QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 7 de março de 2013

Insetos comestíveis

TODOS NÓS COMEMOS INSETOS
É verdade! Praticamente nós todos já comemos insetos pelo menos uma vez na vida. E provavelmente a maioria de nós continuamos a comer insetos até hoje. Não acredita?
Você come biscoito? Toma iogurte e sorvete? Toma leite sabor morango? Então já comeu inseto! Biscoitos e sorvetes costumam conter corantes. Esses corantes são rotulados nas embalagens dos produtos com os nomes de "Vermelho 4", "Vermelho 3", "Carmim", "Cochineal", "Corante natural carmim de Cochonilha", "Corante C.I", "Corante ou Colorizante E120" e todos esses são sinônimos de Corante de Cochonilha.

O Corante de Cochonilha é um material vermelho vivo feito dos corpos secos e esmagados de um inseto originário do México, aCochonilha ou Dactylopius coccus. A Cochonilha é uma praga que dá em plantas e tem preferência pelo cacto Opuntia coccinellifera e formam uma espécie de farinha nas folhas contaminadas. São besouros diminutos (2 a 5 milímetros de comprimento) que formam colônias nas folhas, raízes e frutos das plantas, sugando a seiva, inoculando toxinas e provocando manchas, definhamento e morte da planta.
A Cochonilha hoje é criada em todo o mundo, inclusive no Brasil, para a produção de corantes. Bilhões desses insetos são criados e esmagados para fazer corante vermelho para colocar em sobremesas, bebidas, roupas, chás, etc. Setenta mil insetos são esmagados e fervidos para fazer meio quilo de corante aproximadamente. E ao mesmo tempo as cochonilhas são combatidas nas plantações comerciais pois são pragas, especialmente das frutas cítricas.
O carmim ou ácido carmínico é um corante vermelho extraído de fêmeas de cochonilhas dessecadas. A tendência mundial é, cada vez mais, reduzir o uso de corantes artificiais devido aos possíveis prejuízos para a saúde. Em contra partida, as indústrias de corantes naturais têm investido em estudos e pesquisas para melhorar as possíbilidades de aplicações dos corantes naturais. No contexto dos corantes naturais, o ácido carmínico é um dos mais consumidos no mundo por sua versatilidade e resistência à oxidação.
O corante de cochonilha é muito utilizado na indústria de iogurtes, bebidas lácteas, recheios de biscoitos, gelatinas, sucos em pó, sobremesas diversas, produtos cárneos e embutidos.
No Brasil, o corante natural carmim é de uso tolerado em alimentos e bebidas. A maioria das evidências científicas a respeito das atividades biológicas desses pigmentos naturais foi verificada in vitro, porém mais estudos precisam confirmar os efeitos fisiológicos e farmacológicos dos corantes naturais no organismo humano.

ARMA BIOLÓGICA CONTRA Á DENGUE

A planta crotalária juncínea atrai Libélulas que se alimenta das larvas do mosquito da dengue

Buscando novas formas de combate a dengue alguns municípios estão plantando sementes da leguminosa conhecida como crotalária. Mais uma arma incluída no arsenal de combate ao Aedes aegypti, em vez do fumacê lançando produtos químicos, a arma são flores, elas atraem um predador natural do mosquito.
A Crotalária juncea, uma leguminosa, tipicamente plantada após retirada da produção nas lavouras, agindo como cobertura, um tipo de adubação verde, com o intuito também de reduzir nematoides presentes na área. Plantada nos quintais na cidade, cresce e após 100 dias em média, floresce, atrair o inseto voador conhecido como libélula, que coloca seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o aedes, os ovos viram larvas que se alimentam de outras larvas, e se no local tiver larvas do aedes elas serão “comidas” pelas larvas da libélula. Além disso, a própria libélula quando adulta se alimenta do mosquito aedes.

Nome vulgar: crotalária. O nome se refere ao som de chocalho das vagens secas, semelhante ao da cascavel (Crotalus sp.) Espécies: cerca de 550 espécies são conhecidas, muitas são herbáceas, anuais ou perenes, havendo espécies arbustivas. As flores geralmente são amarelas, às vezes estriadas com vermelho, dispostas em rácemos vistosos. 

Qual é o beneficio e o maleficio do fumacê?


Hoje, a aplicação de Fumacê está sendo realizada de forma indiscriminada no meio ambiente. Condomínios residenciais contratam firmas particulares para pulverizar o produto periodicamente. Em alguns casos, a freqüência é de até três vezes por dia, quando a recomendação do Ministério da Saúde vale para, no máximo, cinco aplicações por período de dengue e, exclusivamente, para situações de epidemia.

- Na verdade, o Fumacê é uma estratégia usada para controlar a transmissão e não para eliminar o mosquito. O ideal é o controle das formas larvárias, ou seja, o controle do criadouro ao longo do ano – é o que afirma Denise Valle, chefe do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC / Fiocruz).

Um dos motivos porque se controla o uso do Fumacê é, justamente, por não ser a estratégia mais eficiente do mundo. O inseticida mata o mosquito adulto apenas se estiver voando, se atravessar a fumaça e se o vento não estiver muito forte. O que representa, na prática, uma parcela muito pequena da população total, segundo a pesquisadora:

- Isso porque, normalmente, o mosquito se esconde na cortina, debaixo da mesa ou da cama, locais onde o Fumacê não vai atingir. Além disto, existe uma série de requisitos para que este procedimento funcione, como ausência de vento forte, necessidade de calibração do tamanho das gotas eliminadas pelo equipamento, atenção ao horário de aplicação, que deve ocorrer nos momentos de maior atividade do mosquito, entre outros.

Os moradores que residem próximos a estes locais devem manter portas e janelas abertas para melhor circulação do inseticida.
Fumacê causa danos ao meio ambiente
O fumacê é um veneno em forma de óleo, transformado em gotículas por uma máquina especial que o espalha pelas ruas. Esse veneno cobre todas as superfícies, como telhados, plantas, janelas e gramados. Em um dia de chuva, o material é “varrido” destes locais e cai nos leitos d’água (rios e lagos, principalmente). Tem-se então o envenenamento destes locais, que resulta na morte de micróbios e pequenos insetos, prejudicando o equilíbrio ambiental deste sistema. “Os peixes, que dependem de animais menores para se alimentar, também morrerão. Partindo para o ambiente terrestre, os pássaros sofrerão um grande impacto negativo, pois os seres vivos de que se alimentam, como besouros e formigas, não existirão em quantidade suficiente”, explica o professor Maulori Cabral, do departamento de Virologia do Instituto de Microbiologia da UFRJ.

De acordo com Maulori, o fumacê não diminuiria os casos de dengue durante a última grande epidemia no verão de 2008. “Os mosquitos que agora existem são descendentes daqueles que, no passado, resistiram aos primeiros fumacês. Testes feitos em laboratório mostraram que a eficiência desta substância chegava próxima a 100%. Porém, alguns sobreviviam, e estes insetos acasalavam e deixavam filhotes, que se proliferam até hoje. Ensaios feitos em laboratório mais recentemente demonstraram que a maior parte dos mosquitos não morre mais com o fumacê.”

A criação de um possível novo veneno não surtirá os efeitos desejados, pois, por mais que no início haja uma alta eficiência, com o tempo os mosquitos adquirirão resistência a ele. “Toda vez que existe uma barreira seletiva, se destacam aqueles organismos geneticamente diferentes, presentes no meio da população em proporção ínfima. Essa regra existe para todos os seres vivos, desde o micróbio até o ser humano”, destaca Maulori.

Muitas pessoas costumam fechar portas e janelas ao perceber a chegada do fumacê, em uma atitude julgada positiva pelo professor. “Esse é um veneno que se acumula nas gorduras do corpo, e pouco se sabe sobre seus efeitos tóxicos a médio e longo prazo. Esse produto, apresentado inicialmente como uma solução promissora, pode gerar conseqüências desastrosas.”

Maulori faz questão de afirmar que a destruição e desequilíbrio do meio ambiente provocados pelo homem podem gerar conseqüências desastrosas às gerações seguintes. “Meio ambiente implica em conviver harmoniosamente com a natureza. Se você fizer bem a ela, ela te fará bem. Se você tratá-la mal, ela te cobra com juros e correção monetária”, finaliza.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Prefeitura de Angra inicia mutirão de limpeza

Todas as secretarias do Governo e autarquias municipais participam de grande operação de limpeza
A Prefeitura municipal de Angra dos Reis iniciou no último sábado, 2, uma grande operação de limpeza pública em todo o município. A campanha 'Angra: Eu vivo, eu cuido' envolve todas as secretarias do Governo, autarquias municipais, além de empresas como a Eletronuclear.

A ação foi aberta pela própria prefeita Conceição Rabha, na Japuíba, e cerca de 200 funcionários públicos, além de sete caminhões para recolhimento de entulho e lixo, três carros fumacê, um caminhão para desobstrução de bueiros, um caminhão pipa para lavagem de ruas e praças, três retroescavadeiras, roçadeiras e outros equipamentos.

O foco principal da ação é a questão da limpeza pública e ordenamento dos bairros, além de servir como forma de enfrentar o mosquito transmissor da dengue, que pode estar presente em residências e terrenos baldios.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, informou que a população precisa cooperar com a Prefeitura fazendo a sua parte no combate e eliminação dos focos de reprodução do Aedes aegypti.

— Já registramos o aparecimento da doença em três tipos e isto é muito sério. Os moradores precisam ficar atentos para evitar que o mosquito se reproduza dentro das residências e esta ação de limpeza, com apoio da população, ajudará bastante no combate à dengue — enfatizou o secretário.

A prefeita Conceição Rabha também ressaltou a importância de cada morador fazer a sua parte.

— Eu vivo nessa cidade, por isso tenho que cuidar dela e tenho certeza que este também é o pensamento do morador de Angra neste momento. Vamos juntos para esta campanha, recolher todo o lixo acumulado, entulho, desobstruir as canaletas e canais de drenagem, e principalmente levar informação à nossa população sobre as formas de combater a dengue. Confio e conto com cada morador de Angra — disse ela.

Parte do trabalho de campo foi coordenado pelo subsecretário de Serviços Públicos, Antônio Cordeiro, com apoio da Subprefeitura da Japuíba e de administrações regionais. O bairro foi dividido em três regiões e o trabalho continuou no domingo, 3, e na segunda-feira, 4.

Também faz parte da campanha uma gincana escolar envolvendo 500 alunos do ensino médio da rede estadual. Ele ficarão encarregados de percorrer as ruas dos bairros onde moram, divulgando a campanha e conscientizando os moradores. A equipe que percorrer o maior número de residências será premiada com medalhas e o aluno mais dedicado ganhará um computador.

A campanha 'Angra: Eu vivo, eu cuido' tem um calendário de ações em todos os bairros e continuará até o dia 13 de abril. Nos dias 6 e 7 de março, ação será no Camorim e Camorim Pequeno e no próximo final de semana estará no Parque Mambucaba e Vila Histórica.

Trabalhos serão intensificados até a resolução do problema

FOTO: MARCOS SILVA
Recentemente a diretoria iniciou uma série de negociações com a empresa que está construindo o Novo Hotel do Frade
Entre as atribuições sindicais está a homologação e resolução de direitos trabalhistas de uma determinada classe. 
O Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Angra dos Reis e Paraty (Sticpar) faz cumprir ferrenhamente esse dever. Recentemente a diretoria iniciou uma série de negociações com a empresa que está construindo o Novo Hotel do Frade, com a intenção de resolver alguns problemas trabalhistas que estavam ocorrendo nesse canteiro.

Cerca de 200 operários prestavam serviços para a empresa Orion, uma das responsáveis pela construção do Novo Hotel do Frade. Essa firma deixou a obra e não pagou as rescisões contratuais. Há cerca de 15 dias os funcionários estão nessa situação, sem saber o futuro. A diretoria, então, iniciou um processo de negociações, que pretende garantir o pagamento de todos os direitos aos funcionários.

O primeiro passo foi procurar a empresa Orion, que não quis receber os diretores. Com isso, veio a segunda ação, que consistia em entrar em contado com o grupo empresarial que é proprietário da obra. Com isso a diretoria conseguiu a retenção de uma fatura da Orion, que garantirá os diretos da categoria. “Já conversamos com os trabalhadores e explicamos a situação. Agora estamos esperando o pagamento dos direitos, que deve acontecer nos próximos dias e com isso resolveremos o problema de vez”, contou o diretor Isaac Matos.

A diretoria do Sticpar disponibilizou para os trabalhadores, toda a estrutura jurídica do sindicato. O telefone (24)3369-2103 , o site www.sticpar.com.br e o email sat@sticpar.com.br estão a disposição para os trabalhadores.
Fonte: Jornal A Voz da Cidade

Bruno descreve como Eliza foi assassinada


 O goleiro Bruno Fernandes descreveu, no terceiro dia de julgamento da morte de sua ex-amante Eliza Samudio, como ela foi assassinada. A versão teria sido contada por seu primo Jorge Rosa, adolescente na época.

"O Jorge falou comigo que o Macarrão (Luiz Henrique Ferreira Romão) foi até o Mineirão, e conversou com uma pessoa no orelhão, e naquele momento começou a seguir um cara de moto até uma casa na região de Vespasiano e lá entregou Eliza para um rapaz chamado Neném", afirmou Bruno. E que lá um rapaz perguntou para Eliza se ela era usuária de drogas, segurou a mão dela e pediu para que Macarrão amarrasse as mãos dela para frente, e deu uma gravata nela. E o Macarrão ainda chutou as pernas de Eliza. "Foi o que o Jorge me falou. E que ainda tinha esquartejado o corpo dela, tinha jogado o corpo dela para os cachorros comerem", contou.

Bruno disse ainda que, segundo relato de Jorge, o rapaz foi até um porão e pegou um saco preto e perguntou se eles queriam ver o resto. "Aí os meninos falaram que não queriam ver nada, e foram embora com o Bruninho."

Perguntado se sabia que Eliza seria executada, Bruno disse: "Eu não mandei, mas eu aceitei". Afirmou que, posteriormente, Macarrão revelou que havia contratado Marcos Aparecido, Bola, para que ele matasse Eliza. Apelido que ele só ficou sabendo pela imprensa. "Pelo Macarrão e Jorge fiquei sabendo dele apenas como Neném", afirmou.

terça-feira, 5 de março de 2013

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE ANGRA DOS REIS


 Casos suspeitos ou já confirmados da dengue
veja os números em cada bairro(distrito) 
 Neste gráfico o número de casos suspeitos e ou confirmados é apresentado no eixo y e o tempo ao longo do ano no eixo x, que é contado por semana. O intervalo semanal visa permitir ações em um tempo mais oportuno.
Ao observar o gráfico a epidemia se mostra clara, pois o número de casos notificados até o momento (linha roxa) já ultrapassou muito o limite máximo aceitável para ocorrência desta doença em nosso território (linha vermelha). A média móvel (linha azul) representa o número médio de casos esperados que ocorram quando não se está em epidemia. É possível constatar que em 2012 o número de casos neste período foi muito menor do que neste ano. O quadro demonstrativo abaixo atualiza em números absolutos o número de casos de Dengue considerando o distrito de residência do usuário que adoeceu.

DISTRIBUIÇÃO DOS CASOS DE DENGUE POR DISTRITO DE OCORRÊNCIA
PERÍODO 01/01/2013 A 23/02/2013 – DADOS PARCIAIS – VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ANGRA DOS REIS

No segundo distrito os bairros Parque Belém (com 133 suspeitos + 27 casos confirmados) e Japuíba (com 105 casos suspeitos e 2 confirmados) aparecem como os locais de maior ocorrência da Dengue. A equipe da Vigilância Ambiental continua com as ações de bloqueio em todo o território de Angra dos Reis e de forma mais intensa nessa região.
Para informar focos do mosquito ligue para 3377-7808 ou 99685876
(Carlos - Diretor da Vigilância Ambiental).

segunda-feira, 4 de março de 2013

Menino de 12 anos mata criança de 7 com espingarda do pai

 Menino de sete anos morreu no local do disparo.
Proprietário da arma foi detido pela polícia.

 Do G1 AC

Arthur foi morto com um tiro (Foto: Arquivo pessoal)

A Polícia Civil de Cruzeiro do Sul (AC) deve liberar nesta segunda-feira (4), o proprietário de uma espingarda, detido depois que o seu filho disparou acidentalmente a arma, matando um colega de sete anos. Segundo a polícia, o autor do tiro tem 12 anos e brincava com a arma deixada pelo pai na cozinha de casa. Francisco Silva Figueiredo, de 46 anos foi indiciado por posse ilegal de arma e omissão de cautela.
A tragédia aconteceu na Vila Santa Luzia, zona rural de Cruzeiro do Sul, no final da tarde de sábado (2). O pequeno Artur Almeida, vítima do disparo, morava na zona urbana, mas acompanhava o pai, Francisco Almeida, que é professor na comunidade. O proprietário da arma disse à polícia que havia municiado a espingarda para abater um boi que serviria de alimento. O procedimento seria comum na zona rural, informou em depoimento.
“Ele contou que teve que fazer um serviço ali próximo e deixou a arma municiada na cozinha. Nós fizemos o indiciamento, encaminhamos o caso à justiça que arbitrou fiança no valor de R$ 700. Fizemos também a apreensão do garoto e encaminhamos ao Ministério Público que tomará os encaminhamentos necessários”, comentou o delegado Vinícius Almeida responsável pela investigação.
A família de Arthur, sepultado na tarde de domingo (3), está inconformada com a tragédia. “Ele era um menino muito alegre, gostava de música e de todos os tipos de esporte. O Artur era movido ao esporte. Aos finais de tarde pegava seu skate e saía para se divertir”, comenta aos prantos, Socorro Ferreira da Silva, tia do garoto.

Eike Batista cai de 7º para 100º no ranking da Forbes

  Agência Reuters

O empresário Eike Batista amargou queda de 93 posições no ranking 2013 de bilionários da revista norte-americana Forbes, passando do 7º para o 100º lugar na lista divulgada nesta segunda-feira. Sua fortuna encolheu US$ 19,4 bilhões no ano passado, o equivalente a cerca de US$ 50 milhões por dia, e terminou o período avaliada em US 10,6 bilhões. De acordo com a Forbes, essa foi a maior perda do ano entre os bilionários. O empresário mexicano Carlos Slim se manteve como o mais rico do mundo, com fortuna avaliada em US$ 73 bilhões.

Entre os brasileiros, Eike Batista passou para o quinto lugar. Jorge Paulo Lemann, com fortuna de US$ 17,8 bilhões, é o mais rico brasileiro atualmente e o 33º na lista. Entre os investimentos de Lemann estão a rede de fast-food Burger King, a marca Heinz, e a Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo. Na sequência aparecem o banqueiro Joseph Safra, 46º na lista (US$ 15,9 bilhões), o empresário Antônio Ermírio de Moraes, 74º (US$ 127 bilhões) e, do Grupo Camargo Corrêa, Dirce Navarro Camargo tem uma fortuna estimada em US$ 11,5 bilhões e está na 87ª posição.

Aparecem ainda na lista o empresário Silvio Santos, que teve a sua estreia na lista Forbes neste ano. Apresentador e proprietário do SBT, ele tem fortuna de US$ 1,3 bilhão. No mundo, está na posição 1.107 do ranking. Dentre os brasileiros, Silvio Santos aparece na 36ª posição. O cofundador do Facebook, Eduardo Saverin, é o brasileiro mais jovem da lista, com 30 anos de idade e US$ 2,2 bilhões. Edir Macedo, da Igreja Universal, também aparece na lista, no 1.268º lugar, com fortuna de US$ 1,1 bilhão.

Nesta 27ª edição do ranking, o cofundador da Microsoft Bill Gates aparece na segunda posição com US$ 67 bilhões. No terceiro lugar, o espanhol Amâncio Ortega - dono da marca Zara - aparece como o maior "vencedor" do ano, ao somar US$ 19,5 bilhões à sua fortuna e fechar o ano com US$ 57 bilhões.

O ranking 2013 de bilionários da Forbes listou 1.425 nomes com fortuna agregada de US$ 5,4 trilhões. Em 2012, eram US$ 4,6 trilhões. Os Estados Unidos lideram o ranking com 442 bilionários, seguido pela região da Ásia e Pacífico, com 386. A Europa tem 366, as Américas 129 e o Oriente Médio e África somam 103. De acordo com a Forbes, a lista foi fechada no dia 14 de fevereiro.