QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Alto Capim distrito de Aimorés terra de Coronel Bimbim, veja a historia do Coronelismo: "Sindicato do Crime"

Casarão Antigo no distrito de Alto Capim

Antigamente denominada São Sebastião do Alto Capim. É distrito da cidade de Aimorés/MG. Sua população, de acordo com o CENSO 2010 é de 1.278 habitantes, sendo 229 urbana e 1.049 na área rural. Sua economia é baseada em agropecuária, silvicultura, fruticultura.
Foi nestas terras que nasceu, viveu e morreu o Coronel Bimbim.
Nascidos também no distrito, o líder petista Perly Cypriano e o deputado estadual pelo estado do Espírito Santo, o Exmo. Sr. Cláudio Vereza.

Coronelismo: "Sindicato do Crime"

  • Coronel BIMBIM - ex Prefeito de Aimorés - Curiosidades. “Segundo a revista Século, em seu número 21, de novembro de 2001, “Cálculos mais exagerados dão conta que Bimbim, nos seus 40 anos de domínio sobre o Vale do Rio Doce, foi responsável por mais de oito mil mortes”. As mortes aqui computadas vão desde ladrões de toda espécie, a ciganos, adúlteros, estupradores, a políticos ou cidadãos que simplesmente não concordavam com sua ideologia política e ousava votar nas eleições em seus adversários. Dizem que era temido por muitos, respeitado por outros tantos, que alguns o amava, mas a maioria o odiava, ainda que veladamente. São inúmeras as histórias desse Coronel, registradas principalmente na memória daqueles que conviveram com ele, ou em Aimorés naquele tempo. Dentre os muitos casos, um descreve o tratamento dado a um estuprador no final dos anos 50, que teve uma das orelhas decepadas pelos jagunços de “Bimbim”, que apesar de ter sua vida poupada, carregou para o resto de sua vida a marca de sua condenação sumária, lembrando muito, alguns países bárbaros que adotam a mutilação de membros como pena para criminosos. Alguns moradores mais antigos, na casa de seus 70 a 80 anos relembram que certa vez o coronel chegou em um baile onde a sanfona “comia solta” e com seus jagunços obrigou os homens a dançar com os homens e as mulheres com mulheres até o raiar do dia”.
  • Em 1960, depois de um atrito que envolveu o Tenente Scárdua, jagunço de Bimbim, Antonio Correa de Faria Sobrinho juntava sua prole e com sua esposa embarcavam para a capital mineira. Pelo trem da Vitória-Minas, em uma viagem sem volta às origens, na fuga de uma morte anunciada, iam em direção a um futuro incerto. Assim como ele, inúmeras famílias fugiram do coronelismo violento de Aimorés:
Coronel Bimbim
  • Com força arrasadora, o coronelismo imperou na política capixaba durante grande parte do século passado, deixando marcas profundas em nossa história. Alguns coronéis, no exercício do mandonismo local, gostavam de fazer justiça com as próprias mãos – eram implacáveis e impiedosos em suas ações punitivas.
  • O noroeste do Espírito Santo conheceu a trajetória de um famoso justiceiro chamado Secundino Cypriano, o coronel Bimbim, que passou impunemente em cima das leis e das autoridades – seu lema foi “inimigo a gente não perdoa, mata!.
  • O coronel Bimbim foi fazendeiro no Contestado, comerciante de café, agiota e, também, senhor absoluto sobre a vida e morte dos habitantes do Vale do Rio Doce de 1920 até meados da década de 1960. Nesse tempo, a região viveu o período mais violente de sua história, ajudado, em parte, pela disputa de sua posse pelo Espírito Santo e Minas Gerais.
  • Cálculos exagerados dão conta de que o coronel Bimbim, com o auxílio de seus jagunços, foi responsável por cerca de 8 mil mortes. Entre os “criminosos justiçados” incluíram-se estupradores, ladrões, posseiros, coronéis rivais, adversários políticos, maridos e esposas infiéis etc. O período de crimes foi tão extenso no Espírito Santo que coronel Bimbim e seus asseclas acabaram conhecidos como integrantes de uma organização secreta, mafiosa, chamada de Sindicato do Crime.
  • Alguns chegam a estabelecer comparações entre o coronel Bimbim e o cangaceiro Lampião, principalmente no que se refere ao código de justiçamento de ambos. E, tal como o matador nordestino, o coronel foi, por um lado, venerado pela população pobre, mas por outro, odiado pelas famílias de suas vítimas.
  • Para frustração de uma legião de inimigos e alegria de amigos seguidores, Bimbim foi, de certa forma, premiado, simplesmente por ter morrido de morte natural em 1964 – uma parada cardíaca tirou-lhe a vida. Muitos se tivessem oportunidade, gostariam de ter sido o algoz deste lendário coronel que, por 40 anos, reinou inconteste nas terras sem lei do Contestado.

Fonte: História da Espírito Santo – Uma Abordagem didática e atualizada 1535-2002
Autor: José P. Schayder
Apud Rogério Medeiros. “Bimbim escreveu seu nome à bala”. Revista Século, Vitória, nº 21, pp. 6-15, novembro de 2001 – adaptado por Schayder
Compilado por: Walter de Aguiar Filho, fevereiro/2012

Referencias: http://wikimapia.org/16372032/pt/Alto-Capim
http://www.morrodomoreno.com.br/materias/coronel-bimbim.html
http://www.panoramio.com/photo/119319002?source=wapi&referrer=kh.google.com
https://www.facebook.com/permalink.php?id=267134690164210&story_fbid=270115833199429

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/05/25/interna_gerais,394665/as-marcas-do-contestado-50-anos-apos-o-litigio-entre-mineiros-e-capixabas.shtml

8 comentários:

Maria Do carmo disse...

Meu qurido vizinho coronel bimbim amado pelo os pobres e odiado por muitos tenho orgulho de ter seu sangue nas veias homem honesto bravo por justiça construiu escolas para as famílias carentes da quela região

Maria Do carmo disse...

Meu qurido vizinho coronel bimbim amado pelo os pobres e odiado por muitos tenho orgulho de ter seu sangue nas veias homem honesto bravo por justiça construiu escolas para as famílias carentes da quela região

UzumakeGamesPvP disse...

Meu sogro era o (barba) amigo e jagunço de Bonfim um dos melhores atiradores Di coronel.

UzumakeGamesPvP disse...

Meu falecido sogro era um amigo e jagunço de bibim conhecido como (barba) seu nome era Balbe

UzumakeGamesPvP disse...

Meu sogro era o (barba) amigo e jagunço de Bonfim um dos melhores atiradores Di coronel.

Maria Do carmo disse...

É meu vozinho

SallCapixaba disse...

Exploradores. Morreu tarde.

Anônimo disse...

Meu avô Antonia faria era compadre dele
.minha avó contava que o homem era ruim mesmo