QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 2 de janeiro de 2016

Defesa Civil alerta moradores do Frade para que não fiquem nas áreas de risco



A Defesa Civil de Angra dos Reis informa que a sirene para risco de deslizamento do Frade acaba de ser acionada. Choveu mais de 100mm em 24h e esse é o índice para o acionamento das sirenes. Nesse bairro existem áreas com risco de deslizamento e por isso equipes da Defesa Civil passaram a noite vistoriando e orientando os moradores. Outros bairros inspiram cuidados e a instituição segue monitorando, já que existe possibilidade de mais chuva para a noite desse sábado, dia 2. No bairro do Frade houve um pequeno deslizamento numa região já interditada pela Defesa Civil. O ponto de apoio dos moradores do Frade é a Escola José Luiz Reseck. Em caso de dúvidas, a instituição atende pelo telefone 199.
 

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Prefeitura ‘contrata’ carneiros para roçar as ruas e combater dengue

Os 7.275 habitantes de Irapuã estão se acostumando com a presença de carneiros e ovelhas soltos nas ruas da cidade. Longe de representar um descuido de algum criador, a ‘carneirada’ tem uma missão oficial: acabar com o mato que, nesta época do ano, viceja e ganha altura em canteiros centrais, praças e terrenos baldios.

A ideia foi do prefeito Osvaldo Alfredo Pinto (PMDB), mais conhecido como padre Osvaldo. Premido pela necessidade de cortar o mato para reduzir a proliferação de insetos, inclusive o temível mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, e sem dinheiro em caixa para contratar maquinário e pessoal, ele decidiu apelar para os carneiros.
Pelas contas do prefeito, um carneiro faminto faz o trabalho de três homens na erradicação do mato. Ele conseguiu a cessão dos animais. Assim, praças, ruas e terrenos públicos vão sendo roçados quase sem custo, no máximo alguns baldes de água fresca e, eventualmente, um complemento mineral.
Por ora, onze carneiros e ovelhas estão dando conta do trabalho. O único inconveniente é que, ao mesmo tempo em que rapam o capim, os ovinos deixam excrementos pelas ruas da cidade.
O uso de carneiros para manter o mato baixo em quintais e terrenos fora de uso é comum em cidades do interior. Em Pereiras, os moradores têm o hábito de tomar emprestados alguns espécimes de criadores apenas com essa finalidade.

domingo, 27 de dezembro de 2015

LUCIANO HUCK PAGARÁ POR CRIME AMBIENTAL EM ANGRA DOS REIS


O desmatamento de área de Mata Atlântica, preservada portanto, em sua propriedade em Angra dos Reis custou alguns reais ao apresentador Luciano Huck, da Rede Globo. Referência do chamado bom mocismo típico da classe média, Huck brigou anos na Justiça para tentar escapar da multa ambiental, sem sucesso. Por decisão do juiz federal da Vara Única de Angra dos Reis, Fábio Teles Rodrigues, terá que pagar R$ 150 mil pelo prejuízo irreversível - para ele, muito pouco. E para a natureza também.
O ataque a Mata Atlântica, uma das mais importantes vegetações do país e também das mais castigadas, aconteceu em sua propriedade na Ilha das Palmeiras, em Angra dos Reis.

Segundo a coluna da jornalista Adriana Cruz, de O Dia, Huck foi denunciado pelo MP Federal, em 2014, por crime ambiental depois que laudo constatou supressão da vegetação na área de Mata Atlântica e APA Tamoios. Houve acordo, e o pagamento será usado no projeto Coral-Sol do ICMBio na Estação Ecológica Tamoios. E processo suspenso.