- Uma importante missão será iniciada neste mês de setembro pela NASA. A OSIRIS-REx tem como objetivo, investigar o asteroide Bennu, que poderá colidir e destruir a Terra em 120 anos.
- Segundo Dante Lauretta, pesquisador da missão, esse é o começo da viagem de sete anos para trazer amostras cristalinas do asteroide Bennu. Foi construído uma nave espacial para trazer informações sobre esse asteroide.
- O conhecimento sobre sua estrutura e propriedades físicas e químicas permitirá aos especialistas ajudar a diminuir o impacto do asteroide.
- A previsão é que a nave alcançará Bennu em agosto de 2018 para reunir material de sua superfície e regressará em setembro de 2023.
- Durante a viagem, OSIRIS-REx orbitará por um ano ao redor do Sol e utilizará o campo gravitacional do planeta para se impulsionar até o asteroide.
- O asteroide, que tem aproximadamente 500 metros em diâmetro e viaja ao redor do Sol a 100.000 quilômetros por hora, irá passar entre a Terra e a Lua no ano de 2135.
- “Essa passagem de 2135 irá modificar a órbita de Bennu, potencialmente colocando-o em rota para a Terra mais no final daquele século”, disse ao The Sunday Times, o professor de ciência planetária para a Universidade de Arizona, Dante Lauretta.
- “Ele pode estar destinado a causar imenso sofrimento e morte”, adicionou.
- Embora os pesquisadores terão dificuldades em predizer o quão próximo o asteroide passará da Terra, e como a sua órbita irá ser afetada por essa passagem, Lauretta estima que ela poderia mudar o asteroide para um curso de colisão com a Terra.
- Se o asteroide impactar a Terra, será similar à explosão de 3 bilhões de toneladas de explosivos.
Fonte: ancient-code.com / Nerdices