QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Iluminação pública 100% renovável


Da Agência Ambiente Energia  - Um sistema de iluminação pública sem cabos ou qualquer tipo de ligação com as fontes convencionais de energia. A tecnologia trazida da China está sendo testada na usina hidrelétrica de Itaipu e alimenta um poste somente com energia solar e eólica. A empresa chinesa Sepstar Zhuhai Factory despachou para Itaipu uma unidade do sistema autônomo de iluminação pública, composto por gerador eólico de baixa potência, dois painéis solares, um conjunto de baterias e um spot de leds.
O aparato, que chegou em julho ao Brasil, foi instalado em frente ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos à Eletricidade, no Galpão G5 da usina. Os testes têm como objetivo analisar a robustez e a eficiência do equipamento. Se for aprovado, o sistema poderá ser aproveitado em outras áreas da usina. De acordo com a Itaipu Binacional, o objetivo dos chineses é firmar parceria com Itaipu no Projeto Veículo Elétrico (VE).
“A empresa usa esses equipamentos [as unidades autônomas] em iluminação pública e estradas. E também atua na área de veículos elétricos, como na fabricação de ônibus e acessórios, incluindo baterias e circuitos eletrônicos. Por isso o interesse em firmar parceria com Itaipu”, explicou o chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável, engenheiro Celso Novais. Ele explicou que, pelo baixo consumo de eletricidade, o equipamento pode ser instalado, por exemplo, em comunidades isoladas, como ilhas.

Nenhum comentário: