QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Filha de Oscar Niemeyer morre aos 82 anos

Agência Estado 


Niemeyer de mãos dadas com a mulher Vera ao lado da filha Anna Maria

Anna Maria Niemeyer, filha única do arquiteto Oscar Niemeyer, morreu aos 82 anos na tarde desta quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, Anna estava internada desde o dia 1º de junho para tratar um enfisema pulmonar.

O corpo será enterrado no Cemitério de São João da Boa Vista, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio. Oscar Niemeyer, de 104 anos também esteve internado no mesmo hospital em maio deste ano vítima de pneumonia e desidratação.

VIDA DEDICADA À ARTE
Anna Maria Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro. Colaborou desde muito jovem com seu pai, o arquiteto Oscar Niemeyer, dedicou-se à ambientação de interiores, tendo realizado inúmeros projetos como funcionária da NOVACAP, entre eles: os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, em Brasília, onde residiu de 1960 a 1973. Juntos estudaram uma linha de móveis que são produzidos no Brasil e foram durante algum tempo também fabricados na Itália, tendo sido em ambos os casos expostos em espaços como: o Centre Georges Pompidou, em Paris; o Chiöstro Grande em Florença; a Organização das Nações Unidas em Nova York; o Salão de Paris; o Salone Del Móbile em Pádua; a Feira Internacional de Colônia; o Salão Internacional do Móvel de Milão, e em diversos museus brasileiros.

Em 1977, inicialmente no Leblon, inaugurou a galeria de arte que tem seu nome que, em 1979, transferiu-se para o Shopping da Gávea onde produziu algumas das mais de 300 exposições individuais e coletivas. Anna Maria também atuou na área do design de mobiliário e como designer gráfica. Foi Membro Vitalício do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer e em 2003 foi agraciada com o título de Sócio-Benemérito da Associação de Amigos do Paço Imperial.

Com informações de Galeria Anna Maria Niemeyer

Nenhum comentário: