QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Estudante da PUC RS faz primeiro vídeo de jiboia comendo macaco de grande porte. Veja Vídeo!


Durante um estudo de campo em um fragmento florestal de 2,5 hectares em Rondônia, a bióloga Erika Patrícia Quintino fez um registro inédito no continente americano: a predação de um macaco de grande porte por uma serpente.
Mestranda em Zoologia pela Faculdade de Biociências da PUCRS, Erika realizava o primeiro trabalho sistemático sobre a ecologia e o comportamento do bugio-de-Purús.(Alouatta puruensis) quando observou uma fêmea adulta com cerca de quatro quilos ser constringida ("estrangulada") e engolida por uma jiboia de dois metros.

Veja o vídeo:


Segundo o orientador de Erika no Laboratório de Primatologia da Fabio, professor Júlio César Bicca-Marques, o ataque que ocorreu em cima de uma árvore a 7,5 metros de altura provavelmente só foi possível por se tratar de uma jiboia adulta jovem, considerada também um animal arborícola (que vive em árvores). Nem por isso o fato é menos surpreendente: até então, acreditava-que macacos de grande porte pertencentes à família Atelidae (bugios, macacos-aranha, barrigudos e muriquis) não eram predados por serpentes. Agora, os pesquisadores concluíram que todos os primatas das Américas, incluindo os maiores, são vulneráveis a estes predadores.

Orientador e orientada elaboraram um artigo, publicado na revista japonesa Primates, um dos periódicos de maior prestígio na área de primatologia e o mais antigo, que existe desde 1958.

com ZERO HORA

Nenhum comentário: