QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 12 de abril de 2013

PREFEITA DE ANGRA VISITA SETORES DO GOVERNO

Conceição fará vistoria frequente em autarquias e secretarias
Prédio da Secretaria Municipal de Educação de Angra Dos Reis (foto Josué Manoel)
A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, iniciou nesta quarta-feira, 10, uma série de visitas que pretende fazer regularmente às secretarias e autarquias do governo. Segundo ela, essa rotina vai facilitar o acompanhamento do trabalho e o diagnóstico de eventuais necessidades das unidades administrativas da Prefeitura. Nesta quarta, Conceição visitou o Saae, a subsecretaria de Habitação e a secretaria de Educação. Para a prefeita, as condições de trabalho em algumas unidades precisam melhorar.

— Para uma cidade ser organizada, a nossa casa tem que ser organizada também. Temos que servir de exemplo, oferecendo melhores condições de trabalho ao servidor público para que preste um serviço melhor à população — disse a prefeita.

Conceição avaliou que a subsecretaria de Habitação, apesar de bem estruturada, precisa impor mais agilidade aos processos de escrituração e mapeamento de áreas públicas destinadas, sobretudo, à construção de moradias tanto para pessoas de baixa renda, quanto para os moradores que precisam sair do aluguel.

— Além das construções que irão atender aos cadastrados no projeto ‘Minha Casa Minha Vida’, temos de dar oportunidade aos moradores que têm renda melhor e queiram sair do aluguel, para comprarem seu primeiro imóvel — explicou Conceição.
No prédio onde funciona a secretaria de Educação, a prefeita determinou o início do planejamento visando a mudança da Biblioteca Municipal para outro local. Conceição entende que os alunos e pesquisadores precisam de espaço maior para leitura. O novo espaço contaria também com uma biblioteca virtual. A partir daí haverá adequações para melhorar o funcionamento da própria secretaria.

— São 75 escolas e uma demanda enorme. E precisamos ousar, pensar grande e incluir a tecnologia nas escolas. Teremos escolas multifuncionais e implantaremos isso o mais rápido possível — ressaltou a prefeita.

Fonte:Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

GOOGLE CAPTA A BELEZA DE ANGRA PARA STREET VIEW

Empresa utiliza nova tecnologia, o Street View Trekker, para registrar paisagens turísticas em 360 graus

Entre o último sábado, 6, e esta segunda, 8, Google escolheu Angra como um dos primeiros lugares na América Latina para capturar imagens para Street View, utilizando um novo equipamento, o Street View Trekker.

Desenvolvido para levar as câmeras de Street View para lugares difíceis de acessar com outras plataformas de Google Maps. O time de Street View trouxe o equipamanto para Angra, para registrar, em 360 graus, as paisagens que encantam milhares de pessoas todos os anos e atraem turistas de todo o mundo.

A ação contou com o apoio da Fundação de Turismo de Angra dos Reis e do Instituto Estadual do Ambiente, que cedeu uma lancha para a captação de imagens. O processo foi todo realizado pela Trekker, uma máquina, que, segundo o Google, contém 15 câmeras acopladas a uma estrutura em formato de mochila, operadas por um celular com sistema operacional Android.

Esta foi uma das primeiras vezes que o aparelho foi utilizado em todo o mundo – a segunda na América Latina. Antes, ele havia registrado o Grand Canyon, nos Estados Unidos e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A máquina é capaz de registrar imagens a cada 2,5 segundos e, depois, elas são acopladas, formando as panorâmicas do Street View.

A equipe, conduzida por Maitê Iturria, gerente de operações para Street View na América Latina, trouxe os engenheiros Steve Silverman e Matthew Prestopino, responsáveis pelo desenvolvimento do Trekker e as operações de Street View globalmente.

De acordo com informações do Google, o sistema Street View, utilizando outros tipos de equipamentos, já captou mais de 8 milhões de quilômetros em mais de 3.000 cidades de 48 países. Até agora, a companhia já registrou mais de 350 mil quilômetros da malha viária pavimentada do país.

Para o presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, este tipo de ação tem valor imensurável para Angra dos Reis, já que transformar o município em um local de utilização de tecnologias de empresas, como a Google, dá a Angra uma visibilidade ímpar, pois além das informações captadas pela empresa, o destino turístico acaba ganhando destaque por todo o mundo.

— Nossa proposta é colocar o município de uma vez no século XXI e o interesse da Google pelas belezas de Angra dos Reis é fundamental para que isto aconteça, em especial porque ações como esta, que a empresa desenvolveu em nossa baía, inserem uma enorme quantidade de informações do município na maior plataforma de informações com acessibilidade pública do mundo e coloca Angra na mira de uma infinidade de pessoas de todo o planeta — avaliou Kaká.

— A determinação da Prefeita Conceição Rabha é que as portas do executivo municipal estejam sempre abertas a toda a empresa que queira estabelecer, corretamente, parcerias em prol do desenvolvimento sustentável de Angra — explicou o Presidente da TurisAngra, que também busca uma forma de viabilizar outros tipos de parcerias no setor de tecnologia, entre elas, uma que poderá possibilitar a instalação de rede de fibra ótica na Ilha Grande.

— Já iniciamos a fase da concepção do projeto e da busca de parceiros para viabilizar a instalação de fibras óticas na Vila do Abraão. Nosso objetivo é poder equipar este importante destino turístico com internet de alta velocidade e câmeras, que poderão ser utilizadas tanto para a divulgação do local em tempo real, quanto para a segurança da população — concluiu Kaká.

Fonte:Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

POLÍTICA AO ALCANCE DE TODOS

AGORA É LEI !!!
Projeto de Lei Nº 00059/2013 do Vereador Jairo Magno, dispõe sobre a colocação de banheiros químicos adaptados as necessidades de portadores de deficiência nos eventos realizados no município.

Em Angra dos Reis passará a vigorar lei municipal que facilitará a vida dos cadeirantes, em eventos públicos ou privados, onde for necessária a utilização de banheiros químicos comuns, sendo de obrigatoriedade dos organizadores que sejam disponibilizados banheiros químicos adaptados a cadeirantes, permitindo que todos possam usufruir das mesmas facilidades.

A iniciativa do vereador Jairo Magno, já aprovada pela Câmara Municipal, em sua luta por uma sociedade mais justa e igualitária, dando acesso às pessoas que possuem necessidades especiais.

O projeto de Lei segue para sanção e regulamentação da prefeita municipal Conceição Rabha passando a vigorar a partir da data de sua publicação.

Fonte: Blog do Vereador Jairo Magno

FRADE ONLINE
Esse é o papel do verdadeiro legislador.
Parabéns ao povo angrense!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Censura

 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a circulação de informação. A censura criminaliza certas ações de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.

O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando alterações de pensamento num determinado grupo e a consequente vontade de mudança. Desta forma, a censura é muito comum entre alguns grupos, como certos grupos de interesse e pressão (lobbies), religiões, multinacionais e governos, como forma de manter o poder. A censura procura também evitar que certos conflitos e discussões se estabeleçam.
A censura pode ser explícita, no caso de estar prevista na lei, proibindo a informação de ser publicada ou acessível, após ter sido analisada previamente por uma entidade censora que avalia se a informação pode ou não ser publicada (como sucedeu na ditadura portuguesa através da PIDE), ou pode tomar a forma de intimidação governamental ou popular, onde as pessoas têm receio de expressar ou mostrar apoio a certas opiniões, com medo de represálias pessoais e profissionais e até ostracismo, como sucedeu nos Estados Unidos com o chamado período do McCartismo.

Pode também a censura ser entendida como a supressão de certos pontos de vista e opiniões divergentes, através da propaganda, contra-informação ou manipulação dos meios de comunicação social. Esses métodos tendem a influenciar opinião pública de forma a evitar que outras ideias, que não as dos grupos dominantes, tenham receptividade.

Formas modernas de censura referem-se a limitações de acesso a certos meios de comunicação, ao modo de atribuição de concessões de rádio e televisão por agências reguladoras ou a critérios editoriais discricionários, segundo os quais um jornal, por exemplo, pode não noticiar determinado fato.

Muitas vezes a censura se justifica em termos de proteção do público, mas, na verdade, esconde uma posição que submete artistas, intelectuais e o próprio movimento social ao poder do estado e infantiliza o público, considerado como incapaz de pensar por si próprio.

Atualmente a censura pode ser contornada mais eficazmente, com o recurso à Internet, graças ao fácil acesso a dados e a sistemas de partilha de ficheiros peer-to-peer - como a Freenet -, de maneira e independentemente de fronteiras geográficas.

