QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 28 de julho de 2012

Paraty comemora título de Patrimônio Histórico Cultural da Cachaça

A menos de um mês para o Festival da Cachaça 2012, Paraty, no Sul Fluminense, está em contagem regressiva para o evento. E no ano em que o festival completa 30 anos, produtores e amantes da cachaça receberam um presente que dará "gostinho" especial à festa: a pinga - como ficou popularmente conhecida - se tornou Patrimônio Histórico Cultural do Estado através de uma lei sancionada pelo governador Sérgio Cabral.

- Queremos mostrar que a cachaça não é um simples destilado, mas um produto nacional carregado de história e cultura - afirmou Eduardo Mello, herdeiro da família de alabiqueiros mais tradicionais da cidade, produzindo a cachaça Coqueiro desde de 1803.

A cachaça produzida em Paraty é a única do País com Indicação Geográfica, desde de 2007, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Trata-se de uma espécie de selo, que impede o nome do município seja usado em embalagens de aguardentes fabricadas em outros locais.

Sabores diferenciados em cada alambique

Atualmente, existem sete alambiques em funcionamento na cidade. E a diferença entre eles não está apenas na marca, mas no produto final.

- Cada alambique tem sua receita de levedura, e a diferença na forma de produzir resulta em aroma e sabores peculiares - disse o dono da cachaça Pedra Branca, Lúcio Freire.

Boa para o paladar feminino

Há quem ainda afirma que a cachaça é bebida para homem, mas basta andar pelas ruas da cidade para ver as mulheres degustando aguardentes. Para atingir esse crescente público, além da tradicional branquinha, das cachaças envelhecidas e da azulada típica de Paraty, os alambiques produzem versões com sabores.

Leia a matéria completa noDiário Oficial.

Nenhum comentário: