QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Conheça os vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus, saiba a diferença entre eles


Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
É um inseto de comportamento estritamente urbano. Em média, cada Aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Uma vez com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença. 
 
Os ovos não são postos na água, e sim na borda de recipientes - como latas e garrafas, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa servir para armazenamento -, milímetros acima do nível da água. Quando chove, o nível da água sobe e entra em contato com os ovos, que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito.
 
As fêmeas e os machos ficam dentro das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25 a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas, o Aedes diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre.




terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Jovem é morta pela companheira dentro de apartamento no RS

Helenara Pinzon, (à esquerda) de 22 anos,Stéphanie Freitas,(à direita) de 24 anos,

A jovem Helenara Pinzon, de 22 anos, foi morta a facadas pela companheira dentro do apartamento onde morava em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul. O assassinato aconteceu no sábado, no bairro Nossa Senhora de Lourdes.

Conforme a Polícia Civil, os vizinhos fizeram um chamado pelo telefone 190 da Brigada Militar e relataram que ouviram gritos da briga entre as duas jovens, que vivam juntas há pelo menos oito meses.

Ao chegar ao apartamento, policiais militares encontraram a vítima, já morta com ferimentos de faca no pescoço, abdome e peito. A autora do crime, Stéphanie Freitas, de 24 anos, foi presa em flagrante. Em depoimento à polícia, testemunhas relataram que o casal teria rompido recentemente o relacionamento.

As circunstâncias do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil de Santa Maria. Helenara Pinzon foi sepultada na manhã deste domingo, 6, no cemitério da cidade de Três de Maio, onde nasceu.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Benefícios e usos da folha de amora

Folha de amora: conheça quais são os benefícios para a saúde


Pertencente ao grupo das frutas vermelhas, cheia de sabor e suco, a amora é uma das principais fontes de vitamina A e C. Além disso, o chá feito da folha da amora é capaz de contribuir no emagrecimento e na saúde dos ossos, devido a grande quantidade de cálcio presente na planta.
  

Benefícios e usos da folha de amora

Os benefícios de adicionar a amora ao cardápio não estão somente dentro da fruta, mas também nas folhas da planta. O seu chá é capaz de contribuir com a perda de peso por causa da presença de fibras em sua composição, o que facilita o funcionamento do intestino e melhora a digestão.

Em média, é possível perder até 1,5 quilos por semana, aliando o consumo da bebida com uma alimentação balanceada e a prática diária de atividades físicas.

Além disso, a folha da amora pode ser bastante vantajosa para as mulheres. Seu efeito alivia as dores da cólica e ameniza a tensão pré-menstrual. Durante a menopausa, o chá contribui no tratamento do ressecamento vaginal e as ondas de calor constantes.

Quanto ao tratamento alternativo para doenças, a bebida pode auxiliar os diabéticos, uma vez que apresenta características inibidoras da taxa de glicose, com a liberação natural do hormônio insulina. O consumo do chá também é capaz de minimizar o acúmulo de gordura e colesterol nos rins e no fígado.

A planta apresenta 22 vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, ferro, magnésio, proteínas, fibras e zinco. A bebida age ainda no controle das taxas de colesterol e gorduras do sangue, melhorando a circulação sanguínea.

O chá de folha de amora possui função reguladora do intestino devido a grande quantidade de fibras que apresenta, o que pode melhorar a prisão de ventre e manter a flora intestinal saudável.

Amora e seus benefícios

Existem três tipos de amoras: as brancas, pretas e vermelhas. Geralmente, as pretas são as mais cultivadas em pomares, sendo mais fáceis de encontrar em supermercados ou até mesmo no pátio do seu vizinho.

A fruta é fonte de vitamina C e ferro, principalmente, atuando no sistema imunológico e naprevenção da anemia. Além disso, apresenta antioxidantes capazes de minimizar os danos causados nas células pelos radicais livres. Sua alta quantidade de cálcio pode colaborar no combate à osteoporose. 

Veja abaixo como preparar um chá de folha de amora em casa:

Ingredientes:

- 1 litro de água
- 1 colher de sopa de folhas de amora secas

Modo de preparo:

Ferva a água em uma panela e em seguida despeje em uma jarra. Acrescente as folhas da planta e espere esfriar naturalmente. Quando o chá estiver morno, coe o líquido e beba. Evite usar açúcar, adoçantes ou aditivos para adoçar.

Se sobrar, a bebida pode ser conservada dentro de uma garrafa térmica, mas não por mais de 24 horas. Não exagere na dose. O seu consumo é indicado para apenas três xícaras por dia. Lembre-se que o chá é apenas um aliado da dieta. É importante o acompanhamento com nutricionista, para garantir um cardápio equilibrado de acordo com suas necessidades.

domingo, 6 de dezembro de 2015

Navios fantasmas cheios de cadáveres estão aportando no Japão


Foram 157 casos nos últimos 3 anos (Foto: Reprodução)
Um navio flutua sem rumo pelos mares porque não há ninguém para comandá-lo. Por algum motivo macabro, toda a tripulação está morta e seus corpos agora apodrecem no convés. Pode parecer coisa da época dos piratas ou então de um conto de terror, mas acredite: isso tem acontecido com uma frequência perturbadora na costa noroeste do Japão. Ninguém sabe ao certo o que está por trás dos 157 barcos fantasma que apareceram ali nos últimos três anos.
Só da metade de outubro para cá, a guarda costeira japonesa localizou pelo menos 12 barcos fantasma à deriva, e dentro deles haviam 22 corpos irreconhecíveis, em estado avançado de decomposição. As autoridades da Ásia Oriental estudam o caso e ainda não chegaram a uma conclusão definitiva, mas as evidências apontam que boa parte dos navios têm uma origem comum - a Coreia do Norte.
O que dizem as evidências Em entrevista ao Japan Times, Yoshiaki Hiroto, um oficial da guarda costeira do Japão, relatou que as condições precárias e o tamanho modesto dos navios (cerca de 10 metros da proa à popa), não são típicos dos barcos chineses ou japoneses. Eles são característicos das embarcações norte-coreanas.
Hiroto também afirmou que foram encontrados no convés equipamentos com inscrições no alfabeto usado na Coreia, chamado de hangul. Um dos escritos fazia referência ao “Exército Popular da Coreia”, como são mais conhecidas as forças militares do líder Kim Jong-un. Mas, afinal, por que a tripulação de tantos navios norte-coreanos estariam sendo dizimadas misteriosamente em alto mar? Existem duas explicações possíveis, uma delas mais provável que a outra.
As explicações
Alguns defendem que os barcos são de desertores do regime norte-coreano que, por falta de mantimentos e sem qualquer apoio, acabam perecendo todos. Esse cenário não é muito plausível porque raramente os desertores tentam fugir para o Japão de barco - o último caso ocorreu há quatro anos. As deserções mais comuns são feitas por terra até o China ou então pela costa até a Coreia do Sul. Por isso, os especialistas acreditam que as mortes (e os navios fantasmas) são fruto da pressão do próprio governo da Coreia do Norte. Devido à escassez de alimentos que assola o país há tempos, Kim Jong-un estaria tomando medidas drásticas em busca de comida para seu povo.
Elas incluem mandar pescadores para águas profundas, distantes da costa e mais ricas em peixes. Devido às condições precárias das embarcações, as adversidades impostas pela navegação em alto mar acabam fazendo com que a tripulação não resista. Robert Dujarric, diretor do Instituto de Estudos Asiáticos Contemporâneos da Universidade Temple, explicou a situação ao South China Morning Post: “A explicação mais provável é que essas pessoas eram simplesmente pescadores que estavam tentando atingir cotas expressivas e ficaram sem combustível longe demais no oceano para conseguirem voltar para casa”, disse.
Fonte: IFLSCIENCE