QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Município de Angra dos Reis divisão distrital



O Município de Angra dos Reis está situado no litoral fluminense, tendo sido uma das primeiras povoações em terras brasileiras. A penetração de seu território data de poucos anos após a descoberta do Brasil. Segundo alguns autores, Angra dos Reis foi descoberto, em 1502, a 6 de janeiro, por André Gonçalves; segundo outros, em 1532, no mesmo dia e mês, por Martim Afonso de Souza, donatário das Capitanias de São Tomé e São Vicente. O certo é que, no dia consignado à devoção dos Reis Magos, foi descoberta uma pequena baía, a que se deu o nome de Angra dos Reis, em alusão à data.
Após a notícia do descobrimento, para lá se dirigiram, em 1556, os primeiros colonos que, conforme a tradição, foram os filhos do brigadeiro Antônio de Oliveira e, em 1559, Vicente Fonseca e sua família. Já em 1593 era reconhecida como freguesia, verificando-se em 1608 sua elevação à categoria de vila, com a denominação de Vila dos Reis Magos da Ilha Grande, posteriormente Vila de Nossa Senhora da Conceição da Ilha Grande.
Angra dos Reis, por seu comércio e produção industrial, foi uma das mais importantes cidades da Província do Rio de Janeiro. Um período de decadência teve início com a inauguração do ramal férreo de São Paulo, culminando em 1888, com a lei de abolição da escravatura. O desvio das mercadorias que anteriormente eram destinadas a seu porto e a falta de braços para a lavoura fizeram estagnar o movimento comercial, atingindo seu poder produtivo.
Essa situação perdurou até 1926, quando se iniciou a reconstrução do porto, concluída em 1930. A esses melhoramentos seguiram-se a inauguração, em 1928, de um ramal férreo da Rede Mineira de Viação, ligando Angra dos Reis aos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás; a instalação dos serviços telefônicos; do Colégio Naval, em 1952, e dos estaleiros Verolme, em 1960. Tais iniciativas muito contribuíram para o desenvolvimento do Município que se transformou em centro industrial de maior realce no cenário econômico fluminense.
Gentílico: angrense
Formação Administrativa
Freguesia criada com a denominação de Ilha Grande, em 1593.
Elevado a categoria de vila com a denominação de Ilha Grande, em 1608. Instalado em 02-10-1624.
Elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de Angra dos Reis, pela lei Provincial n° 6, de 28-03-1835.
O distrito do mesmo nome teve confirmada sua criação, pelos decretos estaduais nos 1 e 1-A, de 09-05-1892 e 03-06-1892, respectivamente.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece com 6 distritos: Angra dos Reis, Ilha Grande, Jacuecanga, Mambucaba, Ribeira e Matriz.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de Angra dos Reis, permanece com os mesmos distritos citados da divisão de 1911.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei nº 392-A, 31-03-1938, distrito de Ilha Grande passou a denominar-se Abraão.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 6 distritos: Angra dos Reis, Abraão, Jacuecanga, Mambucaba, Ribeira e Matriz.
Pelo decreto-lei estadual n° 1056, de 31-12-1943, o distrito de Ribeira passou a denominar-se Frade que passou a denominar-se Cunhambebe. Sob a mesma lei acima citado o distrito de Matriz passou a denominar-se Praia de Araçatiba.
Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o município é constituído de 6 distritos: Angra dos Reis, Abraão, Cunhambebe ex-Frade ex-Ribeira, Jacuecanga, Mambucaba e Praia de Araçatiba ex-Matriz.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Em divisão territorial datada de I-I-1979, teve as áreas urbanas dos distritos: Angra dos Reis, Abraão, Jacuecanga, Mambucaba, Cunhambebe e Praia de Araçatiba, delimitadas pela lei municipal nº 144, de 30-12-1981.
Em divisão territorial datada de 18-XIII-1988, é constituído de 6 distritos: Angra dos Reis, Abraão, Cunhambebe, Jacuecanga, Mambucaba, e Praia de Araçatiba.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE

3 comentários:

Anônimo disse...

Somebody essentially assist to make seriously articles
I would state. That is the very first time I frequented your web
page and to this point? I amazed with the analysis you made
to make this particular publish incredible. Fantastic activity!



Feel free to surf to my web page ... find a lawyer phoenix az

Anônimo disse...

Hello this is somewhat of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG
editors or if you have to manually code with HTML. I'm starting
a blog soon but have no coding experience so I wanted to get advice from someone with experience.
Any help would be enormously appreciated!

my weblog tampa accident attorneys

Anônimo disse...

Аll files ɑre protected by a replacement
anti-virus system so eѵery user Woгld Health Organization downloads tҺe hack coulɗ feel safe.
Keep in mind boom beach hack nno survey () tҺat in Boom Beach Hack Android/iOS.
Ԝе created this tool is safe! Upgrade troops ɑs quicklу as
you may see stores that carry games could bе
downloawded frоm Google Enjoy aand tҺе loot.

How to use, 1st transfer and withdraw begin yoou wߋuld likе tο add.

Once you download yoսr tool, Ьecause if уou want.