QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

1% da população mundial detém 50% do PIB do planeta. Em 2016, grupo com 1% dos mais ricos do mundo vai superar os 99% mais pobres

A concentração de riqueza no mundo poderá se radicalizar ainda mais se governos, sociedades e os organismos financeiros multilaterais não adotarem ou reforçarem suas políticas de distribuição de renda. Um relatório divulgado pela Oxfam International, organização não-governamental britânica voltada ao combate à pobreza no mundo, aponta que em 2016 o grupo com 1% das pessoas mais ricas do planeta vai superar as posses dos 99% mais pobres.

Em 2014, enquanto o grupo de 1% mantinha 48% de toda a riqueza, os 99% mais pobres detinham 52%. Desde 2010, no entanto, esses números seguem tendências inversas, que favorecem a concentração. O estudo, feito com base em dados do Credit Suisse, prevê que em 2016 o mais ricos vão superar a barreira dos 50% da riqueza total do mundo.

Por conta desses dados, a Oxfam, cuja diretora-geral, Winnie Byanyima, copresidirá o Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), exigiu "a realização, este ano, de uma cúpula mundial para reescrever as regras fiscais internacionais". O fórum será realizado de quarta-feira (21) a sábado (24), e reunirá líderes mundiais. "A amplitude das desigualdades mundiais é vertiginosa", disse Winnie, para quem "o fosso entre as grandes fortunas e o resto da população aumenta rapidamente".

Um detalhe que o relatório observa é que no universo dos mais pobres o modelo de concentração também se reproduz. Dos 52% de riqueza do grupo, quase a totalidade está na mão dos 20% mais ricos, enquanto 80% da população conta com apenas 5,5% da riqueza para garantir a sua sobrevivência.
As tendências de concentração despontam onde quer que se olhem os números do estudo da Oxfam, cuja base temporal compreende o período de 2010 a 2020. O relatório cita que a lista da Forbes com as 80 pessoas mais ricas do planeta também segue ritmo de concentração. Em 2010, esse grupo detinha 1,3 bilhão de dólares, cifra que em 2014 subiu para 1,9 bilhão de dólares. Ou seja, em quatro anos, o grupo ficou 600 milhões de dólares mais rico, cifra nada desprezível.
Atualmente, essas 80 pessoas possuem a mesma riqueza de 50% da população mundial mais pobre, que compreende 3,5 milhões de pessoas. Considerando a referência de 50% da riqueza, vê-se também que o grupo de 80 pessoas tende a diminuir. Em 2010, um grupo de 388 pessoas detinha 50% da riqueza mundial, número que caiu para 80 no ano passado.

O relatório também lembra que em 2014 havia 1.645 milionários, segundo a Forbes, e que 30% desse grupo era formado por cidadãos norte-americanos. “Os milionários são um coletivo fundamentalmente composto por homens de idade madura: 85% superam os 50 anos e 90% são homens”, afirma o estudo.

Entre as razões da concentração de riqueza, o relatório destaca os setores econômicos que têm contribuído para esse estado que espelha a injustiça social. Segundo dados da Forbes de março do ano passado, 20% dessas pessoas estão vinculadas ao setor financeiro e de seguros, que constituem a origem de riqueza mais habitual.
Os setores de farmacêutico e de saúde também despontam em favor da concentração. Entre março de 2013 e março de 2014, 29 pessoas desses setores passaram a engrossar a lista dos milionários, de tal modo que 90 deles agora atuam nesses setores.

Reator desarma e geração de energia é interrompida na usina Angra 1

O reator da usina nuclear Angra 1, foi automaticamente desligado na tarde de segunda-feira (19). A ação emergencial interrompeu a produção de energia na usina e a desconectou do Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com nota enviada pela assessoria de comunicação da Eletrobras Eletronuclear, o desarme do reator foi uma medida de segurança entre o conjunto de equipamentos que o protege, depois de uma forte queda na frequência do SIN.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a oscilação foi provocada por restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, frente a uma grande demanda em horário de pico.

O ONS também disse que adotou "medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema".

Ainda segundo a nota da Eletrobras Eletronuclear, o desligamento não ofereceu risco aos trabalhadores, à população e ao meio ambiente. Até a publicação desta reportagem, técnicos trabalhavam para restabelecer o sincronismo da unidade ao SIN. A previsão é que o trabalho seja concluído nesta terça-feira (20).

A queda na frequência no SIN também causou o desligamento de outras geradoras, como Volta Grande, Amador, Aguiar II, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas II, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); Governador Ney Braga (Sul).

O SIN é um sistema de coordenação e controle formado por empresas de geração de energia das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte. Apenas 1,7% da energia usada pelo país encontra-se fora do SIN, em pequenos sistemas isolados localizados, principalmente, na região amazônica, segundo o site da ONS.

Fonte - G1

Ex-secretário de saúde de Angra fala pela primeira vez sobre sua exoneração e fala sua opinião em relação ao governo

O Ex-secretario de saúde, de Angra dos Reis, Dr. Carlos Vasconcellos, publicou em sua pagina no facebook, uma carta aberta a prefeita Conceição Rabha, a carta tem vários parágrafos, onde ele faz suas ponderações em relação ao governo, o texto é muito longo,por isso copiei apenas a parte onde faz criticas ao governo,e explica por que o governo não é ótimo, atribuindo os pontos negativos do governo em querer agradar a todos.

VEJA ABAIXO PARTE DO TEXTO;
A Prefeita Conceição Rabha~

Teria meus motivos pessoais para ter ressentimento contra a Prefeita e seu Governo. Afinal, dele participei mas fui por ela exonerado.
Desde a exoneração, que foi em maio passado, tenho evitado me posicionar publicamente quanto ao Governo de Angra, por quarentena autoimposta e também para evitar as polêmicas e fofocas que neste veículo são tão frequentes.
No entanto, frente às manifestações referentes à Prefeitura, imputando ao mandato atual culpa até pela falta de chuva, não há como me calar.
O mandato é ótimo? Não acho.
por que não posso achar o Governo Conceição Rabha ótimo? Por que, a meu ver, ele incorreu - e incorre - no erro de tentar agradar a todos, e assim acaba também desagradando. Não há como manter a lógica de distribuição generosa de cargos sem onerar a folha e sem manter a relação política com a Câmara na base do cargo por apoio. Não dá para contratar professores, médicos, enfermeiros, e outros profissionais, sem rever políticas de remuneração para determinados grupos de servidores que incorporam cargos, que têm vantagens em cima de vantagens; não dá para dar aumento linear para os servidores e aumentar quem já recebe demais da conta, ao invés de corrigir as distorções mais evidentes; não dá para manter passagem a um real, mesmo para quem é rico, sem onerar os cofres e dificultar a implantação de programas efetivamente com recorte social. Enfim, governar é fazer escolhas, e por vezes tenho a impressão que ao escolher tentar agradar a todos o Governo erra.
Principalmente porque alguns que o Governo tenta desesperadamente agradar são, foram e serão - sempre - contra o Governo, mesmo que digam o contrário, porque na verdade esses alguns perseguem outro modelo de Governo, que evite olhar da Garatucaia ao Perequê, e que concentre o Governo nos interesses da Rua do Comércio.
Carlos Vasconcellos
15 de janeiro às 20:01 

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Igrejas brasileiras com sede em Volta Redonda foram incendiadas na Africa

Dois templos da igreja evangélica Presbiteriana Viva (IPV), no Niger - norte da África com sede em Volta Redonda-RJ, foram incendiadas e saqueadas por terroristas no sábado (17).
A onda de ataques começou devido às publicações de charges do profeta Maomé divulgadas pelo jornal francês "Charlie Hebdo"


 A igreja Chama Viva confirmou nesta segunda feira,no site oficial,o ataque aos templos.

Sobre os ataques às Igrejas no Níger

Temos acompanhado pela TV e internet a cobertura dos protestos em Niamey contra a charge do profeta Maomé publicada pela revista satírica francesa ‘Charlie Hebdo’. Estes protestos deixaram pelo menos sete Igrejas incendiadas neste último sábado, 17 de janeiro. Dessas sete, duas foram Igrejas nossas que nasceram naquela região nos últimos anos.
A comunicação direta com nossos Pastores no local tem sido restrita ao coordenador dos nossos trabalhos na África. Sabemos que muitas notícias equivocadas podem surgir neste momento tão delicado, por isso, queremos esclarecer e afirmar que os Pastores e suas equipes e famílias estão bem e reunidos em segurança.
Escolhemos não divulgar nenhum nome envolvido para a segurança dos mesmos e vamos manter este post atualizado com possíveis novas informações nos próximos dias. Todo e qualquer contato referente a estes assuntos pedimos que seja feito apenas à IPV Sede.
 Contamos com suas orações!