QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 26 de julho de 2011

Saúde mental em Angra e Volta Redonda foi debatida

26/07/2011 - Por SGD.SC

Foto: Marcelo Cortez
Público foi formado por profissionais de saúde de Angra e de outras cidades
Troca de informações entre os profissionais de saúde também ocorreu durante o evento
A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (FuSAR), em parceria com o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen-Angra) realizou na terça-feira, dia 26, o fórum “A organização de serviço em rede na saúde mental”. O evento foi feito no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA), localizado na Praia da Chácara, em Angra dos Reis, de 9h30 às 13h. Os palestrantes foram o psicólogo Luciano Canavez e a terapeuta ocupacional Renata Álvares, que integram a equipe do Centro de Apoio Psicossocial para tratamento dos transtornos relativos ao uso do Álcool e outras Drogas (CAPS) de Volta Redonda. O público que participou do encontro foi formado por profissionais da área de saúde de Angra dos Reis e teve a oportunidade de estreitar mais os laços com os colegas de outras cidades.

Luciano Canavez, que coordena o CAPS-AD (atende a adultos) de Volta Redonda, fez uma palestra que deu informações sobre o histórico da área de saúde mental da cidade. Ele ressaltou a implementação do novo modelo de assistência aos pacientes, denominado “residência terapêutica”. A residência substituiu a antiga forma de tratamento, feita em manicômios. Também foram apresentadas as características do serviço “Viva-voz”, que por telefone presta informações e orientações  sobre o uso do álcool e de outras drogas. “O Viva-voz é baseado no serviço da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad)”, disse o coordenador. O número do serviço Viva-voz é 0800-024 1299 e as ligações são gratuitas. Luciano destacou que o CAPS-AD de Volta Redonda está buscando uma aproximação maior com o Poder Judiciário e com os grupos de voluntários religiosos, com o objetivo de informar mais e otimizar o atendimento aos pacientes.

A palestrante Renata Álvares, integrante da equipe técnica do CAPS-i (atende a crianças e adolescentes) de Volta Redonda, informou ao público como surgiu a instituição. “Recentemente tem crescido o atendimento às crianças e adolescentes, conforme a sociedade passa a ser mais informada sobre nossos serviços”, afirmou. A unidade atende a todo o público infantil e adolescente de Volta Redonda e presta informações pelo telefone (24) 3339-2280.

Estiveram também no fórum “A organização de serviço em rede na saúde mental” a presidente da FuSAR, Maricelma Datore e o superintendente de Atenção Secundária à Saúde, Paulo Benzi.  A assistente social Rosângela Salgueiro, integrante do CAPS-AD de Angra também esteve no evento. Pelo Comen-Angra, participaram Regina Mauro, Maria de Betânia e Jorge Aquino. O Comen-Angra também presta informações e orientações sobre o uso do álcool e de outras drogas ao público através do número 3365-1229.

Nenhum comentário: