QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 11 de junho de 2011

A Tabela Periódica ganhou dois novos elementos químicos

A tabela ordena os elementos químicos pelo número de protões de cada átomoA tabela ordena os elementos químicos pelo número de protões de cada átomo (DR)


Hidrogênio, hélio, lítio. Estes são os três primeiros elementos químicos da Tabela Periódica que foi prolongada esta semana pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (UIQPA) ao aceitar integrar mais dois elementos, o 114º e o 116º.
A Tabela Periódica dispõe os vários átomos que existem na natureza ao longo de linhas e colunas, consoante o número de protões de cada elemento. O hidrogénio tem um protão, o hélio tem dois, e assim por diante. Os dois novos elementos, de nomes provisórios ununquadium e ununhexium, têm respectivamente 114 e 116 protões.

Os átomos foram descobertos em 1999 e 2000 num trabalho conjunto entre o Instituto Comum de Investigação Nuclear de Dubna, perto de Moscovo, na Rússia, e o Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, Estados Unidos.

A UIQPA demorou até aceitar integrar os novos elementos na tabela. O ununquadium e ununhexium não existem naturalmente na natureza, os cientistas produzem-nos no laboratório. O primeiro foi feito através da fusão entre o cálcio e o plutónio, e o segundo através do cálcio e o cúrio. Os dois elementos, quando são produzidos, decaem rapidamente para outros, por isso a união teve que se certificar de que de facto podiam ser considerados átomos novos.

O último elemento da Tabela Periódica que tinha sido adicionado antes foi o copernício, em 2009. O 112º elemento teve o nome em honra de Nicolau Copérnico, astrónomo polaco. À espera de serem integrados na tabela estão os elementos 113, 115 e 118.
fonte:

Nenhum comentário: