QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Prefeitura inicia na quinta-feira, dia 1º de novembro,sua campanha de vacinação contra a febre aftosa, Angra é referência estadual no combate à doença


A Prefeitura de Angra inicia na quinta-feira, dia 1º de novembro, sua campanha de vacinação contra a febre aftosa. O trabalho é coordenado pela Subsecretaria de Agricultura, com o apoio do Núcleo de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária. As vacinas são aplicadas em bovinos acima dos quatro meses. A campanha vai até o final do mês de novembro.

Esta é a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa. A primeira foi no mês de maio. A prefeitura investiu R$ 15 mil na compra de vacinas contra a febre aftosa, raiva e brucelose. Três mil doses serão disponibilizadas nesta etapa, mesma quantidade que foi utilizada no mês de maio. As doses são aplicadas em animais de produtores cadastrados no Núcleo de Defesa Agropecuária. Aqueles que forem cadastrados e queiram vacinar seus rebanhos podem solicitar a aplicação pelo telefone 3377-8484. Quem quiser obter informações a respeito do cadastramento para receber a aplicação pode entrar em contato pelo mesmo número.

A Subsecretaria de Agricultura repassa as vacinas sem custo aos produtores e também disponibiliza equipe qualificada para a aplicação. A vacinação contra a febre aftosa abrange gado leiteiro e de corte. Atualmente, o município de Angra dos Reis se destaca no estado, pois tem mantido 100% de seu rebanho livre da enfermidade.

A febre aftosa é uma doença infecciosa, à qual o bovino está sujeito, causada por vírus. É altamente contagiosa e pode ser transmitida através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém muita quantidade de vírus durante a fase inicial da doença. Ela também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, infectando animais sadios. Os primeiros sintomas apresentados pelo animal são febre alta e perda do apetite, seguidos de aftas e feridas nos cascos e tetas. O animal baba em excesso, contaminando todo o ambiente, e tem grande dificuldade para se alimentar e se locomover. A produção de leite, o crescimento e a engorda ficam prejudicados.

Nenhum comentário: