QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Saae faz palestra nas escolas sobre a água

O trabalho tem sido desenvolvido pela equipe da Seção de Mobilização Social da autarquia
A Prefeitura de Angra dos Reis, através do Saae, está desenvolvendo uma campanha que visa orientar e conscientizar alunos e profissionais das escolas quanto ao consumo de água. Estão sendo ministradas palestras e oferecidas dicas para economizar.
O trabalho tem sido desenvolvido pela equipe da Seção de Mobilização Social da autarquia, com a orientação do presidente Carlos Alberto Marcatti.
-Sabemos que os recursos hídricos são escassos e precisamos nos conscientizar de que poupar é uma saída para que não fiquemos sem água. A mobilização social do Saae cumpre esse papel, mostrar quanto o desperdício pode contribuir para essa escassez - pontuou Marcatti.
As palestras começaram no dia 19 de setembro e, até agora, cerca de 200 pessoas já foram instruídas sobre o tema. Os próximos encontros serão na sexta-feira, 5, no Polo Universitário Professor Jair Travassos, para os profissionais, e na Escola Cornelius Verolme, para os alunos, ambos em Jacuecanga.
A mobilizadora social Cristina Silva Pereira é que está à frente do projeto. Além das dicas sobre economia, ela, que também atua com projetos sociais, faz palestras sobre a procedência da água e sobre o Saae.

10 DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

1 - No banho: se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 - Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

3 - Na descarga: verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4 - Na torneira: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5 - Vazamentos: um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
6 - Na caixa d’água: não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7 - Na lavagem de louças: lavar louças com a torneira aberta o tempo todo desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8 - Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9 - Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.

10 - Na limpeza de quintal e calçadas, use vassoura: se precisar, utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.

Nenhum comentário: