Por SGD.SC
Bradesco na Japuíba e Banco do Brasil no Parque Mambucaba. Inaugurações visam fortalecer polos comerciais
Bradesco na Japuíba e Banco do Brasil no Parque Mambucaba. Inaugurações visam fortalecer polos comerciais
O bairro da Japuíba ganhará uma agência bancária do Bradesco em breve. De acordo com a gerência do banco, a unidade irá funcionar na rua Japoranga, mas o local está em fase de contratação. Se tudo ocorrer dentro do previsto, a agência deve começar a funcionar em janeiro. A inauguração é decorrente do planejamento feito pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Atividades Econômicas, junto ao banco Bradesco, baseado nos resultados do projeto “Comércio mais Forte”, que está em andamento na Japuíba e no Parque Mambucaba.
O projeto visa fortalecer o comércio através da profissionalização da gestão empresarial e modernização das empresas. Em uma de suas fases, é feita uma pesquisa de mercado para traçar um diagnóstico do polo comercial. O principal problema apontado no comercio da Japuíba foi a carência de agências bancárias e os reflexos que isso provoca. Depois da falta de agências bancárias, o segundo problema apontado pela pesquisa foi a falta de agência dos Correios.
– Quando precisa ir ao banco, o morador do Parque Mambucaba vai ao Centro. Mas ele não vai só ao banco. Ele aproveita para fazer suas compras no Centro e, dessa forma, deixa de comprar no local onde mora – explicou Jorge Irineu da Costa, secretário de Atividades Econômicas.
O projeto começou em março, através de uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis (Acear) e Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis.
– A inauguração da agência é um dos desdobramentos do “Comércio mais Forte”, pois de posse das pesquisas feitas com os comerciantes e os consumidores, procuramos os bancos para conversar. Sem dúvida isso é um grande êxito para o governo municipal – afirmou o secretário.
O projeto ‘Comércio mais Forte” é amplo e, através dele, o Sebrae atua a partir da pesquisa do mercado local e do perfil do consumidor, o que inclui os gastos médios e frequência das compras, avaliação das lojas e serviços e tipos de negócios mais importantes, até a realização de cursos de capacitação e consultorias para a melhoria da gestão.
O projeto está na fase de capacitação dos empresários e 52 deles (26 da Japuíba e 26 do Parque Mambucaba) estão participando das oficinas – quarenta custeados pela prefeitura e 12 pelo Sebrae.
– O projeto é gratuito para esses empreendedores. O custo é somente a participação de cada um – resumiu o secretário.
O subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços, José Augusto Araújo, destaca que Angra é a segunda cidade do Rio de Janeiro a implantar o projeto, ficando atrás somente de Barra Mansa, e os benefícios para o comércio e para os empresários.
– O Sebrae atua ao lado do empresário, ensinando o que é preciso para ser um bom gestor, o que ele precisa fazer para seu comércio evoluir. É uma excelente oportunidade para qualquer empresário ter um órgão como o Sebrae o orientando sobre tudo aquilo que pode melhorar, não só em seu próprio estabelecimento, mas também fora dele – disse o subsecretário, ressaltando também a amplitude do projeto, que avalia desde detalhes da loja até a localização e iluminação da rua.
A Secretaria de Atividades Econômicas também está negociando com o Banco do Brasil que, de acordo com Jorge Irineu, em breve deverá transformar o posto de atendimento bancário (PAB) do Parque Mambucaba em uma agência bancária. A mudança ainda não tem data prevista, mas já é bastante aguardada para impulsionar o polo comercial local. A prefeitura estuda a possibilidade de estender o projeto “Comércio mais Forte” para o Centro de Angra e Ilha Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário