O dia amanheceu com lixo espalhados e amontoados nas portas das casas, e pelas ruas do bairro, neste sábado 03/01/15. Por esse motivo, o blog FRADE ONLINE foi procurado por moradores reclamando da situação, e prontamente fomos registrar as denúncias in loco, percorremos algumas ruas do bairro Frade,e pudemos constatar que havia grande quantidade de lixo espalhado em diversos locais. Alguns moradores reclamaram que os caminhões não passaram para fazer o serviço de rotina, em todas as ruas, só fizeram a coleta do lado da praia e até a rua do Cartório, deixando a parte dos morros sem atender e lixo espalhados pelas ruas. A reclamação, em cada esquina, era a mesma.
Um morador aposentado, que preferiu não ser identificado, disse que a informação era que os lixeiros estariam em greve. A gente paga tanto impostos, e o que vemos é isso aí. Aqui no bairro, eles recolhem o lixo na segunda, quarta e sexta, mas ontem ninguém passou por aqui”, disse o morador da rua Beira Rio.
Um outro morador, da rua Portugal,da mesma forma, pediu para não ser identificado, foi um dos que mais reclamaram da falta de limpeza. “Isso tem que mudar. Temos que tirar essa mulher (prefeita) de lá. É uma vergonha, olha o tanto de lixo que está acumulado aqui, É um grande transtorno. O que esperamos é que a situação se resolva o quanto antes e que isso não nos prejudique ainda mais, porque estamos todos revoltados, com o tempo carregado, a qualquer momento pode cair uma chuva torrencial e alagar tudo, disse o morador, informando ainda que ouviu amigos que moram em outros bairros reclamarem de muito lixo também e que o caminhão também não teria passado.
Para um morador da rua Cunhambebe, que também pediu para não ser identificado, essa não foi a primeira vez que os caminhões de lixo não realizaram a coleta das residências.segundo ele, paralelo ao desconforto gerado aos moradores, esta situação propicia a proliferação de roedores e moscas. "Digo isso porque já aconteceu de deixarem sem recolher o lixo aqui da vizinhança e todo mundo aqui viu que cresceu o número de ratos. Isso nunca tinha acontecido aqui e por isso digo que me preocupa.
Obs: Enquanto estávamos fazendo as imagens a equipe da Regional Administrativa se mobilizava para retirar o lixo.