QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Capitania dos Portos de Angra dos Reis orienta embarcações da Procissão


Comandante pede que determinações sejam cumpridas para evitar acidentes
A Capitania dos Portos de Angra dos Reis reuniu as embarcações que vão participar da Procissão Marítima 2012, como apoio ao evento, na manhã desta sexta-feira, 30, na sede da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra). Participaram do encontro representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Associação de Barqueiros e da Associação dos Organizadores de Barcos da Procissão Marítima de Angra dos Reis (AOBPMAR). O presidente da TurisAngra, Daniel Santiago, abriu o evento.

- O trabalho da Capitania dos Portos, na figura do comandante André Luís, é fundamental para a segurança de quem participa da festa no mar. Espero que todos os envolvidos colaborem para mantermos a tradição de realizar a procissão sem grandes problemas -, declarou Daniel Santiago.
De acordo com o Comandante da Capitania, foi desenvolvida uma metodologia que visa salvaguardar a vida de quem estiver nas embarcações. Uma série de critérios com esse objetivo foi listada no decorrer de quase duas horas de reunião. A principal delas é a criação de uma espécie de “colchão de amortecimento’ entre o barco madrinha da procissão e as embarcações de grande porte, as escunas, que estarão a sua volta.

Segundo o comandante André Luís, as escunas deverão ficar a 50 metros de distância do barco madrinha, perfiladas e ancoradas, treze a direita, treze a esquerda. No espaço criado ficarão os barcos de apoio, com salva-vidas do Corpo de Bombeiros, para atender a qualquer emergência.
- Se cada pessoa que esteve aqui hoje compreender o seu papel dentro da Procissão temos grande chance de realizar a festa sem maiores transtornos. A tendência é que as demais embarcações sigam a formação das escunas e lanchas da Capitania, Bombeiros e Defesa Civil, além dos barcos de apoio. Isso vai facilitar os atendimentos no mar -, declarou André Luís. Ainda de acordo com ele, as embarcações que não cumprirem as determinações poderão ser notificadas, e em caso extremo, retiradas da procissão.

As escunas também terão um tempo estipulado para desembarcar os foliões nos pontos determinados pela Capitania e serão fiscalizadas pela TurisAngra, que poderá notificar a embarcação caso o prazo não seja cumprido. A intenção é de evitar confusões no fim da festa.
- Muitos querem sair das escunas às pressas e isso acaba quase sempre em briga. Por isso pedimos auxílio à Polícia Militar para controlar os mais exaltados -, disse o comandante.
A concentração para a largada da Procissão acontece na Praia das Flechas, na Ilha da Gipoia, a partir do meio-dia do dia 1º de janeiro. A largada está marcada para as 14h, com chegada programada para 15h10, na Praia do Anil. No local estarão acontecendo shows a partir de meio-dia com Banda Guerra, Banda Mikarete e Show com a Velha Guarda e Bateria da Mangueira. A premiação acontecerá após a chegada das embarcações na Praia do Anil.
Fonte:PMAR

Nenhum comentário: