Casarão Antigo no distrito de Alto Capim
Foi nestas terras que nasceu, viveu e morreu o Coronel Bimbim.
Nascidos também no distrito, o líder petista Perly Cypriano e o deputado estadual pelo estado do Espírito Santo, o Exmo. Sr. Cláudio Vereza.
Coronelismo: "Sindicato do Crime"
- Coronel BIMBIM - ex Prefeito de Aimorés - Curiosidades. “Segundo a revista Século, em seu número 21, de novembro de 2001, “Cálculos mais exagerados dão conta que Bimbim, nos seus 40 anos de domínio sobre o Vale do Rio Doce, foi responsável por mais de oito mil mortes”. As mortes aqui computadas vão desde ladrões de toda espécie, a ciganos, adúlteros, estupradores, a políticos ou cidadãos que simplesmente não concordavam com sua ideologia política e ousava votar nas eleições em seus adversários. Dizem que era temido por muitos, respeitado por outros tantos, que alguns o amava, mas a maioria o odiava, ainda que veladamente. São inúmeras as histórias desse Coronel, registradas principalmente na memória daqueles que conviveram com ele, ou em Aimorés naquele tempo. Dentre os muitos casos, um descreve o tratamento dado a um estuprador no final dos anos 50, que teve uma das orelhas decepadas pelos jagunços de “Bimbim”, que apesar de ter sua vida poupada, carregou para o resto de sua vida a marca de sua condenação sumária, lembrando muito, alguns países bárbaros que adotam a mutilação de membros como pena para criminosos. Alguns moradores mais antigos, na casa de seus 70 a 80 anos relembram que certa vez o coronel chegou em um baile onde a sanfona “comia solta” e com seus jagunços obrigou os homens a dançar com os homens e as mulheres com mulheres até o raiar do dia”.
- Em 1960, depois de um atrito que envolveu o Tenente Scárdua, jagunço de Bimbim, Antonio Correa de Faria Sobrinho juntava sua prole e com sua esposa embarcavam para a capital mineira. Pelo trem da Vitória-Minas, em uma viagem sem volta às origens, na fuga de uma morte anunciada, iam em direção a um futuro incerto. Assim como ele, inúmeras famílias fugiram do coronelismo violento de Aimorés:
Coronel Bimbim
- Com força arrasadora, o coronelismo imperou na política capixaba durante grande parte do século passado, deixando marcas profundas em nossa história. Alguns coronéis, no exercício do mandonismo local, gostavam de fazer justiça com as próprias mãos – eram implacáveis e impiedosos em suas ações punitivas.
- O noroeste do Espírito Santo conheceu a trajetória de um famoso justiceiro chamado Secundino Cypriano, o coronel Bimbim, que passou impunemente em cima das leis e das autoridades – seu lema foi “inimigo a gente não perdoa, mata!.
- O coronel Bimbim foi fazendeiro no Contestado, comerciante de café, agiota e, também, senhor absoluto sobre a vida e morte dos habitantes do Vale do Rio Doce de 1920 até meados da década de 1960. Nesse tempo, a região viveu o período mais violente de sua história, ajudado, em parte, pela disputa de sua posse pelo Espírito Santo e Minas Gerais.
- Cálculos exagerados dão conta de que o coronel Bimbim, com o auxílio de seus jagunços, foi responsável por cerca de 8 mil mortes. Entre os “criminosos justiçados” incluíram-se estupradores, ladrões, posseiros, coronéis rivais, adversários políticos, maridos e esposas infiéis etc. O período de crimes foi tão extenso no Espírito Santo que coronel Bimbim e seus asseclas acabaram conhecidos como integrantes de uma organização secreta, mafiosa, chamada de Sindicato do Crime.
- Alguns chegam a estabelecer comparações entre o coronel Bimbim e o cangaceiro Lampião, principalmente no que se refere ao código de justiçamento de ambos. E, tal como o matador nordestino, o coronel foi, por um lado, venerado pela população pobre, mas por outro, odiado pelas famílias de suas vítimas.
- Para frustração de uma legião de inimigos e alegria de amigos seguidores, Bimbim foi, de certa forma, premiado, simplesmente por ter morrido de morte natural em 1964 – uma parada cardíaca tirou-lhe a vida. Muitos se tivessem oportunidade, gostariam de ter sido o algoz deste lendário coronel que, por 40 anos, reinou inconteste nas terras sem lei do Contestado.
Fonte: História da Espírito Santo – Uma Abordagem didática e atualizada 1535-2002
Autor: José P. Schayder
Apud Rogério Medeiros. “Bimbim escreveu seu nome à bala”. Revista Século, Vitória, nº 21, pp. 6-15, novembro de 2001 – adaptado por Schayder
Compilado por: Walter de Aguiar Filho, fevereiro/2012
Referencias: http://wikimapia.org/16372032/pt/Alto-Capim
http://www.morrodomoreno.com.br/materias/coronel-bimbim.html
http://www.panoramio.com/photo/119319002?source=wapi&referrer=kh.google.com
https://www.facebook.com/permalink.php?id=267134690164210&story_fbid=270115833199429
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/05/25/interna_gerais,394665/as-marcas-do-contestado-50-anos-apos-o-litigio-entre-mineiros-e-capixabas.shtml
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/05/25/interna_gerais,394665/as-marcas-do-contestado-50-anos-apos-o-litigio-entre-mineiros-e-capixabas.shtml
45 comentários:
Meu qurido vizinho coronel bimbim amado pelo os pobres e odiado por muitos tenho orgulho de ter seu sangue nas veias homem honesto bravo por justiça construiu escolas para as famílias carentes da quela região
Meu qurido vizinho coronel bimbim amado pelo os pobres e odiado por muitos tenho orgulho de ter seu sangue nas veias homem honesto bravo por justiça construiu escolas para as famílias carentes da quela região
Meu sogro era o (barba) amigo e jagunço de Bonfim um dos melhores atiradores Di coronel.
Meu falecido sogro era um amigo e jagunço de bibim conhecido como (barba) seu nome era Balbe
Meu sogro era o (barba) amigo e jagunço de Bonfim um dos melhores atiradores Di coronel.
É meu vozinho
Exploradores. Morreu tarde.
Meu avô Antonia faria era compadre dele
.minha avó contava que o homem era ruim mesmo
Sou Marcos Vinícius neto do dr Acendino Cipriano irmão do Bimbim. As estórias contadas do então Bimbim sempre o coloca no topo das maiores atrocidades ocorrida na época porém poucos sabem o motivo que o levou a ser um justiceiro . Poucos sabem que ele teve a esposa e a filha estupradas e mortas por ladrões de bois e cavalos na estrada a caminho da missa em uma manhã de domingo. Uma coisa é fato. Hoje precisaríamos de milhares de bimbins para fazer justiça nesse país.
SUA ERA ANTONIA FARIA E SEU AVÔ JACOB HOMEM DE FARIAS ?
meu pai nasceu em Aimorés, em 1947... ele me contou que o pai dele foi assassinado por essas bandas, era um dono de padaria o nome era José Soares... se alguém souber dessa história e puder compartilhar, pois, não sei nada sobre meu avô. Abraços a todos.
José Pedro filho era carreiro de Bimbim, sou vizinho de José Pedro filho,Todos os dias ele me conta a história do Alto capim. Lugar bom de se viver.
José Pedro filho era carreiro de Bimbim, sou vizinho de José Pedro filho,Todos os dias ele me conta a história do Alto capim. Lugar bom de se viver.
Sr.Jose Pedro Filho hoje com seus 90 anos,Todos os dias me conta as belas histórias da cidade de aimores é de alto capim é também Cel.Bimbim. Se vocês tiverem fotos destes tempos nos encontro nós enviei para que venhamos matar a saudade.
Abraços!!!
Sr.Jose Pedro Filho hoje com seus 90 anos,Todos os dias me conta as belas histórias da cidade de aimores é de alto capim é também Cel.Bimbim. Se vocês tiverem fotos destes tempos nos encontro nós enviei para que venhamos matar a saudade.
Abraços!!!
Vdd maria minha sempre disse que bimbim era um homem bom meu pai trabalhou muito tempo com ele ate de meheiro
Como moereu o coronel?
Sou sobrinha neta dele, não o conheci apenas ouço as histórias que eram contadas por minha avó Jorminda Cipriano e também pelo meu pai Vitalino Cypriano da Silva
Sou sobrinha neta dele, não o conheci apenas ouço as histórias que eram contadas por minha avó Jorminda Cypriano e também pelo meu pai Vitalino Cypriano da Silva
Ele era compadre dos pais de criação da minha mãe , minha mãe contava que era assim mesmo
Bumbum era tio da minha mãe, cresci ouvindo histórias do bombom. Me lembro que no dia que ele morreu, eu ainda criança, morava no Ibicaba, e acordei na madrugada com gritos de moradores - bimbim morreu!...,
Gostei da história desse coronel
Bandido e ainda o chamam de bom.
Assassino, ordinário e covarde, pois precissava de jagunços para executar sua sujeira.
É muito menor e vagabundo, que aqueles que matou covardemente.
Está sentado a direita de satanás e ardendo no fogo, safado.
Ja ouvii uma historia que, um cara estuprou uma menina e foi deixado pendurado pelo testiculos noite toda.sendo morto no dia seguite.
Era casado com minha bisa (D.Luisa),mais p falar a vdd era uma pessoa boa sim,não gostava de estrupadores,badernas,e trem tinha q andar miudinho.Mais hoje queria q estivesse aqui ,pq não íamos precisar sustentar bandido na cadeia.Isso era bom.
Imagino a vida dificil de quem viveu nesse tempo
Nasci em 65,em 75 tive meu pai assasinado.Essas matancas existe ate hoje em aimores
Meu avô foi criado pelo bimbim. Seu nome era José Da Silva Diniz.
Minha mãe LUZIA MARIA DOS SANTOS, nasceu em Penha do Capim. Queria saber mais sobre meus avós, mas eles morreram nos anos de 1960 e minha mãe não falava muito sobre eles. Minha mãe já é falecida e nem sei os nomes dos meus avós.
O único que falou a verdade, e há quem defenda.
Estou fazendo uma pesquisa esse respeito poderia entrar em contato comigo para me responder algumas perguntas
Marcos Vinícius se você puder entrar em contato comigo estou à procura de uma pessoa que trabalhou com coronel bimbim seu avô se puder me ajudar entre em contato comigo pelo WhatsApp 27 99762 1689
Tanto que um de vocês entrasse em contato comigo para falar com esse José
Oi boa noite então a filha q ele achava que havia morrido e estrupada era minha mãe, minha vó não sei se morreu nesse dia mas minha mãe foi roubada e deixada na porta de uma mulher q criou ela,mas pra muitos principalmente pro meu avô bim bim minha mãe foi morta nesse dia sendo estrupada,mas minha mãe foi simplesmente roubada da própria mãe,isso já foi até comprovado depois
1👏👏👏👏👏👏👏👏
Minha mãe e meus tios me contavam de muitos causos de gente que sumia lá por causa do Bimbim. E quando aparecia tempos depois não estava nada apresentável.
E meu pai era filho do meu avô bibim e é um verdadeiro homem e um bom pai quem está comendo é o Neto Carlos Renato da Silva filho de Acendino Vicente da Silva bacana só quem viveu que vai lembrar
História marcante, minha vó era parente...
Minha família teve atrito com esse senhor,uma história muito triste marcada por vinganças e tragédias que sempre ouvi da boca do meu finado pai e da minha mãe no auge dos seus 85 anos
Minha família teve atritos com esse senhor, ouvindo as histórias contadas por meu falecido pai e minha mãe que ainda está viva fiz uma busca e descobri algumas coisas dessa época marcada por vinganças e tragédias!!!
Alguém sabe se o coronel tinha um irmão com o nome de dorico sypriano, eu cuido de um senhor e a irmã dele era casada com esse senhor dorico irmão do coronel, ele queria saber notícias da irmã dele se ainda é viva.
Sou neto da irmã do Bimbim e do Acendino Cipriano. Minha avó era filha do Sebastião jogador.
Sou sobrinho neto do Circundino -Bimbim .
Postar um comentário