QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 8 de dezembro de 2012

Novo Horizonte Mutum / MG produz o melhor café da região

Coocafé premia os melhores em qualidade de café

Os dois ganhadores Nilson e Andrea com o presidente Fernando Cerqueira
Nilson Paulino Lucas (café natural) e Andrea Vivacqua (cereja descascado) foram os grandes campeões do 6º Concurso Coocafé de Qaulidade Regional. A premiação foi entregue durante uma grande festa promovida pela cooperativa no armazém localizado na comunidade de Areado, em Lajinha, na noite de sábado, 24.
Ao longo de seus 33 anos de existência, a Coocafé sempre se empenhou em buscar alternativas para o fortalecimento do produtor rural da região em que atua. Fazer com que seus milhares de cooperados produzissem cafés de qualidade sempre foi um dos maiores objetivos da cooperativa. Com muito trabalho e a união de todos, a Coocafé criou o concurso de qualidade regional. O evento se consolidou e chegou ao sexto ano incentivando os produtores a melhorar.
Com essa ação e outras iniciativas de apoio técnico e valorização do setor, a cooperativa participa da transformação de toda a região cafeeira, sob os aspectos econômico, social e ambiental. A cerimônia de premiação é realizada para comemorar o sucesso dos produtores.

Segundo o diretor administrativo financeiro João Batista de Noronha, o concurso surgiu com o objetivo de promover os cafés diferenciados produzidos pelos cooperados, além de mostrar para o mercado que a região produz cafés de qualidade superior.
Para a premiação, os 20 finalistas e suas famílias foram convidados. Dez na categoria Cereja Descascado e dez na categoria Café Natural.

CERIMÔNIA FESTIVA
Para a cerimônia, o armazém da Coocafé recebe um preparo especial. A festa é organizada com esmero pela equipe de colaboradores e tem a presença de representantes das empresas parceiras e apoiadores da iniciativa.
Na abertura, a presença do coral Vozes do Futuro encantou o público. As crianças da Escola Estadual Arnaldo Leite Ribeiro, na comunidade de Areado, fazem parte do Projeto PEAS Juventude, apoiado pela Coocafé e Sicoob Credicaf.
Os diretores Fernando Romeiro de Cerqueira (presidente), João Batista Bartoli de Noronha (administrativo financeiro) e Pedro Antônio Araújo Silva (produção e comercialização) e os conselheiros Daniel Marcos da Silva, Roger Lúcio Alves da Fonseca, Lúcio Faria Alves (conselho administrativo) e José Manoel da Silva, Rodrigo Silva Ferreira e Jozoé do Carmo (conselho fiscal) fizeram a abertura do evento.
Os produtores da categoria natural Anderson Ferreira Silva – Martins Soares (10º lugar); Joseli Correia de Andrade – Imbiruçu/Mutum (9º lugar); Carlos Roberto da Silva – Lajinha (8º lugar); Edmilson Custódio da Costa – Novo Horizonte/Mutum (7º lugar) e Alcides Fonseca de Barros – Durandé (6º lugar) receberam como premiação um prêmio de 500 reais.

Também premiados dessa forma, os seis vencedores da categoria café cereja descascado: Evaldo Afonso Rodrigues – Lajinha (10º lugar); Ilda Herbst Zulcon – Iúna (9º lugar); Jaqueline Almeida Andrade Rodrigues – Lajinha (8º lugar); Josemar Coutinho – Martins Soares (7º lugar) e Geraldo Antônio da Paixão – Realeza/Manhuaçu (6º lugar).

No quinto lugar, foram premiados com roçadeiras os ganhadores: Elenilton José Filho Novo Horizonte – Mutum (natural) e Heriberto Moreira Menegueti - Iúna (cereja descascado). O quarto lugar recebeu uma motosserra com os vencedores: Adão Manoel do Nascimento – Mutum (natural) e Rosa Maria da Silva – Iúna (cereja descascado).
No segundo lugar, premiados com 60 sacos de adubos Heringer, foram vencedores: Elizeu Ferreira Siqueira – Lajinha (natural) e Juvenil Vimercate Gomes - Iúna (cereja descascado).

Os ganhadores de uma moto 0km foram Nilson Paulino Lucas – Novo Horizonte/Mutum (café natural) e Andrea Vivacqua – Brejetuba (cereja descascado).

QUALIDADE SUPERIOR
No encerramento do concurso, a Coocafé ainda reservou surpresas como o preço diferenciado que será pago pelos cafés dos produtores classificados e a compra por parte de alguns parceiros com ágio pela qualidade superior dos cafés.

O diretor presidente da Coocafé, Fernando Romeiro de Cerqueira, ressaltou que os finalistas são todos vencedores. “A classificação na tabela da SCAA é importante por ter uma característica de pontuar o café segundo critérios técnicos. Para o produtor que ficou entre os 10 melhores num universo de mais de 300 amostras já é uma vitória. Sabemos que foram cafés com pontuações muito próximas. Todos estão de parabéns, pois passaram por uma seleção muito rigorosa, dura e difícil e que confirmou seus cafés de padrão especial e diferenciado”, elogiou.

Fernando Cerqueira ainda lembrou a parceria da cooperativa com os produtores fica evidenciada em ações desse tipo: “A Coocafé tem como missão oferecer serviços e produtos de qualidade para os produtores. Temos mais de 50 técnicos agrícolas atuando nas propriedades de 30 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo em que estamos presentes. Eles acompanham os agricultores, na sua maioria da agricultura familiar e que teriam dificuldade de pagar esses técnicos. Levam informação e tecnologia para os produtores aumentarem a produtividade e qualidade e assim viabilizarem o negócio rural deles”.

O dirigente agradeceu a cada cooperado pela união em torno da cooperativa e às empresas e organizações que atuam como parceiras. A premiação teve a participação dos representantes Altagro, Syngenta, Fertilizantes Heringer, Sicoob Credicaf, Stoller, NeoPlastic, Husqvarna, CCM do Brasil, Gehaka e Shindaiwa.
Ao centro o grande vencedor Nilson Paulino e sua esposa Raquel do Carmo
Parabéns meu grande amigo "NELSON "  (este é o nome conhecido por todos no Novo Horizonte)
fiquei muito feliz por você e a grande Raquel, vocês são nota 1000, sinto muita saudades de vocês, e senti orgulho de saber que seu trabalho foi reconhecido, simplesmente como o melhor, isso prova que nossa gente sabe trabalhar e nossa terra tem qualidade.Falar de você meu querido amigo e primo é difícil, pois só quem teve o privilégio de viver juntos de vocês uma  boa parte da vida que sabe o quanto são especiais.Mando um grande abraço para vocês, quando eu for ao Novo Horizonte irei até a sua casa, agora bateu mais forte a saudade, e a vontade de tomar aquele café delicioso (risos) e ouvir aquela sua gargalhada exclusiva e espontânea.

- Parabéns ao Edmilson Custódio que conseguiu ficar em 7º lugar mais uma vitoria da nossa terra  NOVO HORIZONTE. 

Nenhum comentário: