QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Plano de Ordenação Turística tem ação conjunta

Angra inicia atividades de fiscalização na Ilha da Gipoia e continuará com a atuação em outras ilhas 

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Fundação de Turismo (TurisAngra), realizou no último final de semana, 1º e 2, uma ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Militar e Capitania dos Portos, para o ordenamento turístico na Praia das Flechas e no entorno da Ilha da Gipoia e, posteriormente, nas demais ilhas do município, onde há maior concentração de turistas. O presidente da TurisAngra, Hique Carloni, acompanhou toda a ação do final de semana e orientou moradores e comerciantes da Ilha sobre a atuação da equipe.

Primeiramente a ação dos fiscais foi de conscientização, orientando os usuários do cais e das praias sobre as práticas que vão entrar em vigor, quando forem divulgadas no Boletim Oficial do município. O decreto com as novas regras foi assinado hoje, 3, e dispõe de artigos que coíbem as práticas ilegais pelas embarcações e o turismo predatório em praias e ilhas. Fazem parte do documento a permissão para desembarcar a partir das 10h; estadia máxima de duas horas de cada embarcação; não será permitido o preparo de comida na praia; o visitante terá que levar para o continente o lixo que produzir, entre outras.

Foram abordadas 14 embarcações, entre escunas e traineiras. A Capitania dos Portos também atuou na fiscalização e abordou, principalmente, embarcações que não respeitaram o limite de distância da faixa de areia, entre outras irregularidades que ocorreram durante o fim de semana.

Para o presidente da TurisAngra, esse tipo de turismo – predatório – leva à queda da qualidade do turismo da cidade, não ajudando nem os que usufruem dele no presente. “Tem que haver uma conscientização coletiva, o “boca a boca” ajuda muito na divulgação das novas regras que entrarão em vigor neste verão. É importante lembrar que, antes de começarmos essas ações, tivemos o cuidado de nos reunirmos com o futuro governo, para assegurar a continuidade das atividades de ordenamento do turismo, nas ilhas e nas paias do município”, revelou Hique.

Durante toda a operação, a Polícia Militar acompanhou os fiscais da TuriAngra e uma analista ambiental, que atuaram no cumprimento das leis municipais, estaduais e federais, que regem os códigos de conduta para praias e ilhas. O “choque de ordem” irá acontecer todos os finais de semana e feriados, sempre com o apoio da Polícia Militar e Capitania dos Portos e em alguns casos a Unidade de Polícia Ambiental (UPAm), antiga Polícia Florestal.

Nenhum comentário: