a personagem Linda, que é autista, se casou com um rapaz. Ele pediu sua mão aos pais, eles liberaram. Ele perguntou se ela queria casar com ele e teve de explicar o que era casamento. A explicação foi que era viver junto, como os pais dela, os exemplos que a garota tem. Ela disse sim. Quem não diria sim frente a essa promessa?
Mas o que isso diz sobre Linda? Nada. Qualquer criança quer ter o que vê nos pais. Os pais são perfeitos, os exemplos do que deve ser feito na idade adulta. Heróis. Crianças querem seguir os passos dos pais, ser como eles. Por quê? Porque são crianças felizes, que se sentem protegidas naquele ambiente e querem reproduzir o modelo. Simples.
Porém Linda não é mais criança, biologicamente. Linda é uma adulta incrivelmente bonita e sexy. Ainda assim não toma muitas decisões sozinha, se fecha para estímulos e não leva uma vida simples. Lidar com síndromes como o autismo não é fácil.
E o que isso diz sobre um homem que quer casar com uma mulher incapaz de tomar decisões? Muito! Ele diz que está apaixonado, claro, que a ama. Mas como é possível amar de maneira romântica uma pessoa que sequer é adulta? É como homens que casam com meninas de 13 anos. É abuso de menores. É errado.
Muitos homens sonham com mulheres submissas, que não tomam decisões sozinhas e que precisam deles para tudo. Muitos homens criam esse tipo de dependência em suas mulheres. Muitas mulheres são tão inseguras que acreditam que realmente não podem viver sem eles. Nesse ponto elas são chamadas de loucas, mas ninguém fala sobre o quão cruel é o que foi feito pelo homem.
Uma garota de 13 anos pode ser tão linda e sexy quanto a personagem Linda. E talvez seja até mais madura, psicologicamente, do que ela. Mas ainda assim é uma criança. Por mais que muita gente diga que as meninas de 13 anos sabem o que fazem, elas não sabem. Elas seguem o que veem todo mundo fazendo, espelham-se nos adultos que têm como exemplo. Assim como Linda, as meninas de 13 anos querem alcançar o exemplo de sucesso que têm por perto, seja ele qual for.
A novela mostrar o casamento de uma garota sem maturidade e um rapaz com funções mentais completamente normais – no padrão psiquiátrico da coisa – é um desserviço imenso. Ela abre precedentes, mostra que pessoas incapazes não são tão incapazes assim e as tornam vítima fácil para predadores sexuais.
O mundo não é tão horrível? Mas ele é tão maravilhoso? Esse cara, no mundo real, levaria Linda para sair com os amigos? Eles fariam viagens? Teriam filhos? Cuidariam juntos da casa? Ou vão morar para sempre na casa dos pais dela e ele teria roupa lavada e comida na mesa sempre? E teria tempo para seguir sua vida social? Como seria isso na vida real? E a vida sexual, como seria resolvida? Linda, como personagem mesmo, teria condições de decidir se quer ou não fazer sexo? Ou ela apenas faria porque isso deixaria o marido feliz? Ninguém pensou em quão abusivo isso poderia ser?
Há diferentes níveis de autismo. Há autistas que têm vidas totalmente iguais à sua e à minha, porém há outros, como Linda, que são diferentes e devem ter suas diferenças respeitadas. Nem todo mundo precisa ter uma vida romântica, nem todo mundo precisa casar e ter filhos para ser feliz. Nem todo mundo precisa seguir as regras impostas por uma sociedade que não pensa no indivíduo.
A Linda é uma metáfora, além de tudo, para milhares de meninas que ainda não estão maduras para decidir seu futuro e têm situações praticamente impostas em suas vidas. Elas poderiam dizer não? Claro! Mas não têm maturidade suficiente para isso.
No mundo real, o que menos precisamos é de desculpas para que mulheres tenham sua vida decidida por outras pessoas, seus corpos abusados sem que tenham condições de fazer uma escolha consciente e que tudo isso ainda seja naturalizado pela mídia. E o que autistas menos precisam é ter suas questões tratadas de forma tão leviana em uma novela de grande audiência.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Caranguejo dos coqueiros, o maior artrópode do mundo


O caranguejo dos coqueiros é o maior artrópode no mundo. Ele pode ser encontrado em várias ilhas no Oceano Índico, e em algumas ilhas a leste do Oceano Pacífico.
A sua dieta consiste principalmente em frutos carnosos, nozes e sementes, folhas, cascas de ovo de tartarugas e do miolo de árvores mortas.

Segundo algumas informações espalhadas pela internet, o caranguejo dos coqueiros pode chegar a ter um metro comprimento e a pesar uns estrondosos 17kg.

O caranguejo coco é uma particularidade em meio a diversidade das ilhas do Pacífico e Índico, apesar de suas populações serem extremamente ameaçadas em alguns locais por conta da ação humana. A espécie cresce de forma bastante lenta, demorando até 120 anos para atingir o tamanho máximo

Como um artrópode, o caranguejo coco usa seu esqueleto do lado de fora e deve desgarrasse dele à medida que cresce, por isso, uma vez por ano, ele engatinha para uma toca de segurança e realiza a muda. Nesse momento, fica altamente vulnerável, uma vez que sai de uma casca rígida, e demora certo tempo para acontecer o desenvolvimento de novas ‘armaduras’. Essa espécie não absorve cálcio e outros nutrientes com muita facilidade e, para isso, precisa de tempo, porém, muitas vezes, ainda com o casco delicado, são perturbados por agentes externos.
Em um ambiente de água em que você precisa do apoio da água para se mover, com uma casca, fica muito mais pesado e difícil. Mas em terra, a gravidade desempenha um papel enorme para você se mover e os caranguejos de coco estão provavelmente nos limites do que é dado como gravidade sustentável, como o peso da casca e os recursos disponíveis para eles em termos de comida e água. E alimentar esse crescimento incrível não é tarefa fácil, por isso, o caranguejo coco come qualquer coisa que suas presas podem agarrar. Ele vai atrás de frutas, vegetação e carniça: aves mortas e outros caranguejos de coco, inclusive jovens felinos e aves.
O caranguejo coco encontra comida com o seu sentido extremamente bem desenvolvido do olfato. Como um inseto, ele usa um sistema de antenas extremamente aguçado, dedicando inteligência considerável para isso.
Apesar de ser o maior artrópode terrestre do mundo, caranguejos coco começam suas vidas no mar. Após o acasalamento em terra firme, a mãe libera seus ovos fertilizados no oceano, onde se transformam em larvas com cerca de um mês. Elas, então, são introduzidas no que é conhecido como a fase “glaucothoe” e encontram uma concha de caracol para ocupar. Neste ponto, o caranguejo coco é, em essência, muito parecido com o caranguejo eremita que você compra na loja de animais. Entretanto, depois que o caranguejo coco alcança a terra, ele nunca mais retorna ao mar, exceto para liberar seus ovos. Eles provavelmente se afogariam se ficassem em um lugar totalmente submerso.
Apesar de seu tamanho bizarro, suas tenazes maciças e sua armadura formidável, o caranguejo coco encontra-se cada vez mais em perigo. Há milhões de anos, eles viviam em ilhas sem grandes mamíferos predadores, permitindo-lhes atingir proporções incríveis. Porém, isso está mudando com a invasão humana, que tem bagunçado suas cadeias alimentares.

Desabafo de uma moradora de Angra dos Reis decepcionada com o governo de Conceição Rabha


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Secretário de governo explica motivo da exoneração do Zuza

EXPLICAÇÃO DO SECRETARIO DE GOVERNO SOBRE A EXONERAÇÃO DO ZUZA DA REGIONAL ADMINISTRATIVA DO FRADE NÃO FOI CONVINCENTE.
Na reunião com secretario Robson pra discutir a polemica gerada pela exoneração do zuza, houve muito tumulto, criaram uma redoma de pessoas ligadas ao vereador santo antônio no intuito de blindar o secretario e intimidar os moradores fazer seus questionamentos.
Quando um morador pergunta porque tiraram o Zuza da Regional, o secretario foi sucinto e taxativo, não é o Zuza que escolhe onde vai trabalhar, ele é funcionário da prefeitura e eles que decidem onde quer que ele vá trabalhar.
Quando um morador pergunta ao secretario quem é que manda na prefeitura se é a prefeita ou é o vereador, aparece uma mulher (provavelmente) eleitora do carlinhos santo antônio, para desviar o foco disse que a reunião era pra tratar do assunto saúde.
Assim encerrou mais uma REPONE com o governo.

ASSISTA AO VÍDEO E VEJA QUEM É CONTRA A EXONERAÇÃO DO ZUZA.

SECRETARIO DE GOVERNO EXPLICA O MOTIVO DA EXONERAÇÃO DO ZUZA


https://www.youtube.com/watch?v=xjodEwRqRY0