QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Caranguejo dos coqueiros, o maior artrópode do mundo


O caranguejo dos coqueiros é o maior artrópode no mundo. Ele pode ser encontrado em várias ilhas no Oceano Índico, e em algumas ilhas a leste do Oceano Pacífico.
A sua dieta consiste principalmente em frutos carnosos, nozes e sementes, folhas, cascas de ovo de tartarugas e do miolo de árvores mortas.

Segundo algumas informações espalhadas pela internet, o caranguejo dos coqueiros pode chegar a ter um metro comprimento e a pesar uns estrondosos 17kg.

O caranguejo coco é uma particularidade em meio a diversidade das ilhas do Pacífico e Índico, apesar de suas populações serem extremamente ameaçadas em alguns locais por conta da ação humana. A espécie cresce de forma bastante lenta, demorando até 120 anos para atingir o tamanho máximo

Como um artrópode, o caranguejo coco usa seu esqueleto do lado de fora e deve desgarrasse dele à medida que cresce, por isso, uma vez por ano, ele engatinha para uma toca de segurança e realiza a muda. Nesse momento, fica altamente vulnerável, uma vez que sai de uma casca rígida, e demora certo tempo para acontecer o desenvolvimento de novas ‘armaduras’. Essa espécie não absorve cálcio e outros nutrientes com muita facilidade e, para isso, precisa de tempo, porém, muitas vezes, ainda com o casco delicado, são perturbados por agentes externos.
Em um ambiente de água em que você precisa do apoio da água para se mover, com uma casca, fica muito mais pesado e difícil. Mas em terra, a gravidade desempenha um papel enorme para você se mover e os caranguejos de coco estão provavelmente nos limites do que é dado como gravidade sustentável, como o peso da casca e os recursos disponíveis para eles em termos de comida e água. E alimentar esse crescimento incrível não é tarefa fácil, por isso, o caranguejo coco come qualquer coisa que suas presas podem agarrar. Ele vai atrás de frutas, vegetação e carniça: aves mortas e outros caranguejos de coco, inclusive jovens felinos e aves.
O caranguejo coco encontra comida com o seu sentido extremamente bem desenvolvido do olfato. Como um inseto, ele usa um sistema de antenas extremamente aguçado, dedicando inteligência considerável para isso.
Apesar de ser o maior artrópode terrestre do mundo, caranguejos coco começam suas vidas no mar. Após o acasalamento em terra firme, a mãe libera seus ovos fertilizados no oceano, onde se transformam em larvas com cerca de um mês. Elas, então, são introduzidas no que é conhecido como a fase “glaucothoe” e encontram uma concha de caracol para ocupar. Neste ponto, o caranguejo coco é, em essência, muito parecido com o caranguejo eremita que você compra na loja de animais. Entretanto, depois que o caranguejo coco alcança a terra, ele nunca mais retorna ao mar, exceto para liberar seus ovos. Eles provavelmente se afogariam se ficassem em um lugar totalmente submerso.
Apesar de seu tamanho bizarro, suas tenazes maciças e sua armadura formidável, o caranguejo coco encontra-se cada vez mais em perigo. Há milhões de anos, eles viviam em ilhas sem grandes mamíferos predadores, permitindo-lhes atingir proporções incríveis. Porém, isso está mudando com a invasão humana, que tem bagunçado suas cadeias alimentares.

Nenhum comentário: