QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lula recebe prêmio na Polônia e diz que vai doar valor para país africano



Do site:SRZD
Nesta quinta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu em Gdansk, na Polônia, o prêmio Lech Walesa, criado em 2008. Ele informou que vai doar os US$ 100 mil (R$ 182 mil) que recebeu do instituto para um país africano. Este será escolhido pelos diretores do Instituto Lula e pelos membros da fundação polonesa.

Lech Walsea é um dos fundadores do sindicato Solidarnosc ( Solidariedade) e ganhador do Nobel da Paz de 1983. Ele foi eleito o primeiro presidente da polônia após a queda do comunismo.

Lula comparou sua trajetória com a de Walesa em seu discurso, dizendo que ambos foram tachados muitas vezes como incapazes de conduzir a luta sindical. Walesa disse que quando conheceu Lula, em 1980, disse a ele que estavam em caminhos diferentes, mas depois viu que Lula tinha razão quando queria introduzir o socialismo.
De acordo com o instituto, Lula recebeu o prêmio em reconhecimento a seus esforços para conseguir uma cooperação pacífica e compreensão entre as nações, especialmente para reforçar o papel dos países em desenvolvimento no mundo dos negócios, e por sua contribuição para reduzir a desigualdade social.

Nenhum comentário: