(Fotos Karla Santos)
CRIME AMBIENTAL
Produtos altamente perigoso como televisores velhos são espalhados pela rua Francisco de Sousa, Frade, sem nenhuma fiscalização da prefeitura.
Os tubos de imagem contêm 25% do seu peso em chumbo, o que torna um grave problema ambiental, pois seu uso está se tornando rapidamente obsoleto, sendo substituídos em larga escala pelas novas tecnologias de HDTV, plasma e LCD’s, gerando assim um grande número de tubos de imagem descartados. Para dar um destino adequado, o caminho certo não é se livrar do problema colocando os monitores ou televisores na lixeira, mas destiná-los para as empresas que fazem o processo de reciclagem.
A reciclagem destes materiais deve ser considerada como reciclagem de resíduos perigosos, pois no interior de um monitor encontra-se uma grande quantidade de fósforo e chumbo – metal altamente perigoso, considerado Classe 1 pela Norma ABNT-NBR 10004/04 –, por isto não podem ser destinados a aterros sanitários e sim encaminhados para empresas que farão a destinação ambientalmente correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário