QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 13 de maio de 2014

Eletronuclear descarta risco de fechar usinas de Angra 1 e 2


Arquivo
Eletronuclear afasta possibilidade de desligar usinas por falta de local para armazenar rejeitos
Sem risco: Eletronuclear afasta possibilidade de desligar usinas por falta de local para armazenar rejeitos
Angra dos Reis
A Eletronuclear afirmou, em nota oficial publicada em seu site, que "tem total controle da gestão dos rejeitos e combustível no âmbito da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA)". A declaração da estatal se deve a reportagens publicadas em sites noticiosos, dando conta de que as usinas nucelares Angra 1 e 2 poderiam precisar ser desligadas entre 2017 e 2019 por falta de local de armazenamento dos rejeitos radiativos.
A informação se encontra num relatório enviado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) ao Tribunal de Contas da União (TCU). Em sua resposta, a Eletronuclear explica que está ciente da possibilidade levantada pela reportagem, mas assegura que já se previne contra isso:
"Ciente da possibilidade de eventuais atrasos na implantação do Repositório de Baixo e Médio Nível (RBMN), sob a responsabilidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e da Unidade de Armazenamento Complementar de Combustível Irradiado (UFC), sob responsabilidade da Eletronuclear, a empresa vem desenvolvendo ações visando assegurar a continuidade de operação de suas unidades de geração, mesmo em cenários nos quais tais atrasos possam vir a ocorrer", diz a nota.
De acordo com a estatal, os processos de tratamento de rejeitos de baixo e médio nível hoje em funcionamento e as instalações do Centro de Gerenciamento de Rejeitos (CGR), asseguram o atendimento à exigência de guarda segura dos embalados pelo menos até o ano 2020.
A Eletronuclear afirma ainda que "modificações nos sistemas de tratamento de rejeitos, já iniciadas, e a possibilidade de se otimizar a configuração de armazenamento dos embalados nos depósitos, possibilitarão, se necessário, estender a autonomia dos depósitos do CGR até, pelo menos, 2025'.
O armazenamento do combustível usado nas usinas - a principal ameaça, segundo o relatório, ao funcionamento das usinas - também está sendo solucionado, se acordo com a nota:
"Quanto à gestão de combustível usado, a Eletronuclear está implantando na área da CNAAA a UFC, com previsão de inicio de operação em 2018. A implantação desta unidade de armazenamento está em pleno desenvolvimento, com projeto conceitual totalmente concluído. Os processos de licenciamento ambiental (Ibama) e nuclear (Cnen), bem como, o projeto básico e o processo de contratação da construção, montagem e comissionamento estão em andamento. Para fazer frente a eventuais atrasos, a Eletronuclear vem tomando providências no sentido de otimizar tanto o uso do combustível e como a ocupação das unidades de armazenamento existentes. Essas providências poderão postergar a necessidade da UFC até pelo menos 2020", conclui a Eletronuclear.


Leia mais: http://www.diariodovale.com.br/noticias/0,89500,Eletronuclear-descarta-risco-de-fechar-usinas-de--Angra-1-e-2.html#ixzz31cNhb2la

Trabalhadores do estaleiro Brasfells em estado de greve

(foto Flavio Milk)
A direção do sindicato dos metalúrgicos, realizou nesta terça(13),  uma assembléia com os trabalhadores para deliberarem sobre a proposta apresentada pela empresa na reunião de ontem na sede do Sinaval no Rio de Janeiro.
Após a quarta rodada de negociação e sem que houvesse acordo entre as partes, a empresa Brasfels enviou para o sindicato, um outro documento com novos números apresentados durante a assembléia para a categoria, que eram aumento de 8.8%, Ticket alimentação no valor de R$280,00, PL de R$1.700,00, além de estarem avaliando a equiparação das funções dos soldadores, prencistas, carvoeiros, pintores, jatistas, hidrojatistas e outros.
Este mesmo documento foi rejeitado pela comissão de negociação do acordo e também por toda categoria.

Foi encaminhada e acatada peal categoria a proposta de a partir desta terça feira fica decretado o”estado de greve”, e uma nova assembléia foi marcada para a próxima segunda feira, onde a direção do sindicato espera que durante este período a empresa possa apresentar uma proposta com números a um patamar satisfatório para os trabalhadores.
O presidente Helinho destacou que a unidade da categoria e da comissão tem facilitado a negociação e que qualquer que seja a decisão tomada de maneira responsável dos trabalhadores, ela será respeitada por todos.
Ao final da assembléia foi informado que a empresa manifestou interesse em antecipar a reunião para esta quarta feira para que encontre uma solução para o impasse e com isso dar fim ao processo iniciado.

Conheça diversas receitas com pinhão


O pinhão é uma semente da Araucária Angustifólia, pinheiro típico brasileiro que possui seus principais focos nos estados da Região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande de Sul) e também no Sudeste em estados como São Paulo e Minas Gerais.
Uma Araucária pode chegar a 40 metros de altura e vive em média 200 a 300 anos, podendo chegar até os 500 anos de vida. Infelizmente, hoje em dia resta apenas 1% de toda a Floresta de Araucária original do Brasil, que foi substituída pelos pinheiros canadenses. Os Parques Nacionais “Aparados da Serra” e “Iguaçu” têm áreas destinadas à preservação da araucária, mas sua extensão não chega a 3.000 hectares.
O pinhão se forma dentro de uma pinha fechada que com o tempo se abre até liberar suas sementes. Nos meses de maio e junho as pinhas estouram ao sol do meio-dia, dilatando após a manhã fria. Com o estouro estes pinhões se espalham num raio de aproximadamente cinqüenta metros a partir da planta mãe, disseminando as sementes que podem alimentar animais terrestres além da famosa Gralha Azul, que consegue colher as sementes diretamente do pinheiro e depois de comer algumas enterra as restantes.

Comida típica das regiões mais frias do Brasil, o pinhão já foi uma das principais fontes de alimento dos povos indígenas que habitam estes locais.
Rica fonte de proteínas, a polpa do pinhão também contém muito ferro, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B e C. Confira as informações nutricionais correspondentes a 100g de pinhão cozido:
Calorias – 195,5 kcal
Proteínas – 3,94g
Cálcio – 35 mg
Ferro – 70 mg
Vitamina B1 – 1350 mg
Vitamina B5 – 4700 mg
Glicídios – 41,92 g
Lipídios – 1,34 g
Fósforo – 136 mg
Vitamina A – 3 mg
Vitamina B2 – 240 mg
Vitamina C – 13,9 mg
Símbolo do estado do Paraná e item essencial nas festas juninas, o pinhão pode ser preparado de muitas maneiras e está cada vez mais inserido em cardápios sofisticados. Seja assado na brasa, cozido ou compondo os tradicionais Entrevero e a Paçoca de Pinhão, nossa querida semente brasileira aquece os invernos mais rigorosos dos mais simples aos mais glamorosos.

Estrogonofe de pinhão


ingredientes 
1 kg de Filé Mignon
em tiras
2 xícara(s) (chá) de pinhão cozido(s) e picado(s)
1 unidade(s) de cebola picada(s)
2 dente(s) de alho picado(s)
1 colher(es) (sopa) de manteiga
1 xícara(s) (chá) de catchup
2 colher(es) (sopa) de molho inglês
1/2 cálice(s) de vinho tinto
quanto baste de sal
quanto baste de molho de pimenta vermelha
250 gr de creme de leite
modo de preparo
Numa panela coloque a manteiga e refogue a cebola e o alho. Frite a carne até ficar dourada. Adicione o vinho, espere evaporar, então adicione o molho inglês e o catchup. Quando estiver cozido junte o pinhão e, por último, o creme de leite.
Sirva com arroz branco e batata palha.


Pudim de Pinhão


ingredientes
01 lata de leite condensado
250g de pinhão cozido processado
300 ml de leite
04 ovos
01 colher de sopa de essência de baunilha
Para o Caramelo:
01 xícara de açúcar
50ml de grappa (cachaça)


modo de preparo
No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, os ovos, a essência de baunilha e a massa de pinhão já cozido e processado. Bata de 3 a 5 minutos.
Caramele a forma:
Derreta o açúcar até ficar dourado, acrescente a cachaça de deixe ferver. Caramele a forma e deixe esfriar para que o caramelo aderir bem.
Despeje a massa do pudim desprezando a espuma formada no liquidificador, assim seu pudim não baixará quando assar.
Leve para assar em banho maria em forno médio por 40 min aproximadamente. Deixe esfriar para desenformar.

Bolo de pinhão


Ingredientes:
1 xíc. (chá) de manteiga em temperatura ambiente (usei 1 tablete de 200g)
1 lata de leite condensado
4 gemas
1 pitada de sal
1 xíc. (chá) de pinhão cozido e moído
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 claras em neve
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo:
Bata a manteiga em creme, junte o leite condensado em fio e bata até ficar cremoso. Junte as gemas, uma a uma, o sal e o pinhão e bata mais um pouco. Misture lentamente a farinha peneirada com o fermento e, por último, as claras. Asse em fôrma com furo central (19cm de diâmetro) untada e enfarinhada, em forno médio-alto (200ºC), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Polvilhe açúcar e sirva morno ou frio.
Rendimento: 12 porções

Quibe de pinhão

Ingredientes:
400 gramas de pinhão cozido descascado
400 gramas de carne moída
400 gramas de farinha para quibe (a farinha deve ficar de molho na água por quatro horas, e depois ser escorrida)
1 ovo
1 colher de sobremesa de sal temperado com pimenta e alho
1 colher de sobremesa de orégano

Modo de fazer:
O pinhão cozido pode ser moído no liquidificador. Uma dica para fazer a farinha é não deixar o pinhão cozinhar muito. Depois, misture todos os ingredientes e amasse bem até a massa ficar homogênea. Em seguida, é só enrolar e fritar ou assar.

Risoto de pinhão

Ingredientes:
1 xícara de pinhões picados
2 xícaras de arroz arbóreo
1 cebola
1 pedaço de queijo parmesão
1 cálice de vinho branco seco
Azeite
Manteiga
Salsinha
2 tabletes de caldo de legumes

Preparo:

Os pinhões são cozidos em água e sal, numa panela de pressão por aproximadamente 1 hora e meia. Depois descasque e corte em cubinhos.
Em uma panela coloque os tabletes de legumes em 1 litro e meio de água e deixe ferver em fogo baixo.
Em outra panela refogue a cebola bem picada em 2 colheres de manteiga e 1 fio de azeite.
Acrescente o arroz e deixe-o fritar um pouco.
Acrescente o vinho branco e deixe secar. A partir desse momento não deixe de mexer a panela.
Acrescente os pinhões, o parmesão (ralado ou em cubinhos) e 1 concha do caldo de legumes. Mexendo sempre e cuidando para que o arroz não grude no fundo da panela.
Quando secar vá acrescentando o caldo aos poucos, evitando encharcar o arroz. Sempre que estiver secando, acrescente uma nova concha até que se atinja o ponto de cozimento. O arroz deve ficar cozido e durinho (al dente) entre 7 e 10 minutos.
Apague o fogo e acrescente 1 colher de manteiga para dar uma textura aveludada ao risoto.
Corrija o sal, decore com salsinha picada e sirva imediatamente

Costelinha borboleta ao pinhão e queijo coalho

Ingredientes:
400 g de costela borboleta
½ cebola
4 dentes de alho
1 tablete de caldo de carne
1 copo de vinho tinto seco
½ maço de cebolinha
½ maço de salsinha
1 cabeça de alho-poró
1 copo de água
½ colher (sopa) de sal
100 g de queijo coalho
100 ml de azeite de oliva
150 g de pinhões cozidos e descascados
20 g de pimenta calabresa.
Modo de preparo:
Picar a salsinha, cebolinha, o alho, a cebola e o alho-poró. Colocar sobre a costelinha, acrescentar o caldo de carne, o vinho, a água e deixar marinando por 4 horas.
Cortar o queijo coalho em quadrados de 2 cm. Colocar este cubinhos em um pote, com azeite de oliva e a pimenta calabresa.
Em uma frigideira quente, colocar uma colher (sopa) de azeite de oliva e fritar as costelinhas borboletas por aproximadamente três minutos. Virar a carne após este tempo. Acrescentar cebola e o queijo coalho, virando levemente para não desmanchar. Acrescentar os pinhões. Deixar por mais três minutos, mexendo com cuidado.
Servir quente e acompanhado de farofa.
Rendimento: 2 porções.

Risoto de pinhão e shimeji branco

Nesta receita, para simplificar, utilizou-se o arroz tradicional previamente cozido, em vez do arbóreo para risoto.
Em uma panela de fundo grosso aquecer o azeite e refogar alho picado, cebola, os pinhões previamente cozidos e picados por aproximadamente 5 minutos até a cebola estar transparente.
Acrescentar os cogumelos picados.
Refrescar com um pouco de vinho branco seco, apurar por 3 minutos e acrescentar o arroz previamente cozido.
Em seguida, envolver todos os ingredientes.
Na seqüência, um toque de creme de leite e queijo parmesão, acrescentar a sal e pimenta rosa a gosto, salsinha picada e servir.

Camarão com crosta de pinhão, ao molho de amoras silvestres e arroz com coco queimado



Camarão com crosta
6 camarões médios
500 g de pinhão cozido e sem casca
50 g de farinha de rosca
100 g de parmesão ralado fino
Sal a gosto
Pimenta a gosto
2 ovos vermelhos médios
½ xícara de leite
200 g de farinha de trigo
Óleo para fritar
Descasque os camarões e reserve.
Em um processador triture os pinhões e misture com a farinha de rosca o queijo ralado e coloque em uma vasilha.
Bata os ovos com o leite, a pimenta e o sal a gosto.
Um a um, passe o camarão na farinha de trigo, depois nos ovos e em seguida na mistura de pinhão.

Molho de amoras silvestres
500 g de amoras silvestres maduras
½ cebola média bem picada
½ taça de vinho tinto
50 g de açúcar
Pitada de sal
20 g de maisena
1 colher (sopa) de azeite
Refogue a cebola com azeite, coloque o açúcar e as amoras e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Coloque o vinho e deixe reduzir. Passe em um liquidificador e peneire para tirar as sementes. Se necessário use a maisena para engrossar o molho.

Arroz de coco queimado
50 ml de leite de coco
1 copo de arroz branco cozido
20 g de coco ralado queimado
Sal e pimenta a gosto
1 colher de azeite
¼ de cebola bem picada
Refogue a cebola com o azeite, coloque o coco ralado, leite de coco, o arroz branco e misture bem.
Rendimento: 1 porção.

Doce de pinhão


Cozinhe bem o pinhão, descasque e passe por um moedor. Acrescente na massa de pinhão, a mesma medida de leite, açúcar e coco ralado. Por exemplo, se o pinhão moído render uma xícara de massa de pinhão, junte uma xícara de leite, uma de açúcar e outra de coco (fresco, de preferência).
Coloque tudo numa panela, leve ao fogo até apurar, que é quando a mistura está se soltando do fundo da panela ao ser mexida. Quanto mais apurada mais consistente o doce ficará e o ponto ideal fica a cargo da preferência de cada um.
Paçoca de Pinhão

ingredientes
1,5 kg de pinhão cozido e moído (para moer pode utilizar o liquidificador)
1 kg de carne bovina moída (ou carne de porco)
150g de bacon (ou quanto achar melhor)
1 cebola picada média
1 dente de alho picado
tempero verde a gosto
sal a gosto
azeite para dourar a cebola e o alho

modo de preparo

Pré-cozinhe os pinhões e descasque-os logo em seguida, ainda quentes, para a casca sair mais facilmente, para pré-cozinhar o pinhão quando levantar a fervura deixe por mais 20 minutos, o pinhão não vai ficar totalmente cozido como é de costume.

Passe os pinhões na máquina de moer carne, ou utilize pequenas porções em um liquidificador. Agora, numa panela coloque um fio de azeite e coloque o bacon em cubinhos deixe fritar bem, acrescente o alho e a cebola e deixe dourar. Acrescente a carne moída para fritar. Prove o sal. Feito isso, ainda no fogo, misture o pinhão moído e os temperos verdes. A paçoca está pronta para ser servida.

Galeto Recheado com Farofa de Pinhão

Ingredientes:
• 3 Galetos
• Sal grosso a gosto
• 50gr de banha fresca ou mantega se preferir
• 100gr de bancon
• 1 Cebola pequena em cubinhos
• 1 Dente de alho picado
• 100gr de figado de galinha picado
• 100gr de moela picada
• 200gr de lombinho suino moido
• 200gr de pinhão cozido e descascado fatiado
• 200gr de farinha de mandioca crua(usada no programa foi a coioba da bahia)
• 200gr de queijo de coalho em cibinhos
• Pimenta dedo de moça ou de cheiro a gosto
• Salsinha a gosto Cebolinha a gosto
• Legumes ao Forno: 1 Maço de brócolis (flores)
• 150gr Tomatinhos
• 1 Pimentão amarelo pequeno
• 1 Saquinho de cenoura baby
• Azeite Sal
• Tomilho desfolhado
• Alecrim desfolhado e picado

Prepare assim:
• Derreter a banha em uma frigideira,dourar o bacon,juntar a cebola e refogar.Juntar as carnes e dourar,juntar o alho e mexer,juntar a farinha e pimenta e as ervas,até a farinha ficar crocante.Reserve.Lavar os galetos,se preferir esfregar um pouco de limão,esfregar sal grosso em todo o galeto,rechear com a farofa e costurar,levar ao forno pré-aquecido 180ºc por aproximadamente 25 minutos,tirando de ves em quando o galeto do forno para com a própria gordura da assadeira. Depois que o galeto já estiver no forno há aproximadamente 10 minutos,colocar os legumes em outra assadeira,temperados com azeite sal e ervas.Levar ao forno para ficar pronto ao mesmo tempo que o galeto.

Pinhão com bacon



segunda-feira, 12 de maio de 2014

Propaganda eleitoral, o que é permitido e o que é proibido

Dúvidas Frequentes
1. O que é propaganda eleitoral?

Propaganda eleitoral é realizada pelos partidos, coligações ou candidatos e tem por objetivo obter a simpatia e a intenção de votos do eleitorado.
2. Quando começa a propaganda eleitoral?

A propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 6 de julho. A propaganda gratuita no rádio e na televisão, porém, só começa no dia 21 de agosto.
3. Eu posso entrar na seção eleitoral com a propaganda do meu candidato estampada na camisa?

No dia das eleições, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, exclusivamente por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
4. É permitida propaganda no dia da eleição?

Não. Constituem crimes, no dia da eleição, a prática das seguintes condutas:
A propaganda denominada “boca de urna”;
A arregimentação de eleitor;
O uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata;
A divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.
5. Soube de uma irregularidade que um candidato está cometendo durante a campanha eleitoral. Quem eu devo procurar?

Qualquer pessoa que tiver conhecimento da existência de infração penal eleitoral que caiba ação pública deverá comunicá-la à Justiça Eleitoral.

O TRE-RJ disponibiliza os seguintes canais para denúncia:
Pelo formulário do site
Pelo telefone: (21) 2524-0404
Fonte: TSE - Central do Eleitor