Angra dos Reis, RJ, receberá R$ 15 milhões do Governo Federal para investir em projetos para os jovens. Segundo dados do mapa da violência de 2010, o município está entre os 132 do país com o maior número de mortes de jovens negros. O dado é preocupante, já que o Brasil tem aproximadamente 5.500 municípios. “É ruim e inclusive alarmante. Esses dados surgem a partir dos dados do mapa da violência de 2010, feito pelo Governo Federal e pelo SUS [Sistema Único de Saúde], onde Angra ocupa hoje a 90ª posição entre as cidades brasileiras que mais cometem homicídios contra a juventude negra. Inclusive a frente das duas maiores cidades do Brasil, que são Rio de Janeiro e São Paulo”, explicou o coordenador municipal da juventude, Hugo Vilela.
Ainda de acordo com o coordenador, como a maioria dessas mortes está relacionada com a violência, a verba disponibilizada pelo governo será utilizada para investir em políticas públicas. “O lançamento é entre fevereiro de 2014 e vem até fevereiro de 2015. A gente pretende aplicar esses R$ 15 milhões em mais de quatro comunidades e também utilizar equipamento de cultura e de esporte no município de Angra dos Reis”, disse Hugo.
Segundo o presidente do Conselho da Juventude da cidade, Jefferson Afonso Soares, a unidade já sabe as principais necessidades a serem atendidas. “O jovem precisa da empregabilidade, e para a boa empregabilidade a pessoa precisa ter uma boa qualificação. Essa qualificação profissional é o que nós precisamos aqui no município. Investimentos na qualificação desses jovens para que eles tenham acesso ao primeiro emprego”, disse.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário