QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Não há em Portugal mosquitos com malária ou dengue


O subdiretor geral da Saúde garantiu hoje que nunca foram detetados mosquitos com vírus de malária ou dengue desenvolvidos em Portugal mas admitiu que o aquecimento geral do clima levou à criação de uma rede de vigilância permanente.

“Temos alguns casos [de transmissão de malária ou dengue] que são ‘importados’ de doentes que apanharam a doença fora do país, mas dentro do nosso país não temos conhecimento de nenhuma situação que seja exclusivamente nossa”, afirmou à Lusa José Robalo.

O subdiretor da Direção Geral de Saúde (DGS) reagia às declarações do presidente do Instituto Português do Sangue que afirmou no domingo que doenças como a malária ou o dengue podem mesmo chegar a Portugal.

“Não temos essa certeza”, replicou José Robalo, sublinhando que existe “uma rede nacional de vigilância de vetores (mosquitos)” que apanha e identifica os mosquitos que andam a circular no país e, até hoje, “não temos nenhuma situação que seja autóctone”.

Segundo o presidente do Instituto Português do Sangue, Álvaro Beleza, “Portugal está a ter um clima cada vez mais tropical e isto é ótimo para os mosquitos. Calor e humidade”. 

Alerta com que José Robalo concorda, lembrando que a criação, há três anos, da rede de vigilância nacional em conjunto com o Instituto Nacional de Saúde, de deveu precisamente ao facto de o clima em Portugal estar a tornar-se mais quente.

“Temos esta rede vetorial exatamente por isso, para ver se existe introdução no país de mosquitos que possam estar infetados e transmitir doenças”, concluiu.
Diário Digital / Lusa

Um comentário:

Anônimo disse...

Greetings I am so happy I found your site, I really found you by error, while I was browsing on Bing for something else,
Anyhow I am here now and would just like to say cheers for a marvelous post and a all round exciting blog
(I also love the theme/design), I don't have time
to look over it all at the moment but I have book-marked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to
read more, Please do keep up the great work.


Visit my web-site ... Recommended Looking at