QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Angra começa a receber as sirenes e pluviometros do Estado


O município de Angra dos Reis será contemplado com 20 blocos de sirenes e sete pluviômetros automáticos até o final de novembro. A notícia foi veiculada em 13 de agosto, durante a reunião entre Defesa Civil estadual e os municípios. Na manhã de sexta-feira, dia 18, a Defesa Civil municipal de Angra recebeu parte do material. Foram entregues 20 postes, nos quais serão instalados os blocos de sirenes nas áreas de risco do município.
A previsão do governo do estado é que os blocos sejam instalados até o dia 29 de novembro, Dia Estadual de Prevenção de Desastres. Nesta data haverá uma série de atividades que marcarão o dia em quase todos os municípios do Rio de Janeiro.

Para programar o evento, o governo do estado realizou um encontro na última terça-feira, dia 15, no quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, com quase todos os municípios, para traçar as metas. Angra dos Reis esteve presente, representada pelo secretário Marco Oliveira, pelo superintendente de Planejamento de Gerenciamento de Crises, Hele Filho e pelo gerente de Engenharia da Defesa Civil, André Porto.
Presente no evento, o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, falou sobre importância da integração dos municípios com o Estado.
– A Defesa Civil estadual e as municipais precisam trabalhar juntas, sem vaidade, e essa integração engrandece nosso trabalho – falou.

O secretário de Defesa Civil de Angra dos Reis, Marco Oliveira, ratificou a fala do comandante-geral.
– Angra é parceira do governo do estado. Com essa união quem sai ganhando é a população da nossa cidade que receberá as sirenes. Um projeto para minimizar os efeitos da chuva e assim salvar vidas – disse o secretário.

Também estiveram presentes ao evento o subsecretário estadual de Defesa Civil, Coronel Jerri Andrade Pires; o superintendente Operacional de Defesa Civil do Estado, Coronel Luiz Guilherme; o tenente coronel Paulo Renato Vaz, diretor da Escola de Defesa Civil do Estado (Esdec); o subsecretário de Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro, tenente coronel Marcio Moura Motta.

Antes da instalação das sirenes, a Escola de Defesa Civil do Estado (ESDEC) foi aos municípios contemplados para treinar os voluntários que moram nos bairros onde as sirenes serão implantadas. Na Região Serrana, primeira a recebe-las, em 2011, mais de duas mil pessoas foram capacitadas pela Esdec.
– Essa etapa foi importantíssima para o sucesso desse programa. Em parceria com o Departamento-Geral de Defesa Civil do Estado (DGDEC), vamos continuar a instruir a população a recebê-las. Todos precisam saber que ali existe uma sirene e qual a função dela. É um grande projeto para salvar vidas – salientou o secretário Marco Oliveira.

Cada bloco de sirenes possui de quatro a oito cornetas que vêm com uma bateria de duração de seis horas e um nobreak também de seis horas, totalizando 12 horas de autonomia.
Com as sirenes, virão sete pluviômetros automáticos. Cada um deles cobrirá um raio de 3 km, com atualização variando de 3 a 15 minutos.
Receberão os blocos de sirenes os municípios de Niterói, Angra dos Reis, Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti, Queimados e Magé.

Nenhum comentário: