QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Segundo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), espuma no mar de Angra é de origem natural

foto, Josué Manoel / FRADE ONLINE
Foi divulgado na tarde desta sexta-feira (27) o laudo final da análise independente sobre a espuma no mar da Costa Verde do Rio de Janeiro. O estudo foi feito por biólogos, químicos e oceanógrafos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pedido da Eletronuclear, responsável pelas usinas nucleares de Angra dos Reis.

Segundo os especialistas, a análise microbiológica não identificou elementos tóxicos e o estudo concluiu que o fenômeno é de origem natural. Segundo nota enviada pela assessoria de comunicação da Eletrobras, a formação da espuma é devido a um "processo físico de agitação do mar, como resultado da combinação de microorganismos e resíduos associados às condições meteorológicas e oceanográficas".

O documento foi apresentado à Câmara de Vereadores de Angra dos Reis e será encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os dois órgãos ambientais já haviam se manifestado em conjunto, através de uma nota técnica, afirmando que a ocorrência das espumas é um fenômeno externo, sem qualquer relação com a operação das usinas nucleares.

Nenhum comentário: