(Foto Alverina Alves Dias)
(Nícolas de Oliveira, 11 anos autista)
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado dia (2) e, em Angra dos Reis, foi realizada uma passeata na região central da Cidade. A caminhada iniciou as 15 horas saindo da Praia do Anil percorrendo trechos da Av Ayrton Senna, Rua Padre Julio Maria, Rua do Comercio até a praça Nilo Peçanha onde fica os prédios dos Poderes Executivo e Legislativo, foram realizadas atividades para pais e crianças portadoras do autismo.O evento foi realizado por grupo de pais de crianças autista , junto com as entidades UTD (Unidade de Trabalho Diferenciado) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) com a participação do vereador Chapinha do Sindicato que tem abraçado a causa dos Autistas no município.
(Foto Marilda Júdice)
(vereador Chapinha do Sindicato,de camisa azul, autor da lei municipal nº: 012/ 2014, que reconhece o autista como deficiente físico)
(Palestrante Berenice Piana com Nícolas e sua mãe Alverina)
Berenice foi à Brasília, insistiu, e após uma longa trajetória foi ouvida.,
Através de sua luta perseverante conseguiu sensibilizar o congresso nacional a criar a Lei 12764/12 também conhecida como Lei Berenice Piana, esta lei institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Leia na íntegra a Lei 12.764
POLEMICAS E VETOS
A palestra com Berenice Piana foi transmitida ao vivo pela tv Câmara canal 14 net, e reprisada duranta a semana consecutivamente. Mesmo assim houve muita discussão na câmara legislativa com aprovação do veto a pedido da prefeita, do artigo 5 da lei que versa sobre direitos dos autista.
(Assunto para próxima postagem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário