QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Audiência pública da saúde ou circo armado?

         Foto: Regina Celia Miranda

Por, Christiano Alvernaz
  • Bem, vamos a algumas considerações acerca do circo montado nesta última quarta-feira na Câmara dos Vereadores de Angra, na tal Audiência Pública sobre a saúde. Em primeiro lugar, foi uma pena ter sido impedido pela Lei eleitoral (sou candidato a Deputado Federal este ano...) de ter contribuído para a discussão do nosso grave a sério problema de saúde, visto que também sou cidadão e médico estatutário do município. Aliás, esta Lei eleitoral existe apenas para beneficiar quem já está no "poder", visto que nesta mesma Audiência Pública havia vereador de mandato que também é candidato (e que pode falar a vontade...).
  • No entanto, como existem (ainda) diversas formas de podermos dar a nossa contribuição, seguem alguns tópicos a serem respondidos pelo poder público municipal... Estão aí os 10 motivos para que eu não falasse nada durante a Audiência Pública:
  • (1) Por que em um município como Rio Claro que possui um orçamento TOTAL anual de cerca de 80 milhões de reais há em unidades básicas de saúde ambulatórios com especialistas de diversas áreas (pneumologista, reumatologista, cardiologista, dermatologista entre outros) e em Angra, com um orçamento só para a saúde de mais de 250 milhões, não há especialistas para atender a população?
  • (2) Por que é que a alimentação do funcionalismo público é esta vergonha? Qual o motivo de sempre a mesma empresa (se é que se pode chamar de empresa) vencer os processos licitatórios?
  • (3) E por falar em licitação, qual o real motivo que os prefeitos de Angra ao longo do tempo (isso vem de aproximadamente 10 anos para cá...) tem em continuar a alugar ambulâncias de transporte para o atendimento a população ao invés de comprá-las? Só para se ter uma ideia da diferença de preço, uma ambulância alugada custa aos cofres públicos cerca de 15 mil reais (!), enquanto a prestação de uma ambulância comprada sairia por cerca de 3 mil reais (divididos em 72 meses). Estamos sendo roubados! Isso está com cheiro de mesada...
  • (4) Por que é que algumas categorias profissionais (p.ex., ACS e agentes de controle de vetores e de combate a endemias) estão tendo extrapoladas suas atribuições? E por que algumas delas não recebem insalubridade? E cadê o PMAQ para ser repassado aos ACS? Para onde está indo este dinheiro? E por que restringir a HE em algumas unidades (o SAMU é um exemplo)? Já não temos profissionais, agora é que vamos ficar sem mesmo!
  • (5) E nas nossas unidades de emergência... Qual o real motivo para a falta de médicos? Eu mesmo não tive um contrato renovado por mais um ano porque me foi falado que havia número suficiente de médicos! Isso será mentira ou perseguição política?! Cadê a capacitação dos nossos profissionais? Cadê os protocolos de atendimento? Por que só aqui em Angra não é realizada cirurgia para retirada de vesícula em pacientes com inflamação da vesícula? O NOME DISSO É FALTA DE PROTOCOLO DE ATENDIMENTO! Estamos perdendo vidas por falta de padronização de atendimento! E a prefeitura é a responsável por isso! Por que uma criança de 11 meses teve que recentemente ser levada ao Parque Mambucaba para ser atendida por um pediatra? (tem pediatra aguardando ser chamado do último processo seletivo - e outros estão sendo dispensados...); Expliquem o óbito do paciente que faleceu na UPA com mais de 5 diagnósticos? Expliquem a morte da minha amiga técnica de laboratório após uma cirurgia para retirada de vesícula? Explique por que morre tanta gente nas nossas emergências? Isso não é ´só falta de médicos, mas FALTA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL!
  • (6) Por que é que alguns módulos de ESF não tem médico? Garanto que o dinheiro do governo federal está caindo certinho todo o mês e contemplando o salário do médico que deveria estar lá. Para onde está indo este dinheiro?!
  • (7) Por que é que alguns pacientes internados no HGJ estão tendo que pagar para fazer exames, tais como Doppler de membros inferiores? Isso chega a ser vergonhoso! Aí eu chamo este hospital e a policlínica de "elefante branco" e em troca recebo um processo administrativo! Mas chamar do quê? De hospital do futuro?! Deve ser do futuro mesmo, porque no presente nada funciona!
  • (8) Será que o valor pago mensalmente pelo aluguel da policlínica (algo em torno de 70 mil reais) está valendo a pena? Temos uma unidade que praticamente não interna ninguém (apesar de haver 40 leitos) e que o centro cirúrgico não é utilizado para nada... Eis a questão: por que não retornar ao antigo SPA e com a diferença do valor do aluguel contratar mais pediatras e clínicos para atender a população?
  • (9) Há uma questão sobre a famigerada faculdade de medicina que ninguém sabe... Mas isso um dia vai ser revelado. Tem muita gente querendo se promover com este assunto...
  • (10) Vamos fazer uma reflexão: compare Angra (um município com 184 mil habitantes e um orçamento anual maior que 1 bilhão de reais) com Volta Redonda (um município com 262 mil habitantes e um orçamento anual menor que 1 bilhão de reais). Por que é que lá temos uma saúde pública de qualidade e aqui não temos saúde?
  • Há alguns outros tópicos menos importantes, mas estes serão mencionados em outra oportunidade...
  • - Para finalizar, gostaria de parabenizar a iniciativa do nobre vereador Helinho do Sindicato e de fazer uma importante constatação: a ausência de mobilização do povo de Angra possibilita a perpetuação desta desordem. O mal sobressai quando o bem se cala.

Nenhum comentário: