QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Produtores rurais inauguram fábrica de palmito

A fábrica fará os descascamentos, limpeza, embalagem e refrigeração do palmito e irá beneficiar pelo menos 45 famílias de produtores

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Atividades Econômicas, e a Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba, realizaram nesta quarta-feira, 6, a cerimônia de inauguração da primeira fábrica de beneficiamento de palmito pupunha da cidade. O projeto é uma iniciativa dos produtores rurais locais e conta com o apoio da Prefeitura de Angra e de entidades como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater/RJ) e a Eletronuclear.

A fábrica será coordenada pelos próprios produtores rurais e contará com apoio técnico da subsecretaria de Agricultura e da Emater/RJ. Com capacidade para processar mais de 2.200kg de palmito por mês, a fábrica fornecerá o alimento para a merenda escolar dos alunos da rede pública municipal. A iniciativa está em conformidade com a lei 11.947/09, também chamada de Lei da Merenda, que determina que ao menos 30% dos produtos adquiridos para a merenda escolar com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem vir da agricultura familiar. De imediato, a secretaria de Educação está adquirindo 450kg de palmito pupunha por mês.

O subsecretário de Agricultura, Rafael Ribeiro, participou da cerimônia e destacou a importância da participação da prefeitura no processo de criação da fábrica. A fábrica fará os descascamento, limpeza, embalagem e refrigeração do palmito e irá beneficiar pelo menos 45 famílias de produtores. Rafael disse ainda que está sendo negociada com a Prefeitura de Paraty a inclusão do palmito pupunha no cardápio da rede municipal daquela cidade.

– Além do trabalho de orientação técnica, a prefeitura entra como compradora do produto. A fábrica só pôde ser construída porque existe uma garantia de compra do palmito pupunha por parte do município para a merenda escolar – explicou Rafael.

O representante da Emater/RJ, Ciro Duarte, ressaltou que a criação da fábrica é a concretização de uma luta de anos dos produtores rurais locais e previu o fornecimento de produtos também para o mercado.

– Já foi solicitada uma entrega de 300kg para a iniciativa privada. Vamos buscar agora o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para ampliarmos a comercialização e assim também a produção – afirmou Ciro.

Além do subsecretário, também participaram a gerente de Infraestrutura, Valéria Cristina Souza, e a coordenadora de Merenda Escolar, Adilene Cristina Portilho.

Também acompanharam a inauguração, o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba, João Batista Fonseca, representantes da Eletronuclear, e os vereadores Fábio Macedo e Thimóteo Cavalcanti.

Nenhum comentário: