QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Pombos: conheça os riscos que eles trazem para a saúde


Os pombos são aves que vivem com facilidade nas cidades, morando em edificações onde costumam fazer seus ninhos em telhados, forros, caixas de ar condicionado, torres de igrejas e marquises. Causam prejuízos por danificar as estruturas dos prédios.
Por serem simpáticos e símbolos da paz, algumas pessoas gostam de alimentá-los com restos de comida, pão, pipocas, que são alimentos inadequados e prejudicam a saúde dos animais, além de viciá-los.
Como dificilmente são caçados por outros animais, sua população cresce muito rápido e o aumento de sua quantidade tornou-se um grave problema de saúde, pois, podem causar várias doenças graves que podem levar à morte ou deixar seqüela, destacando-se:
- salmonelose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes animais;
- criptococose: doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; e isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos;
- histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo);
- ornitose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos;
- meningite: inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.


Medidas de controle:
- retirar ninhos e ovos;
- umedecer as fezes dos pombos com desinfetante antes de varrê-las;
- utilizar luvas e máscara ou pano úmido para cobrir o nariz e a boca ao fazer a limpeza do local onde estão as fezes;
- vedar buracos ou vãos entre paredes, telhados e forros;
- colocar telas em varandas, janelas e caixas de ar condicionado;
- não deixar restos de alimentos que possam servir aos pombos, como ração de cães e gatos;
- utilizar grampos em beirais para evitar que os pombos pousem;
- acondicionar corretamente o lixo em recipientes fechados;
- nunca alimentar os pombos.

É muito importante para nossa saúde controlar a população desses animais na comunidade, fazendo com que eles procurem locais mais adequados para viver, com alimentação correta e longe dos perigos das cidades. Um pombo na cidade vive em média 4 anos, enquanto que em seu ambiente natural pode viver até 15 anos.


IMPORTANTE

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As
informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.


 São lindos, mas não são inofensivos  como parecem.



domingo, 18 de outubro de 2015

Grave acidente envolvendo ônibus da Senhor do Bonfim na altura do Condomínio Marbella Angra dos Reis


Um grave acidente ocorrido na inicio da noite deste domingo (18/10, na Rodovia Rio-Santos, envolvendo um caminhão e um ônibus da Viação Senhor do Bonfim , na altura do Condomínio Marbella bairro Pontal Angra dos Reis
A foto enviada para o grupo whatsapp do blog Frade Online,  De acordo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram duas vitimas fatal e outras 14 ficaram feridas, Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) e as vítimas foram levadas para um hospital.
Ainda  segundo a PRF, as colisões aconteceu entre carro, caminhonete e ônibus  chovia muito na hora do acidente.   
O estado de saúde dos feridos e a identidade das pessoas não foram divulgados. O caso foi registrado na 166ª DP ,

Arqueólogos acreditam ter descoberto cidade de Sodoma

 Depois de passarem doze anos escavando a região do monte Tall el-Hammam, na Jordânia, arqueólogos afirmam ter finalmente encontrado o que procuravam - amítica cidade bíblica de Sodoma. Para quem não se lembra, a narrativa da Bíblia afirma que Sodoma, junto de Gomorra, teria sido destruída pela ira de Deus devido às práticas pecaminosas de seus habitantes. Tanto que a palavra “sodomia” vem daí. As escavaçõesforam organizadas por uma equipe de pesquisadores da Universidade Trinity Southwest, do Novo México, e lideradas pelo arqueólogo Steven Collins.
TRABALHOS DE ESCAVAÇÃO NO MONTE TALL EL-HAMMAM (FOTO: REPRODUÇÃO)

Collins explica que o local foi selecionado por ser o maior de toda a região sul do Vale do Rio Jordão, com cerca de cinco a dez vezes o tamanho das antigas cidades-estado que ficavam nos arredores. “Cheguei à conclusão de que, se alguém quisesse achar Sodoma, deveria procurar pela maior cidade que existiu naquela área durante a Idade do Bronze, no tempo de Abraão”, disse o arqueólogo. Ele explica que, antes de sua pesquisa, os mapas que mostram a região naquela época longínqua eram bem incompletos.

A localização era privilegiada por proporcionar fácil acesso a grandes reservatórios de água - o Rio Jordão e também o Mar Morto. A proximidade de importantes rotas comerciais também ajuda a explicar o fato de a suposta Sodoma ter prosperado por volta dos anos 3500 e 1450 antes de Cristo. No entanto, o pesquisador afirma que no final da Idade do Bronze, a gigantesca cidade-estado foi misteriosamente evacuada e permaneceu sendo uma terra desolada por cerca de 700 anos, até voltar a ser povoada e florescer novamente. Se a causa foi mesmo a tal “ira de Deus”, provavelmente jamais saberemos.
PINTURA RETRATA IRA DE DEUS DESTRUINDO SODOMA (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

A equipe comparou os objetos encontrados naquele sítio arqueológico com o das outras ruínas do entorno que datam da mesma época e não teve dúvidas de que se tratava da lendária cidade bíblica. Os achados foram desenterrados a cerca de quatro metros da superfície atual de Tall el-Hammam, profundidade que corresponde ao estrato da Idade do Bronze.

As dimensões e a opulência do povoado que eles encontraram são impressionantes. Na Antiguidade, a cidade era dividida em dois distritos principais e ostentava muralhas com uma altura que variava entre cinco e dez metros e tinha uma grossura de sete metros. A construção exigiu milhões de tijolos e certamente foi erguida pelo trabalho árduo de incontáveis operários.

Evidências de grandes portões e torres indicam que as fortificações de Sodoma durante a Idade do Bronze eram ainda mais expressivas do que se pensava. Também existiam ali diversas praças conectadas por vielas além de construções sofisticadas. “O sistema defensivo era impressionante e formidável, seu objetivo era proteger as casas dos cidadãos mais abastados da cidade, incluindo o palácio do rei, assim como templos e outros edifícios administrativos”, explica Collins.

Histórico e lendas

12
Sodoma fazia parte das cinco cidades-estado do chamado vale de Sidim, um vale próximo do mar Morto. A cidade era descrita como um local paradisíaco. Atualmente o local está submerso pelas suas águas salgadas do Mar Morto.

Nas histórias contadas na Bíblia, após o retorno de Abraão do Egito, os habitantes de Sodoma foram considerados grandes pecadores contra Deus. Porém, isso não impediu uma coexistência pacífica entre os habitantes de Sodoma com Abraão e seu sobrinho, Ló.
11
De acordo com as escrituras judaicas clássicos os habitantes da cidade eram conhecidos pela crueldade e falta de hospitalidade com forasteiros. Uma tradição rabínica, exposta na Mishnah, afirma que os pecados de Sodoma estavam relacionados à ganância e ao apego excessivo à propriedade, e que são interpretados como sinais de falta de compaixão.

Um dos crimes cometidos contra os forasteiros era o estupro. Também existia um ritual macabro onde, se os hóspedes fossem mais altos que a cama, eles eram amputados, se eram mais baixos, eram esticados até atingirem o comprimento da cama.
Fonte: Express