A convivência quotidiana com a censura pode suscitar, entre os produtores culturais e formadores de opinião, uma atitude de defesa bastante corrosiva - a autocensura, que consiste em evitar a abordagem de certos assuntos ou a não expressar opiniões que possam gerar situações de confronto com o poder.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Censura

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Estamos aí

Ordem Judicial não se discute; cumpre-se!

"É fácil censurar os outros; difícil é ser censor dos próprios actos."

A VOZ DO POVO É A VOZ DO POVO, É O POVO QUE VOTA


Falta de professores e de segurança na Escola Reseck é preocupante

(Foto Pipa legal)


SERVIDORES ACEITAM PROPOSTA DA PREFEITURA

Salários serão reajustados em 2,06%, e Bancred irá dobrar. Negociações serão retomadas em junho

Em assembleia realizada nesta terça-feira, 9, pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (Sinspmar), os servidores decidiram aprovar a proposta da Prefeitura de Angra, de reajuste de 2,06% do salário e mais 100% de aumento do ticket alimentação (da operadora Bancred). Como parte da proposta, está incluída a retomada da negociação salarial no mês de junho. Os valores serão retroativos a março, mês da data base, inclusive aqueles que venham a ser negociados em junho.

Durante a assembleia, o subsecretário de Gestão de Projetos do município, Acílio Peixoto, leu um documento encaminhado pela prefeita Conceição Rabha direcionando-se aos servidores. No texto, ela reiterou a situação difícil pela qual a Prefeitura de Angra tem passado, devido à perda de arrecadação e ao descontrole financeiro da gestão anterior com pagamento de pessoal. A prefeita pediu a compreensão de todos os funcionários públicos municipais e garantiu que as negociações salariais serão retomadas em junho.

A proposta aprovada também inclui uma auditoria interna na folha de pagamentos, que será feita pela prefeitura com a participação de dois servidores municipais, escolhidos pelo Sinspmar. O sindicato ainda irá realizar uma nova assembleia para escolher quem serão os indicados.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sem EPIs até vai, mas sem comida não dá..

 Anônimo disse...
Caro moderador desse blog venho através de blog fazer uma denuncia sou moradora da japuíba e meu esposo trabalha na empresa Mattos Teixeira. Já havia ouvido falar coisas horríveis do ex sargento e atual vereador Timóteo, porém nunca gostei de me envolver ,mas ontem meu marido me relatou um fato que ele mesmo presenciou assim que teve inicio o mutirão de limpeza no parque mambucaba todos presentes deram uma palavra e na vez do tal vereador mesmo disse assim:` Já que não temos ninguém pra Matar vamos MATAR mosquitos` É impressão minha ou o mesmo declarou com todas as palavras que é matador? Sra prefeita não consigo entender com a senhora admite uma coisa dessas será que o mesmo também anda te coibindo? outro fato interessante que aconteceu no mesmo dia foi o fato de o Sr vereador sua esposa e seus assessores almoçarem a comida que seria dos trabalhadores que trabalharam no mutirão e ainda os seus assessores levaram esposas e filhos .sabe o que aconteceu????? faltou comida para vários trabalhadores o que está acontecendo em Angra Dos Reis? isso está virando Uma terra sem lei sou evangélica não gosto de me envolver ,porém se a gente não falar como as coisas irão mudar isso é uma vergonha que Deus nos guie. estamos perdidos . Por favor tente colocar como matéria principal.

Grata Eugênia Martins
FRADE ONLINE
_Não precisa agradecer dona Eugênia Martins
eu que lhe agradeço pela colaboração..
Estes mutirões sempre foram mais para os políticos aparecer do que para resolver alguma coisa. Não quero nem entrar muito em detalhe, para não me dar um ataque de nervos aqui.Sei perfeitamente o que é isso, já passei por diversas situações desta, e sou testemunha de que estas operações mirabolantes nunca resolve nada, o que precisa é devolver os agentes que foram tirado das equipes de combate, e convocar mais pessoas concursadas e capacitá-las pro combate, e principalmente dar logística e condições para os agentes trabalharem.É isso que precisa ser feito urgentemente.E digo mais, como o colega agente disse, esses caras leigos não ajudam em nada, se não atrapalhasse já seria alguma coisa.O pior é a turma dos puxas-sacos ir comer o almoço dos trabalhadores,aí é de mais..
--Quanto a frase do vereador Thimoteo "que não tem ninguém pra matar" acredito que foi por "força de expressão" 

Incidência de dengue no mundo pode ser o triplo do estimado, diz estudo

Levantamento calculou que pode haver 390 milhões de casos por ano. Pesquisa estimou ainda diagnósticos que médicos não conseguem fazer.
MAPADENGUE
Pontos em vermelho mostram onde há maior incidência de dengue (Foto: Jane Messina/Nature/Divulgação)

Um estudo publicado neste domingo estima que o número de pessoas infectadas com dengue por ano em todo o mundo seja mais de três vezes maior do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) acreditava.

Neste artigo, publicado na versão online da revista “Nature”, a equipe internacional de pesquisadores reuniu dados de vários países afetados pela doença e criou um modelo de computador para estimar o número de pessoas infectadas.

Eles concluíram que cerca de 96 milhões apresentam sintomas claros da doença, mas que até 300 milhões podem adquiri-la sem terem o diagnóstico confirmado por médicos. O total ficaria em aproximadamente 390 milhões de casos por ano, bem acima dos 100 milhões estimados pela OMS.

O levantamento mostrou ainda onde ocorrem esses casos. A Ásia é o continente mais atingido, com 70% dos casos – a Índia sozinha reúne 34% das infecções. Outros 14% dos casos estão nas Américas, com destaque para o Brasil e para o México.

O restante está na África, o que serve como um alerta. Geralmente, a doença não é considerada uma ameaça tão grande no continente porque os médicos não conseguem fazer muitos diagnósticos – em boa parte das vezes, a dengue é confundida com outras doenças que têm sintomas parecidos.

A equipe de Samir Bhatt, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirmou que a descoberta deve ajudar na coordenação na prevenção da dengue, principalmente depois que os cientistas conseguirem elaborar uma vacina contra o vírus. Outro objetivo dos autores é ampliar a discussão sobre o impacto global da doença – apesar de presente no cotidiano brasileiro, a dengue não é muito conhecida na Europa e nos Estados Unidos.
Fonte:G1

Xuxa participa de passeata por direito dos autistas no Rio

A apresentadora Xuxa esteve na passeata Mundo Azul, que aconteceu neste domingo (7), no Leblon, Rio de Janeiro. A caminhada tem como objetivo conscientizar a população sobre o autismo e garantir o direito dos autistas.
Ela comentou sobre o evento no Facebook. "Passeata tudo azul terminou agora com pedido de socorro das famílias para que se respeitem os direitos dos autistas! Recebi muito carinho! Obrigada seguidores!", escreveu ela.

Terra

quem está difamando o PT é o próprio povo do PT, será?

Boa tarde.
Bem como Todos sabem sempre estou conectada a esse blog e não gosto nada quando se referem a minha pessoa. Sou mulher suficiente pra assinar o que escrevo diferente de algumas pessoas nesse blog. Acabei de ligar para o meu pai e perguntei se o mesmo estava ciente do que andava acontecendo, o Mesmo Disse que sim e que até achava engraçado algumas postagens e que o que o povo gosta é de mídia. Bem Fiz algumas perguntas a ele sobre o que li aqui. Ele vai me matar, mas a e vai Bem esses comentários devem ter partido de alguém que esteve na reunião, pois descreveu de forma distorcida uma coisa dita na mesma e pelo que meu pai me passou quem esteve lá foi Amâncio ,Cláudia, Fábio Macedo,Batista,Beth, Itamar,Edna,Jussara Meu pai e etc. Ou alguém desse Grupo está postando coisas aqui ou deixou vazar essa informação e a e quem tem coragem de se identificar, Jogar pedra no telhado dos outros é fácil o problema que esquecemos que nosso telhado também é de vidro. Estão deixando bem claro quem está difamando o PT é o próprio povo do PT. Temos o livre arbítrio e direito de ter nossas próprias opiniões se alguém tem alguma diferença com meu pai vamos parar de jogar sujo e falar na cara dele. Outra coisa sobre o passado, estou cansada de dizer que meu pai nunca escondeu isso de ninguém, quem realmente conhece ele sabe,
É por causa de pessoas iguais a vcx que muito ex detento volta pro crime, pois ele fica marcado para sempre. Na minha opinião, o maior problema de vcx com meu pai é típico de muita gente que quer ganhar a vida de forma fácil porque quando meu pai chegou aqui chegou limpo em nada com uma mão na frente e outra atrás e Hoje é o que é Bem ao invés de ficarem falando e inventando coisas sobre ele vão fazer o que ele está fazendo nesse momento TRABALHAR
Só mais uma coisinha seja homem ou mulher por favor faça igual a mim se identifique.
BJU
Talita.

Enquanto isso o povo vai levando no fu...

Se não tem mais tetas, improvisam!
Anônimo disse...
E AS CENTENAS DE POSTES QUE ESTÃO COM LÂMPADAS QUEIMADAS?
e OS LOCAIS QUE NÃO TEM BRAÇOS DE LUMINÁRIAS?SERÁ QUE NA PMAR NÃO TEM ELETRICISTAS,HEIN PREFEITA E SECRETARIA DE OBRAS???????????????????????????????????????

2 de março de 2013 08:57
EFETIVA DA EDUCAÇÃO disse...
Ter tem,mais eles devem ter metido o pé;pois dizem que o salário de um eletricista da Pmar é de 900.00.E enquanto isso um maldito cc que fica à toa ganha mais de 2500.00.
Tem eletricista da Pmar que pediu licença para trabalhar na Brasfel,.è mole. Um cara que trabalha com rede elétrica e fica com periculosidade ganhar essa ninharia enquanto isso o Cláudio ladrão carneiro ganha quase 10.000.00 para chegar na Prevmar ás 10 e não voltar mais.Melhor dizendo, vai para o bar do Baíco,Damião ou bar da Célia para encher a cara de coqueiro junto com a namoradaa e o Zé dos Remédios.Essa é a mamãe Pmar,ou melhor,essa é a mamãe Conceição. ahahahahah.


- Josué Manoel,
Acredito que realmente esteja faltando profissional nesta área mesmo, eu participei do concurso de 2008 disputando uma única vaga de artífice para eletricista, consegui classificar na prova objetiva em 7º lugar,o edital do concurso dizia o seguinte: os 20 candidatos que conseguir a melhor colocação vai fazer a prova prática.Nesta fase foram classificados só 4 candidatos eu consegui classificar em 4º lugar. Quando me convocaram,eu ja estava terminando o estágio probatório de ACE, onde eu teria passado por todo tipo de humilhação e perseguição,tentei argumentar que para eu assumir minha vaga de eletricista, eu teria o direito de voltar para o cargo de ACE se por acaso eu não conseguisse me adaptar a nova função, mas eles foram implacáveis, é lei e precisa ser cumprida, nesse caso eu teria que abrir mão da função de ACE e começar do zero, ou seja, eu teria que passar por mais (3) três anos probatórios para conseguir minha efetivação. Fui obrigado a tomar uma decisão, e acabei optando pela minha atual função, pois só Deus e eu somos testemunhas do quanto é difícil vencer um estágio probatória nesta prefeitura. Por mais que eu quisesse trabalhar de eletricista , (que é a minha profissão e adoro isso), eu não poderia arriscar por minha cabeça a premio novamente.

Por isso, ando de cabeça erguida e respeito cada servidor publico concursado, pois alem de ter que provar que é capaz para passar em um concurso muito disputado, ainda precisa provar que tem paciência de Jó para suportar humilhação de um ordinário que não vale a merda do cavalo do bandido, esta é na minha opinião a pior fase de um concurso. Passar não é tão difícil,mas ser avaliado por canalhas é horrível.

domingo, 7 de abril de 2013

Indiciamento de Lula passa a preocupar, de fato, a cúpula petista


Lula é, hoje, um dos grandes líderes latino-americanos

Os fortes indícios de que aponta no horizonte político brasileiro um novo julgamento espetaculizado, nos moldes do que foi o da Ação Penal 470, no Supremo Tribunal Federal (STF), conhecido como ‘mensalão’, levaram um grupo de líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) a se reunir para uma avaliação mais ampla do quadro de dificuldades que se avizinha. Para um dos integrantes do encontro nesta manhã de sábado, na capital paulista, em uma ligação por telefone com o Correio do Brasil, “o quadro é mais sério do que se imagina”. Não resta dúvida, para este interlocutor de peso na direção da legenda, que os adversários controlam boa parte do Judiciário, em suas camadas mais altas. “É sintomático”, para o líder petista, o fato de a Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) aceitar o inquérito aberto após as denúncias do réu na AP 470 Marcos Valério, condenado a 40 anos de prisão, de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria, de alguma forma, envolvido no escândalo.

Na mesma linha, o autor do Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães, publicou nas primeiras horas da manhã que “um ‘passarinho’ muito bem informado” lhe contou que o PT está “preocupadíssimo com o recente indiciamento de Lula” pela PRDF. Ainda segundo Guimarães, que é também advogado, “para todos os efeitos, portanto, Lula foi indiciado. A tecnicalidade não muda a situação. Aliás, o próprio noticiário aponta para isso”, disse.

No artigo publicado, o blogueiro lembra que este “é o primeiro inquérito aberto com o objetivo único de investigar se Lula atuou no ‘mensalão’, apesar de a Ação Penal 470 (iniciada em 2007 pelo Supremo Tribunal Federal) tê-lo investigado antes de aceitar a denúncia da Procuradoria Geral da República. Tanto o ex-procurador-geral Antonio Fernando de Souza – autor da denúncia do escândalo – quanto o STF, porém, à época entenderam que não havia elementos para indiciar Lula juntamente aos outros 38 acusados naquela ação penal”.

“Lula, portanto, jamais foi indiciado como alvo específico. Assim, o significado do que acaba de ocorrer é muito maior do que se pensa, ainda que o alarde da mídia sobre o fato (…) esteja esperando a hora certa para ter início”, acrescentou.

De acordo com o articulista, “a investigação que começa a tramitar na Procuradoria do Distrito Federal, segundo petistas graúdos – que só agora começam a se preocupar de verdade com a utilização do MPF e do Judiciário por seus adversários políticos –, tem todas as características da AP 470 e já é dado por aqueles ‘petistas graúdos’ como certo que deverá ter o mesmo destino, se nada for feito enquanto é tempo”.

“Em primeiro lugar, lembremo-nos de que o julgamento do ‘mensalão’ subverteu toda ordem jurídica e as jurisprudências conhecidas, inovando em procedimentos e critérios, chegando ao ponto de dar tratamento diferente àquele inquérito do que foi dado a outros absolutamente iguais, como no caso do desmembramento do processo quanto aos réus que não tinham foro ‘privilegiado’, o que não foi feito com o inquérito do ‘mensalão tucano’. Dessa maneira, esqueçamo-nos de que Lula não tem mais foro privilegiado e de que, assim, não pode ser julgado pelo STF, tendo direito ao que aquela Corte negou a réus da AP 470 que tampouco deveriam ser julgados por ela: o duplo grau de jurisdição”, assinala.

Guimarães também lembra que “a desvantagem do ‘foro privilegiado’ para réus de ações penais é a de que o STF pode, a seu bel prazer, antecipar prazos e criar jurisprudências, como aconteceu no caso da AP 470, com sua teoria do ‘domínio do fato’, ou negar um desmembramento da ação que fora concedido a outra praticamente idêntica, só que envolvendo o PSDB e não o PT. Para réus de ações penais, portanto, o ‘foro privilegiado’ não traz privilégios”.

Mas a armadilha para o ex-presidente Lula, segundo Guimarães, é que o STF pode, “sim, arrogar para si o julgamento do ex-presidente, caso a Procuradoria do Distrito Federal opte pela abertura de ação penal contra ele, pois aquela Corte pode entender que a característica da denúncia a enquadra no mesmo processo que condenou José Dirceu e companhia petista limitada. O Supremo Tribunal Federal começou o julgamento dos 38 réus do escândalo do ‘mensalão’ no dia 2 de agosto de 2012. Já nos primeiros momentos de um processo visto por inúmeros e respeitados juristas como um julgamento de exceção pelas inovações que perpetrou, já era possível prever no que daria. Naquele primeiro momento, movimentos sociais e sindicatos ligados ao PT, tais como MST, CUT etc., prometeram mobilização, manifestações, ações que visassem mostrar aos que pretendiam promover uma farsa jurídica que a sociedade civil não a aceitaria. Porém, ficou só no gogó”, repara.

A indecisão do PT, diante do ataque pesado às forças progressistas em duas frentes: no STF e na mídia conservadora, custará muito caro no futuro, calcula Guimarães: “Lula se calou – e até hoje segue calado – e Dilma manteve uma distância daquela vergonha que, anotem aí, irá lhe cobrar um preço muito mais alto do que pode sequer imaginar. E que não se resumirá à muito maior dificuldade que terá em se reeleger, caso seu principal cabo eleitoral, ano que vem, seja alvo de uma ação penal no Supremo. Lula, hoje, é o alvo mais apetitoso não só da direita midiática brasileira, mas da de toda a América Latina. Não é apenas o maior eleitor do Brasil. Com a morte de Hugo Chávez, vai assumindo o posto de líder máximo da esquerda na região. Levá-lo à desmoralização – e quem sabe até ao cárcere – é um dos sonhos mais acalentados por essa direita”, acrescentou.

O cenário de uma eventual retomada do poder por parte das forças reacionárias, no Brasil, seria o pior possível para a os setores progressistas da sociedade. “Com a esquerda brasileira apeada do poder, um efeito dominó será desencadeado pela América Latina. Com a direita governando a maior potência regional haverá rompimento de acordos e até sufocamento de governos de esquerda em países como Argentina, Bolívia, Equador, Peru, Venezuela e outros. Para o Brasil, a volta da direita midiática ao poder será a maior desgraça de sua história. Essa retomada do poder visa interromper um processo que está eliminando a característica mais perversa deste país, a de pátria da desigualdade. Alguém acha que não gostam de Lula e do PT por serem feios, sujos e malvados? A direita midiática não gosta deles porque é formada por uma elite étnica e regional minúscula que durante o nosso meio milênio de história concentrou uma parte indecente da renda nacional, colocando o Brasil como o país virtualmente mais injusto do mundo até hoje”, afirma.

Monopólio da mídia
Lula percebeu, há muito tempo, o risco que corre a democracia brasileira e os avanços sociais realizados durante seus oito anos de mandato, caso permaneça como está a política nacional de comunicação, com apenas nove famílias no comando dos principais jornais, revistas e canais de TV do país. A frente da informação, segundo avalia aquele interlocutor, que preferiu o anonimato “para não dar munição aos adversários”, é hoje um dos pontos cruciais para “a sobrevivência não apenas do PT, mas das forças progressistas e do próprio governo Dilma”.

– Está cada vez mais profundo o fosso que separa uma parcela considerável do partido e a política de comunicação social do Palácio do Planalto. Hoje, arrisco dizer que já é visível, para a maioria da direção do PT, que está completamente furada a tese de que é preciso agir, e pagar milhões de reais por isso, como se o país vivesse um período de normalidade democrática, dentro de um setor integralmente moldado pela ditadura militar e o poder econômico que a instituiu e manteve ao longo de mais de 20 anos. Este é o mesmo poder que manipula uma parcela do Judiciário e controla a mídia conservadora. E o que é o pior, exerce esse controle com recursos públicos. É impensável seguir adiante com este modelo, defendido por grande parte da base aliada e os ministros da área, a saber: a secretária de Comunicação Social, Helena Chagas, e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo – apontou.

Mesmo Lula, que normalmente evita tocar no assunto, não deixou dúvidas quanto à necessidade de uma reforma no setor, com o estabelecimento de marcos regulatórios que impeçam a formação dos cartéis e da concentração crescente, hoje, na área da Comunicação Social, no Brasil. Em discurso na noite desta quinta-feira, em Montevidéo, Lula foi enfático:

– Não pode haver um monopólio dos meios de comunicação.

O ex-presidente reconhece que, “no Brasil, nós temos nove famílias que determinam praticamente todo o poderio dos meios de comunicação”, e mudar este cenário “não é fácil”.

– Fizemos uma grande conferência, no Brasil, de que participaram milhares de pessoas e aprovamos um programa que agora está sendo discutido no Ministério das Comunicações para ver como se encaminha o debate para a sociedade avançar. Porque nós queremos avançar, não queremos polemizar. O que nós queremos é provar que uma legislação que tem uma regulação feita em 1962 não vale para 2013. Não vale porque a gente não tinha um terço das coisas que nós temos hoje – finalizou.

Correio do Brasil