QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 31 de maio de 2014

Hoje é dia mundial sem tabaco

“Quem não fuma não é obrigado a fumar” 

O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o planeta. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), de cada 100 pacientes que desenvolvem câncer, 30 são fumantes. Em relação aos pacientes com câncer no pulmão, esse índice salta para 90% do total.
Fumante Passivo 
Fumante passivo é a pessoa que fica exposta a fumaça de cigarros, charutos, cachimbos, etc. em locais fechados, fumados por pessoas com as quais convive, e que, mesmo sem ser fumante, fica suscetível aos malefícios que o fumo causa.
A fumaça a qual o fumante passivo fica exposto contém partículas e gases. Nas partículas, são encontradas substâncias como nicotina, alcatrão e benzina, citando as mais conhecidas. Entre os gases, encontra-se o monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), cianeto de hidrogênio (HCN) e amônia (NH3), entre outros. Na verdade, a fumaça é composta por mais de 4000 componentes químicos, sendo que destes, 69 são comprovadamente cancerígenos.
As consequências para a saúde dos fumantes passivos serão maiores quanto maior for o tempo que ficarem expostos à fumaça em locais fechados e com pouca ventilação.
Inúmeras pesquisas indicam que os danos causados pelo fumaça ao fumante passivo são bem mais graves do que aqueles percebidos durante ou logo após a exposição, como rinite, congestão nasal, tosse, dor de cabeça, irritação nos olhos e garganta ou náuseas.
Desde a gravidez, a exposição ao fumo é um risco. Segundo estudos, a incidência de abortos espontâneos e bebês natimortos são maiores entre as grávidas expostas ao fumo, ativas ou passivas. As crianças expostas a fumaça são mais suscetíveis a infecções respiratórias, como bronquite e pneumonia, têm maior possibilidade de serem asmáticas, de apresentarem otite (dor de ouvido), doenças cardiovasculares e câncer, sobretudo no pulmão. Hiperatividade, desatenção e problemas de comportamento são mais comuns entre os filhos de fumantes, que aliás, tem maior probabilidade de tornarem-se fumantes quando adultos.Várias pesquisas em diferentes países concluíram que, entre os adultos, o fumo passivo pode causar câncer, doenças cardiovasculares e doenças no trato respiratório entre outras inúmeras doenças.

Nenhum comentário: