QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fusar e Fiocruz realizarão Fórum: Ciência e Saúde

Palestras e debates vão pontuar o evento
A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) realizará junto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o I Fórum de Ciência e Saúde de Angra dos Reis, no dia 29 de novembro, das 9h às 17h. O local escolhido é o auditório do Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara. “A realização desse encontro, com palestras e debates, é um dos principais efeitos da parceria entre a Fiocruz e a Fusar. É mais um resultado positivo, na área de saúde, da orientação dada pelo prefeito Tuca Jordão”, disse o presidente da Fusar, Jeferson Portilho. A coordenação do fórum é do Dr. Flávio Rocha da Silva, do Instituto Oswaldo Cruz.

Em reunião realizada no dia 25 de outubro ficou definida a programação do fórum, através de convênio entre a Fusar e a Fiocruz. Participaram da reunião o presidente da Fusar, a superintendente de Vigilância em Saúde da Fusar, Cláudia Grego, e os profissionais da Fiocruz Flávio Rocha e Antônia Lúcia. Flávio informou que as inscrições são gratuitas e que os participantes receberão, no encerramento, um certificado. “É uma ótima oportunidade de capacitação para os profissionais de saúde”, afirmou ele. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail fsar.svs@angra.rj.gov.br e mais informações serão prestadas pelo telefone 3377-1823.

A Fusar e a Fiocruz ratificaram o convênio em reunião no dia 30 de agosto, em Angra. O convênio tem três objetos em seu projeto de ação: a realização de pesquisas na área de saúde, a testagem de soros de doenças emergentes e reemergentes (como a leishmaniose) e a realização do Fórum de Ciência e Saúde em Angra. “Demos continuidade aos trabalhos e agora temos mais uma novidade: a partir de 2013, a Fiocruz irá oferecer cursos de capacitação e aperfeiçoamento em Angra”, disse o presidente da Fusar, Jeferson Portilho.
A Fundação Oswaldo Cruz começou suas atividades em 1900, no Rio de Janeiro, com a denominação Instituto Soroterápico Federal. Atualmente conta com escritórios no Estado do Mato Grosso do Sul e no continente africano, em Moçambique. A Fiocruz é vinculada ao Ministério da Saúde e tem como objetivos promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico. É considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

A programação do I Fórum de Ciência e Saúde de Angra dos Reis é a seguinte:
Abertura
José Jeferson Portilho de Almeida
(Presidente da Fusar)

Dra. Tânia Araújo Jorge
(Diretora do Instituto Oswaldo Cruz / Fiocruz)

Palestra
“Doenças negligenciadas – expressão da pobreza e da desigualdade”, com a professora Dra. Marli de Albuquerque Navarro (Escola Nacional de Saúde Pública)

Mesa-redonda: Leishmanioses
Aspectos da ecologia de vetores das leishmanioses na Ilha Grande, com a Dra. Elizabeth Ferreira Rangel e o professor Bruno Carvalho

- A Leishmaniose Tegumentar no Estado do Rio de Janeiro, com o Dr. Sérgio Coutinho Furtado de Mendonça (Instituto Oswaldo Cruz)

Palestra
“Tuberculose no Rio de Janeiro”, com o Dr. Luiz Fernando Passoni (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Tarde
Palestra
“Doenças sexualmente transmissíveis: HTLV”, com o Dr. José Augusto da Costa Nery (Instituto Oswaldo Cruz)

Palestra
HPV em mulheres e a espera da vacina no SUS”, com a Dra. Gilda Maria Sales Barbosa (Instituto Oswaldo Cruz)

Palestra
“Estratégias de controle das DST e Aids na Atenção Básica”, com a Dra. Ângela Ostritz (Ficoruz Mata Atlântica)

Palestra
“Biossegurança para profissionais de saúde”, com o Dr. Bernardo Elias Correa Soares (Escola Nacional de Saúde Pública)

Nenhum comentário: