Angrenses sofrem com serviços de comunicação
Em pleno século da tecnologia muitas pessoas de Angra dos Reis não podem enviar um e-mail, teclar no facebook ou fazem uma pesquisa no Google. Estas práticas que deveriam ser comum se tornaram tão distantes como passear de helicóptero ou dirigir uma Ferrari. Afinal, muitos angrenses não conseguem acessam a internet e nemfalarem ao telefone pelo serviço precário das empresas que prestam este tipo de serviço.
Um péssimo serviço de telefonia e internet estão sendo prestado na cidade e região. Ano passado, por exemplo, o prefeito de Paraty, Casé (PT) , chegou a fazer reuniões com representantes das empresas que prestam este tipo de serviço, mas até o momento nenhum investimento foi divulgado pelas empresas.
A população está com um serviço precário e na maioria das vezes têm que se privar da comunicação para viver. No continente já é comum os telefones celulares não pegarem e a internet cai constantemente. Já os telefonesfixos é uma “bomba relógio”, pois só funcionam bem em alguns bairros. No bairro de Jacuecanga, por exemplo, têm ruas que já estão sem telefonia fixa há mais de um mês.
“Estou sem telefone há mais de 30 dias. Mas, as contas estão chegando direitinho. Não estou com internet também, pois ela depende do telefone. Já cansei de ligar para a operadora. A resposta é sempre a mesma que eles estão arrumando a localidade,” relata Julia Oliveira.
Já na Ilha Grande a situação ainda é pior. Só em alguns pontos da ilha que os telefones funcionam. É comum a população ser vista em um determinado local com o telefone na mão. “Aqui perto deste poste que os celulares daqui da ilha funcionam. Têm dia que temos que revessar para podermos falar no telefone,” afirma Mirian Batista.
Outra que relata a difícil rotina é a comerciante Maria Maura que é proprietária de uma pousada na Ilha Grande. “Já perdi dinheiro. Muitas vezes o hospede só tem cartão e na hora de pagar não passa por falta de comunicação, então fico sem saída. A maioria deposita depois, mas têm alguns que não e aí fico no prejuízo.”
A vida atual sem telefone e internet se tornou muito difícil Algumas empresas de plano de saúde, educação e consumo usam a net para facilitar a vida do cliente na hora de tirar uma segunda via ou até mesmo a conta do mês que ainda não chegou pelo correio. Mas, para alguns angrenses está prática muitas vezes é um pesadelo.
“Quando você fala para a empresa, que você tem que pagar, a situação do município a pessoa, do outro lado da linha, fica questionando e com razão. Só acreditam desta situação quem passa por isso na sua cidade. Aqui em Angra é um absurdo a gente ter que conviver com esta falta de consideração das empresas de telefonia e afins. Afinal de contas somos clientes e pagamos caro por este tipo de serviço,” desabafou a engenheira Elisa Soares Cunha