QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 15 de dezembro de 2013

FORMIGA POTE-DE-MEL (Myrmecocystus sp.)

A formiga-pote-de-mel (Myrmecocystus sp.) produzem uma rica quantidade de néctar e precisam acumular alimento suficiente, sem desperdício para sobreviverem em tempos secos. Algumas operárias são escolhidas como “reservatório” de néctar e são alimentadas por outras formigas até que seu abdome acumule de forma que inche até não que consigam mais se mover. Em alguns casos, podem alcançar o tamanho de uma uva!

Depois de estarem completamente inchadas com o mel, elas prendem suas garras no teto do formigueiro subterrâneo, onde se comportam como recipientes reservatórios de comida. Durante os tempos secos, quando o suprimento alimentar do deserto acaba de vez, suas companheiras retornam para a colônia e um simples movimento em suas antenas já é o sinal para que regurgitem o conteúdo armazenado e todo o formigueiro se alimenta com o mel. Pensa que elas morrem? De jeito nenhum, elas acabam voltando ao corpinho esbelto que tinham antes do processo. Isso que eu chamo de “efeito sanfona”. Consegue imaginar?
A escolha dos membros da comunidade que serão “honeypot”, é simples: aquelas operárias que possuem o corpo mais robusto são as escolhidas. Em todo o mundo, existem grupos diferentes destas formigas que podem ser dos gêneros Myrmecocystus, Camponotus, Melophorus, entre outros.


Nenhum comentário: