QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 21 de dezembro de 2013

Litoral do ES registra maior volume de chuva no mundo, aponta instituto

(Foto: Reprodução/NASA)
O registro do satélite TRMM, da Nasa, mostra região com alto volume de chuva próximo à região oceânica do Espírito Santo. 

O litoral do Espírito Santo foi a região oceânica que registrou maior volume de chuva no mundo entre terça-feira (17) e quinta-feira (19), de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O órgão recebeu a informação coletada pelo satélite TRMM, da agência espacial americana (Nasa). O volume é superior a 400 milímetros, na região oceânica.

No continente, segundo o meteorologista Bruce Pontes, regiões da China registraram pontos com maior volume de chuva do que o Espírito Santo, chegando a 300 milímetros. Na parte continental do estado, o registro, segundo o satélite da Nasa, foi de até 200 milímetros. Na medição do Incaper, o número superou os 250, em diversas áreas do território capixaba.

O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, explicou que o estado está em alerta, pois existe a possibilidade de que chova ainda mais em algumas regiões. "O Espírito Santo, basicamente no litoral, na região próxima a Linhares, recebeu um volume de chuva superior a 400 milímetros. A chuva foi concentrada no mar, mas indicativos mostram que essa concentração está em deslocamento para o continente. A velocidade e a força da corrente que se aproxima ainda são desconhecidas, por isso emitimos um alerta", afirmou.

O mapeamento foi feito por instrumentos da Nasa, e foi estudado com mais rigor pelos técnicos do Incaper. "O satélite nos dá informações genéricas de todo o serviço meteorológico. Desta forma, cruzamos as informações. Com radares e pluviômetros, damos uma leitura mais precisa dos locais com maior volume de chuva. Estamos caminhando para construir uma cultura de convivência com atividades climáticas, para salvar vidas e evitar prejuízos maiores", disse Melo.

Segundo o diretor-presidente do Incaper, o fenômeno que ocorre no estado é cíclico. "Explicando de forma mais clara, é como se fosse uma nuvem que roda o planeta e, de tempo em tempo, por uma combinação de diversos fatores, ele se repete em alguns lugares. É o que acontece com o Espírito Santo agora", explicou.

Previsão do tempo
No sábado (21), quando começa oficialmente o verão, o dia é de céu encoberto e com pancadas de chuva em todo o Espírito Santo. Só na região Sul e no oeste e sul serranos que a chuva começa a partir da tarde, mas a manhã tem céu encoberto. Há risco de chuva significativa em algumas cidades. As ondas podem alcançar 1,5 m em algumas praias. O vento sopra com até moderada intensidade no litoral norte e metropolitano. As temperaturas variam entre 17 °C e 21 °C na região Serrana e entre 18 °C e 28 °C nas demais regiões.

O domingo (22) deve ter tempo chuvoso em todo o Espírito Santo, sendo que ocorrem períodos de melhoria (nublado) na região Nordeste. A chuva perde intensidade na maioria das regiões. O vento sopra com até moderada intensidade em todo o Espírito Santo, sendo que algumas rajadas podem ser fortes no litoral Sul. O sol aparece entre nuvens na segunda-feira (23) e ainda vai chover de forma passageira na metade sul do Estado. Não há expectativa de chuva para as demais áreas. As temperaturas neste período devem variar entre 16 °C e 25 °C na região Serrana e entre 18 °C e 32 °C nas demais regiões.

Do G1 ES

Nenhum comentário: