QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Artesanato com osso da Cavala


Delza Ferreira usa espinha de cavala para criar, com esmalte, tinta e cola, imagens de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Angra dos Reis. Como ela, outras artesãs fazem trabalhos com a espinha do peixe que são apreciados como suvenir na região.

A cavala do mar de Angra dos Reis tem na cabeça um osso que, segundo os moradores, lembra a imagem de Nossa Senhora da Conceição. "É só aqui mesmo. Na cavala de Santa Catarina, por exemplo, não acontece esse fenômeno", garante Delza.

HISTÓRIA 
Em 1632, aportou em Angra dos Reis uma nau a caminho de Itanhahém, com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A lenda narra que, a cada tentativa do navio de seguir viagem, desabava uma tempestade. Os moradores, ao tomarem conhecimento que o barco transportava a figura da santa, pediram que ela fosse deixada por lá. Não foram atendidos.
Ao tentar seguir viagem, a embarcação passou por uma tormenta ainda mais intensa e foi obrigada a retornar à Angra dos Reis. Desesperado, seu capitão teria prometido deixar Nossa Senhora na cidade, caso os tripulantes se salvassem. A população então, entendendo que a imagem da santa desejava permanecer na cidade, arrecadou dinheiro e a comprou do comandante.
Não só a nau prosseguiu viagem sã e salva como, de acordo com a lenda, foi acompanhada pelos dois lados por um cardume de cavalas, peixe abundante em Angra dos Reis. Curiosamente, o osso central da cabeça desse peixe lembra a imagem da santa.

3 comentários:

KLEBER MENDES disse...

Josué, tem o contato dessa senhora artesã?

Frade Online disse...

Kleber,para entrar em contato com a Dona Delza.
Telefones: (24) 3377-2671/ 99811-8388

Unknown disse...

Eu acredito mesmo que Senhora deu sinal de que ela existe!!!