QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 4 de abril de 2014

palestras, polêmicas, e passeatas marca Semana do AUTISTA em Angra dos Reis

(Foto  Alverina Alves Dias)
(Nícolas de Oliveira,  11 anos autista)
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado dia (2) e, em Angra dos Reis, foi realizada uma passeata na região central da Cidade. A caminhada iniciou as 15 horas saindo da Praia do Anil percorrendo trechos da Av Ayrton Senna, Rua Padre Julio Maria, Rua do Comercio até a praça Nilo Peçanha onde fica os prédios dos Poderes Executivo e Legislativo, foram realizadas atividades para pais e crianças portadoras do autismo.
O evento foi realizado por grupo de pais de crianças autista , junto com as entidades UTD (Unidade de Trabalho Diferenciado) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) com a participação do vereador Chapinha do Sindicato que tem abraçado a causa dos Autistas no município.
(Foto  Marilda Júdice)


(vereador Chapinha do Sindicato,de camisa azul, autor da lei municipal nº: 012/ 2014, que reconhece o autista como deficiente físico)
PALESTRA SOBRE O AUTISMO COM BERENICE PIANA
(Palestrante Berenice Piana com Nícolas e sua mãe Alverina)

No dia 24/03/14 foi realizado no Plenário da Câmara Legislativa, uma palestra com Berenice Piana, mãe de um menino autista, que na luta pela causa do autista,Berenice conta que, em conjunto com outras mães, foi atrás de profissionais, inclusive de fora do Brasil, que pudessem falar sobre autismo. Após buscar informação, o próximo passo foi ir atrás de formas para incentivar políticas públicas que contemplassem os autistas, pois até então não eram considerados na legislação brasileira. “Mesmo recebendo resistência, não desisiti”.
Berenice foi à Brasília, insistiu, e após uma longa trajetória foi ouvida.,
Através de sua luta perseverante conseguiu sensibilizar o congresso nacional a criar a Lei 12764/12 também conhecida como Lei Berenice Piana, esta lei institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Leia na íntegra a Lei 12.764

POLEMICAS E VETOS
A palestra com Berenice Piana foi transmitida ao vivo pela tv Câmara canal 14 net, e reprisada duranta a semana consecutivamente. Mesmo assim houve muita discussão na câmara legislativa com aprovação do veto a pedido da prefeita, do artigo 5 da lei que versa sobre direitos dos autista. 

(Assunto para próxima postagem)

Nenhum comentário: