QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Veja a diferença da taioba comestível para a taioba tóxica, aprenda a identificar quando uma planta é venenosa

Essa semelhança entre espécies de plantas é muito comum, por isso, a paisagista ErlyHooper alerta: "Na hora de escolher as plantas para ter em casa é preciso pesquisar e conhecer. Muitas espécies se parecem. A Alocasia, por exemplo, é muito semelhante à Taioba, que é consumida na alimentação". Nessa caso em específico, ainda é necessário ficar atento à uma variação: a Taioba Brava, que também é tóxica. Veja como diferenciá-las:

Na Taioba Brava (à direita) os talos são escuros e a parte de cima do 'coração' termina antes de começar o talo. Já a taioba comestível (à esquerda) possui um tom de verde mais claro, tanto o talo quanto a folha, nervuras claras em Y e lobos que se juntam exatamente onde começa o talo (embora isto também aconteça com outras variedades bravas, mas com talos bem roxos, que é um bom parâmetro para diferenciá-las).

Alocasia
Taioba comestível

Embora para um leigo seja difícil diferenciar uma planta da outra, Erly dá uma orientação. "É importante ter atenção especial às plantas de seiva leitosa, pois geralmente, elas são tóxicas". É o caso da famosa Comigo-Ninguém-Pode, cuja má fama já foi amplamente difundida, mas que não deixa de estar presente nos lares. E ela não está sozinha. "A Ripsalis, por exemplo, está sendo muito utilizada em ambientes internos devido à sua alta resistência e ao seu poder escultórico, e é extremamente tóxica", conta Erly. E a lista de ameaças não para por aí, Tirucalis, Tinhorão, Coroa de Cristo, Espirradeira, Copo de Leite e várias outras espécies apresentam riscos à saúde de pessoas e animais e, em alguns casos, podem levar à morte.

Por isso, para quem quer ter planta em casa, a paisagista orienta a seguir alguns cuidados especiais, como fazer uma pesquisa para conhecer as espécies desejadas, orientar as crianças a não brincarem com folhas, não tomar chás ou remédios caseiros sem orientação, usar luvas e proteger os olhos ao podar e manusear plantas. "Em caso de se optar por uma planta tóxica devido à sua beleza, mantenha-a em local inacessível a crianças e animais", finaliza Erly.

Por suas folhas abundantes e coloridas, o Tinhorão é muito apreciado nos jardins

Fomte: Bondenews

12 comentários:

Unknown disse...

e lindo demais

Unknown disse...

e lindo e maravilhoso e de tirar o folego

Unknown disse...

Comi a taioba tá ardeno a garganta horrível 😡😡

Unknown disse...

Onde posso conseguir comprar a Taioba como comestivel? Sou do RS

Anônimo disse...

Não deve ter sido taioba q vc comeu. Ela tem sabor muito suave e nada picante. Só não se come crua. É refogada! Rs

Unknown disse...

Taioba não arde a garganta ela tem o gosto parecido com couve.

Unknown disse...

Entao fiz uma aqui na minha casa e tbm ardeu mto minha boca

Unknown disse...

Vdd,comi tbm e tá doendo a boca, isso porque foi um pedacinho

Tânia disse...

Afv!!! Estou com medo de comer!!! .. muita gente falando que está ardendo a boca e garganta!!!

Unknown disse...

Comi uma e me deu diarreia... era igual essas 2 aí da foto kakakaka

Carlos Ribeiro de Paula disse...

Se está em dúvida o importante é não comer!

Carlos Ribeiro de Paula disse...

Se estiver em dúvida o importante é não comer!