QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Angra ganha polo de oncologia

Pacientes de quimioterapia serão tratados no município
A saúde de Angra dos Reis obteve uma grande conquista nesta semana. O município passará a contar com um polo de oncologia, o que vai minimizar e muito os transtornos dos pacientes com câncer em Angra e na região, que precisam ir ao Rio para fazer quimioterapia. Os serviços irão começar em julho. 

O setor de Oncologia irá funcionar na Santa Casa. Além de uma grande aquisição para a área de saúde e que vai atender a um antigo anseio dos pacientes, o setor também irá representar uma economia para o governo municipal, já que levar os pacientes de quimioterapia para o Rio tem um custo alto.

– Só de transporte, incluindo combustível e hora extra de motoristas, fica em mais de R$ 1 milhão por ano, fora hospedagem e alimentação – afirmou Jeferson Portilho, presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar).

Além da economia, o setor de Oncologia, resultado do empenho da Prefeitura de Angra juntamente com a Fusar, será um conforto para os pacientes. Eles poderão receber tratamento próximo de suas casas e da família. Um alento em uma situação que, devido à gravidade, já é por si só delicada.

O setor deverá atender entre 200 e 300 pacientes por mês, e será dirigido pelo médico Edmar Lopes, com experiência na área e especialista do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A obra para a instalação do setor durou aproximadamente um mês. O espaço irá contar com banheiro, sala, antessala e área de manipulação de medicamentos.

De acordo com Portilho, o empreendimento para a instalação do setor contou com o aval do Inca e com o apoio do secretário de Saúde, Amílcar Jordão, e da Santa Casa. Todos os procedimentos decorrentes da instalação de um polo de oncologia, como credenciamento junto ao SUS, garantia de acesso a medicamentos e capacitação da equipe para o atendimento, estão sendo coordenados pela equipe técnica do município, de acordo com as portarias do Ministério da Saúde. A ideia dos responsáveis é que, futuramente, o setor também passe a oferecer radioterapia, o que demanda um investimento maior.

– É um sonho que estamos realizando. Estamos conseguindo atingir nossos objetivos na área de saúde no município – disse Portilho.

Fonte:[PMAR]

Nenhum comentário: